Versão Outsider vem com motor turbo TCe 1.3 flex com 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque.

Renault Oroch Outsider 2023 ganha motor turbo 1.3 flex.

Andamos com o Renault Oroch Outsider 2023 lançado em abril deste ano, no Brasil.

O modelo recebeu design externo renovado com maior ângulo de entrada e uma nova cor Cinza Lune na versão Outsider.

A Oroch passa a ser comercializada em três novas versões: PRO, Intense e Outsider. As duas primeiras trazem o motor 1.6 SCe, com  transmissão manual de 6 velocidades.

Contudo, a topo de linha Outsider estreia o motor turbo 1.3 TCe Flex, com 170 cv e 27,5 kgfm de torque.

Ângulo de entrada de 27,5 graus,  barras no teto e adesivos laterais. Foto: Amauri Yamazaki

Design

O desenho reforça a robustez do modelo com  nova grade frontal e para-choque e faróis de neblina. As novas linhas ampliaram o ângulo de entrada, que passa a ser de 27,6º, aumentando a capacidade do modelo em situações fora-de-estrada.

A Oroch ganhou novas barras de teto, que suportam até 80 kg, santantônio redesenhado e rodas de liga leve com novo visual com acabamento biton diamantado, na Outsider.

A versão Outsider traz um conjunto estético de alargadores de para-lamas, faróis de neblina auxiliares e frisos laterais e uma cor inédita, a cinza Lune, exclusiva para o modelo.

Faróis halógenos mesmo na versão topo de linha Outsider. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Novo painel, laterais de porta e acabamento de bancos e novas tecnologias para conectividade.

O novo painel da Oroch 2023 traz design mais horizontal, com aeradores retangulares e com acabamento em prata fosco, bem como botões de comandos posicionados ao centro.

A versão topo de linha Outsider traz acabamentos internos na cor laranja Corail, no painel e costuras dos bancos.

Novo painel de instrumentos da Oroch 2023 com ar-condicionado digital de uma zona, Star&Stop e modo ECO de condução. Foto: Amauri Yamazaki

O quadro de instrumentos traz velocímetro digital ao centro, enquanto o volante também é novo, com acabamento escovado e botões retroiluminados.

Nova central multimídia de 8” flutuante EasyLink, com conectividade sem fio para smartphones por meio do Android Auto e Apple CarPlay.

Porém, durante o período de avaliação a conexão automática com o smartphone não entrou, sendo necessária a conexão manual.

Nova central multimídia de 8 polegadas com conexão sem fio. Foto: Amauri Yamazaki

As versões Intense e Outsider vem com retrovisores com regulagem elétrica e sensores de manobra em ré de série. A versão Outsider, vem com ar-condicionado digital automático de uma zona, câmera de ré, sensor crepuscular, sensor de chuva e iluminação Follow Me Home, que mantém os faróis acesos por períodos configuráveis de 30 s a 120 s, aumentando a segurança ao sair do veículo.

Bancos com revestimento similar ao couro com costuras na cor laranja. Foto: Amauri Yamazaki
Espaço um pouco apertado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Agora, a picape é equipada com Controle de Estabilidade (ESP), Controle de Tração (TCS) e tecnologias que permitem retomada segura do controle do veículo em situações de baixa aderência.

Assistente de Partida em Rampas (HSA), que retém o veículo na posição em pisos inclinados por 2 segundos, até o motorista acelerar, permitindo ao condutor uma partida segura, mesmo com carga máxima. Foi adotado o Sistema Anti-Capotamento (RMI), que detecta uma condição de inclinação excessiva da carroceria e atua em conjunto com o ESP e o TCS para evitar o tombamento.

Freios ABS com BAS (Brake Assist System) que mantém a pressão máxima de frenagem em situações de emergência, potencializando o uso do ABS e reduzindo o espaço para parar o veículo.

Distância entre-eixos de 2.829 mm, rodas de liga-leve na versão Outsider e pneus 215/65 R16 Michelin. Foto: Amauri Yamazaki
Adesivo Outsider na lateral. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Novo motor turbo TCe 1.3 flex na versão Outsider, com 170 cv de potência à 5.500 rpm e 27,5 kgfm de torque entre 1.600 e 3.750 rpm. Desenvolvido com a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Mecedes-Daimler, proporciona alto torque em baixas rotações.

De acordo com a Renault, o TCe 1.3 flex é um motor global produzido na Espanha, com injeção direta de combustível.

A velocidade máxima é de 189 km/h com etanol e 187 km/h com gasolina.

O câmbio automático é do tipo CVT XTRONIC de 8 velocidades. Também é possível a troca manual na alavanca de câmbio, basta posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle.

O consumo com etanol foi de 5,4 km/l na cidade de acordo com o computador de bordo. Foto: Amauri Yamazaki

Consumo: Durante o período de avaliação o consumo foi de 5,4 km/l na cidade abastecido com etanol. Um consumo alto para um motor 1.3 turbo. Porém, como é o ano de estreia do motor, no próximo ano a Renault deve encontrar um melhor ajuste no conjunto motor/câmbio otimizando a eficiência energética.

Suspensão

A suspensão traseira independente do tipo multilink garante maior conforto, menor nível de ruído e ótima estabilidade, independente do piso ou da carga transportada. Na linha 2023, todas versões adotam os pneus LTX Force da Michelin de medidas 215/65 R16, verdes e de uso misto.

Altura do solo de 212 mm, suspensão traseira do tipo multilink e capota marítima de série. Foto: Amauri Yamazaki

Atrás, novas lanternas com acabamento fumê e o novo logo Oroch destacado na tampa completam o visual renovado do modelo. Nesse sentido, todas as versões, o protetor de caçamba é de série, aumentando a versatilidade e a proteção do compartimento de carga.

Ângulo de saída é de 22,4ª e a caçamba comporta até 683 litros. Foto: Amauri Yamazaki

Acessórios

Robustez: tapete de borracha, capota marítima e santantônio.
Segurança: frisos de porta, trava de estepe, alarme volumétrico e câmera de ré.
Praticidade: estribo, espelho tilt-down, iluminação de caçamba e engate para reboque.
Aventura: tapete de carpete, soleira de porta, barra de teto, suporte para bicicletas e carregador para celulares por indução.

O que a Oroch Outsider tem:

Estilo.
Motor turbo flex de alta performance.

O que falta na Oroch Outsider:

Melhor eficiência energética.
Linhas dinâmicas na câmera de ré.
Alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
Ar-condicionado mais potente.

Renault Oroch disponibiliza seis opções de cores. Foto: Amauri Yamazaki

Renault Oroch Outsider 2023 ganha motor turbo

 

COMPARTILHAR

23 Comentáros

  1. Eduardo Ruiz

    Uma pedido interessnte!
    Mas a Renault peca em não disponibilizar uma versão 4×4 mais completa!
    Assim, com os atuais itens, fica longe da lista de desejos do consumidor!!

    • Paulo Roberto manzieri

      Auto marca francesa, tem qualidade, fazendo frente concorrência com outros veículos da mesma linha. Vale a pena comprar até porquê tem ar condicionado potente para um país tropical como o Brasil

  2. Zilmar ribeiro

    Ficou top,veio pra ficar entre as primeiras em picapes da categoria

      • Carlos marra

        Gostei muito das atualizações. Nova geração turbo vem a calhar só acho consumo um pouco alto. Espaço interno muito bom. Acho que o volume da caçamba poderia ser um pouco maior aí bateria na concorrência

  3. Eduardo Domingues Da Cruz

    E um lindo carro pra quem quer começar 2023 com uma máquina dessa!

  4. Renato Gloder

    Veículo robusto e bem confortável. Ideal para quem quer unir trabalho e lazer em um só veículo

  5. Carlos marra

    Gostei das atualizações. Geração turbo vem muito a calhar só achei consumo um pouco alto. Gostei do espaço interno. Vêm recheado de tecnologia. Poderia ser um pouco maior volume da caçamba. No