Picape tem conforto, aceleração e faz curva como um sedã indo de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos.

Ford Maverick 2.0 turbo 4×4 vem com 253 cv de potência.

Andamos na famosa picape Ford Maverick que trouxe uma série de características únicas no segmento.

Em primeiro lugar, dá para notar que ela é mais baixa que seus concorrentes permitindo um comportamento dinâmico de um sedã, sendo muito ágil e estável em todas as situações.

Além do visual moderno e robusto, chama a atenção logo nos primeiros quilômetros a eficiência do motor 4 cilindros, 2.0 turbo (o mesmo do Bronco), altamente eficiente e silencioso.

Cabina mais baixa que os concorrentes com 218 mm facilita a entrada e a saída do motorista e passageiros. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas com rodas de 17 polegadas enfatizando a robustez.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são a assinatura das picapes Ford.

De estilo urbano, com perfil off-road, a Maverick trouxe um novo estilo no segmento.

Faróis Full LED em forma de C, para-brisa com revestimento acústico e ângulo de entrada de 20,6º. Foto: Amauri Yamazaki

Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço para cinco passageiros + bagagem.

Rodas de 17 polegadas e pneus todo-terreno 225/65 R17 – Scorpion Pirelli. Foto: Amauri Yamazaki
Fechadura eletrônica na porta do motorista para ser utilizado quando o proprietário quer dar um mergulho sem levar a chave. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre, com detalhes nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Volante revestido em couro com comandos, ar-condicionado digital de 2 zonas, tela multimídia de 8 polegadas e pareamento de smartphone com fio. Foto: Amauri Yamazaki

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em 8 posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual com 6 posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade.

Destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O Maverick conta com 7 airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas e bancos com revestimento em couro em duas tonalidades. Foto: Amauri Yamazaki
Seletor do câmbio automático. Divulgação

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas.

Trava das portas, comando dos vidros elétricos e ajuste dos espelhos retrovisores externos. Foto: Amauri Yamazaki

Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete, embora sejam escorregadios para quem usa tênis.

FordPass

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme, acessar o manual e agendar serviços pelo celular.

Bom espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro que contam com duas entradas USB (tipo A e C). Foto: Amauri Yamazaki

A princípio, o Maverick oferece uma linha com mais de 18 acessórios como: capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de para-lama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira

Motor

Dianteiro, transversal, turbo, EcoBoost, 2.0 com injeção direta, desenvolve 253 cv de potência a 5.500 rpm e torque de 38,7 kgfm a 3.000 rpm.

Assim como, conta com Start-Stop que pode ser desligado pelo motorista.

De acordo com a montadora, a motor leva a picape de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, silenciosamente. Um show de performance.

Motor 4 cilindros turbo desenvolve impressionantes 253 cv de potência praticamente sem vibração. Foto: Amauri Yamazaki

A transmissão automática de 8 marchas tem trocas suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor.  Além disso, a tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excelente comportamento dinâmico do Maverick.

O consumo foi de 7,4 km/l com gasolina na cidade de acordo com o computador de bordo. O motor não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

Os 5 modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Distância entre eixos com 3.076 mm e comprimento de 5.073 mm. Capota marítima é opcional. Foto: Amauri Yamazaki

O estepe em tamanho normal fica em baixo da caçamba. A Ford do Brasil disponibiliza blindagem por empresa certificada pela montadora.

A suspensão traseira é do tipo Multilink com amortecedores hidráulicos.

A capacidade de carga é de 617 kg. Foto: Amauri Yamazaki

Caçamba

A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada elétrica para acessórios.

A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

A capacidade da caçamba é de 943 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Freio

O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

O que a Maverick tem:

Desempenho e comportamento dinâmico de um sedã.
Motor 2.0 turbo com 253 cv de potência silencioso e praticamente sem vibração.
Controle de estabilidade e tração.
Preço competitivo.

O que falta na Maverick:

Alerta sonoro de distância no para-choque dianteiro e traseiro.
Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.
Rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores externos.
Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro.

Nos EUA, a Maverick é sucesso de vendas tendo sido eleita a “Picape do Ano”. Foto: Amauri Yamazaki

O Plano Ford Protec Basic cobre as três revisões do período de garantia de 36 meses ou 30.000 km.

 

COMPARTILHAR

20 Comentáros

  1. Luciano Pereira do Carmo

    Lindo carro parabéns para Ford

      • Paulo Manzieri

        Mo passado o Maverick ja tinha grande e excelente fama. Quem nunca ouviu falar do motor V8 Canadense e de sua potência e respeito.
        Esse modelo novo tem as características de um avião caça… moderno alta tecnologia bonito e qualquer pessoa gostaria de pilotar. O sonho está nas suas mãos pois o preço é compatível com modelo do carro

          • Eduardo Domingues Da Cruz

            Que super máquina linda e potente vale apena ter uma dessa!

          • Revista HG

            A performance é de sedã com motor turbo com 253 cv

    • Carlos marra

      Carro show muito bem construído. Parabéns ford

    • CARLOS+A+FERRACINA

      Realmente uma picape de respeito com um motor espetacular , a concorrência que se cuide.
      Parabéns para a Ford.

      • Revista HG

        O carro mais vendido nos EUA é uma picape Ford

  2. Eduardo Domingues Da Cruz

    Essa é uma super máquina e muito linda!

  3. Gilson+Castanhal

    Estou apaixonado por este carro . A cor e linda. O porta objetos no banco trazeiro melhor ainda . Oque costei mesmo foi da cavalaria em baixo do capô………

    • Revista HG

      Eu também me surpreendi com o Maverick. O motor é um show

    • Revista HG

      Acelera, freia e faz curva como um sedã. Impressionante

  4. Picape com características de sedã.
    Muito bonito, ótima capacidade de carga e motor de 253 vc
    A Ford sempre foi campeã em picapes
    Nota 10, com certeza vai ocupar boa posição no mercado