Motor com 167 cv de potência, teto solar panorâmico com abertura, tela multimídia de 10,25″ e equipamentos de assistência a direção.

Hyundai Creta Ultimate 2.0 flex 2023.

Após uma longa espera, finalmente andamos no Hyundai Creta para verificar a razão de seu sucesso desde o lançamento.

No acumulado de janeiro a agosto de 2023, o Creta é o terceiro SUV mais vendido do Brasil de acordo com a Fenabrave, atrás do VW T-Cross e do Jeep Compass, mas a frente dos modelos da GM, Fiat, Renault, Peugeot e de todos os concorrentes japoneses,

Por fora, o design ousado dos faróis e lanternas chamam a atenção. Por dentro, o esmero no acabamento e na quantidade de equipamentos disponíveis em veículos de categoria superior.

A partir da linha 2023, foi introduzido o comando de voz para abertura do teto solar, inédita na categoria no país. De acordo com a montadora, os comandos de voz estão disponíveis no Hyundai Creta Nova Geração, para ligar e desligar o ar-condicionado, ativar a ventilação do banco do motorista e abrir e fechar o vidro do motorista.

Design ousado e duas tonalidades de cores. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Único com grade frontal hexagonal imponente na cor prata. Os faróis e lanternas destacam-se pela sofisticação.

Os faróis e luzes diurnas são em LED na versão topo de linha Ultimate e os faróis de neblina são com lâmpadas halógenas. Capô alongado com vincos delineados e duas tonalidades de cores com teto na cor black piano.

Faróis e luzes diurnas em LED e faróis de neblina halógenos. Foto: Amauri Yamazaki

O novo Creta aumentou suas dimensões em largura, comprimento e entre-eixos. Agora são 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 2,61 m de entre-eixos, aumentando o espaço para os passageiros.

Distância entre-eixos de 2.610 mm e rodas de 18 polegadas na versão topo de linha Ultimate. Foto: Amauri Yamazaki

Rodas em duas tonalidade diamantadas de 18 polegadas com pneus 255/55 R18 – Goodyear.

Interior

Acabamento e esmero nos detalhes é superior ao dos concorrentes VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross, Nissan Kicks e dos concorrentes franceses. O acabamento interno está mais para a sofisticação dos SUVs de luxo de entrada alemães.

Velocímetro e computador de bordo digital em tela de 7″, central multimídia de 10,25″ com conexão com cabo, 6 airbags e ar-condicionado digital de uma zona. Foto: Amauri Yamazaki

O volante é revestido em couro com base reta para aumentar o espaço entre as pernas do motorista e a tela multimídia é a maior da categoria, contra 10,1 polegadas do Compass.

Creta Ultimate vem com a maior tela multimídia do segmento com 10,25″. Foto: Amauri Yamazaki

Creta Ultimate vem com navegação própria e aceita do Waze através do Android Auto e Apple Car Play. Utilizando o Waze o mapa é exibido em 8 polegadas. Com o software próprio a tela mostra o mapa em imagem com 10,25 polegadas.

Quando o motorista liga o pisca-pisca uma câmera do lado escolhido fornece imagens no centro do painel no local do velocímetro. Foto: Amauri Yamazaki

Câmeras de ré também com visão lateral e frontal formam uma visão 360 graus. De acordo com a montadora, graças ao Smart Camera 360° uma combinação dessas câmeras gera até 8 modos de visão e simula vista aérea real.

Tela multimídia de 10,25 polegadas muda de cor conforme a música. foto: Amauri Yamazaki

Seletor de modo de direção

Com opções Normal, Smart, Eco e Sport – escolhido de acordo com o estilo de direção do condutor e que atua nos pontos de aceleração, troca de marcha e esforço na direção.

Modos de direção: Normal, Eco, Smart e Sport, ventilação do banco do motorista, freio de mão eletrônico e botão Start&Stop. Foto: Amauri Yamazaki

Novos bancos revestidos em couro ecológico, console central está mais elevado e o painel central fica ergonomicamente voltado para o condutor.  O freio de estacionamento eletrônico trouxe mais espaço no console central.

Banco em couro ecológico com “furinhos” em dois tons e ventilação para o motorista. Foto: Amauri Yamazaki
Saídas de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro com uma tomada USB. Foto: Amauri Yamazaki
Teto solar elétrico panorâmico com abertura e esteira. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Além da Smart Camera 360°, o modelo é equipado de linha com Câmera para Monitoramento de Ponto Cego, que exibe no display central do painel de instrumentos, em vídeo, a visão do ponto cego para a direção indicada após acionar o sinal de mudança de faixa.

Sistema de Frenagem Autônomo age em situações com risco de colisão frontal com pedestres, veículos e ciclistas, e que, graças ao recurso de Detecção de Convergência à Esquerda, alerta, caso haja risco de colisão com algum veículo vindo de uma pista adjacente no lado oposto, tão logo seja acionado o sinal de mudança para a faixa à esquerda. Se esse risco prossegue, os freios são acionados automaticamente.

Assistente de Permanência em Faixa, auxilia automaticamente na condução para evitar a saída do veículo para a outra pista não intencional.

Já o Assistente de Centralização em Faixa mantém o veículo no centro da pista, baseando-se para isso tanto nas faixas pintadas no chão como no alinhamento com o veículo à frente. Completam a lista do pacote SmartSense o Detector de Fadiga, o Farol Alto Adaptativo e o Controle de Velocidade Adaptativo.

Saída de ar dianteira. Foto: Amauri Yamazaki

Airbags

Equipado com 6 airbags, freios a disco nas quatro rodas, controle de velocidade de cruzeiro com limitador de velocidade, acionamento inteligente one-touch das luzes de direção estão disponíveis em todas as versões, assim como freios ABS com EBD.  Controles de estabilidade eletrônico e tração (ESP e TCS), assistente de partida em rampa (HAC), sinalização de frenagem de emergência (ESS) e monitoramento de pressão dos pneus (TPMS).

Lanternas com desenho único reforçam a ousadia e sofisticação. Foto: Amauri Yamazaki

Na parte traseira, as lanternas em LED exibem uma nova assinatura de luz, enquanto a inscrição com o nome do SUV aparece centralizada e espaçada acima da placa. As identificações dos motores, “2.0” ou “TGDI”, aparecem ao lado direito do para-choque, na parte inferior da traseira.

A antena é do tipo barbatana de tubarão para toda a linha não sendo necessário removê-la no lava-rápido.

O volume do porta-malas é de 422 litros e o espete é do tipo temporário 155/90 R16. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 4 cilindros, 2.0 flex desenvolve até 167 cv de potência e 20,6 kgfm de torque com etanol. Equipado com o sistema Start&Stop que pode ser desligado.

De acordo com a montadora, com gasolina são 157,3 cv de potência e 19,2 kgfm de torque. O câmbio automático de 6 velocidades pode receber um novo ajuste/setup para maximizar mais a potência do motor.

Durante o período de avaliação o consumo em trajeto urbano com etanol foi de 6,9 km/l com etanol na cidade de São Paulo. Na estrada, o consumo com etanol foi de 10,3 km/l.

Consumo de 7,2 km/l com etanol em trajeto urbano na cidade de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Dianteira: Independente do tipo McPherson com barra estabilizadora.
Traseira: Barra de torção.

Hyundai Bluelink

Conta com pacote exclusivo de recursos de conectividade para smartphones no Creta Nova Geração.

– Acionamento de ajuste e temperatura do ar-condicionado automático digital, buscas em tempo real de localidades, modo guia de destino, comando de voz, assistência 24 horas, entre outros.

Garantia

A nova geração do Creta tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem para veículos de uso particular. Nas aplicações comerciais, a garantia continua de 5 ou até atingir 100 mil quilômetros.

O que o Hyundai Creta Ultimate tem:

Tecnologia com equipamentos de assistência a direção.
Ousadia e sofisticação no acabamento interno.
Boa mecânica, confiabilidade e robustez.
Teto solar panorâmico com abertura.
Preço competitivo pelo o que oferece.
Valor de revenda.

O que falta no Hyundai Creta Ultimate:

Conectividade para espelhamento do smartphone sem cabo.

Sofisticação e acabamento interno do Creta Ultimate surpreende. Photo: Amauri Yamazaki

Hyundai Creta Ultimate 2.0 flex 2023.

 

COMPARTILHAR

49 Comentáros

  1. Marcos de mattos

    Lindo carro a Hyundai está de parabéns

      • Jose Manoel Bezerra

        Esse Hyundai Creta ficou top gostei muito das tecnologias e novidades que esse modelo oferece. Acho que vai caí na graça dos brasileiros a Hyundai está de parabéns ??

        • GIANCARLO ESCOBAR PIRRO

          É um carro diferente, interessante, bem equipado. Eu acho bonito por fora e muito por dentro. Eu talvez questionaria o preço por conta desse powertrain que está ultrapassado diante da concorrência e, por isso o preço fica questionavel. Aliás, a Hyundai se perdeu em preço já faz um tempo, lembrando inclusive o novo HB20s sendo vendido 15 mil acima do Onix plus, considerando as versões de topo. Como vai recuperar o market share perdido assim ?

    • Paulo Roberto manzieri

      É o terceiro veículo mais vendido em sua categoria, acabamento impecável, banco de couro duas cores estilos e confortável.
      Recomendo.

  2. Antonio Barbosa dos Santos

    O novo Creta ficou extremamente luxuoso e futurista!!! E o preço também deu uma bela escalada!!

  3. Gilson+Castanhal

    Parabéns hyundai , carro perfeito, futurista. Muito lindo.

  4. O Creta com exterior moderno e elegante e interior com excelente acabamento são destaques deste modelo da Hyundai.

    • CARLOS+A+FERRACINA

      O novo Creta ficou bem sofisticado uma grade imponente e linda ,assistência a direção faz toda a diferença , a concorrência que se preocupe.
      Parabéns Hyundai.

  5. Eduardo Domingues Da Cruz

    Lindo carro e muito sufisticado!

  6. Francisco Edvando

    Ficou top
    O câmbio as rodas e os bancos de um charme a mais pro carro.

  7. Eduardo Ruiz

    A sofisticação da cabine o faz ficar acima do “padrão” brasileiro e com isso muda os parâmetros da concorrência.
    Já o exterior ficamos no 8 ou 80, pois você poderá amar a ousadia ou detestar o seu desenho único!

      • Paulo Stedile

        Desculpe meu lapso, na verdade queria dizer asiáticos, ” os asiáticos estão demais, superando os alemães “

  8. Renato Gloder Maciel

    Essa frente e ficou bem invocada (linda). Essa coloração no interior deixou o veículo bem luxuoso. Realmente o novo Creta surpreendeu.

    • Revista HG

      Sim, design único e o acabamento interno surpreende

  9. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    Frente imponente.
    Muito bonita

  10. JULIO CEZAR BACHIR MOYSES

    Uma tendencia de frente grande e imponente.
    Muito bonita bonita Amaury..

  11. Que máquina, cor interna maravilhosa. Belo carro

  12. Wesley Nascimento

    Lindo , confortável e seguro , um sonho em poucas palavras

  13. Cezar+Ragonha

    Um dos SUV’s mais vendidos no Brasil, com certeza vai ser o primeiro dada a gama de acessórios e requinte..
    Gostei muito do acabamento interno e externo.

  14. Zilmar ribeiro

    Essa ficou top, olha só design desse carro ,a hiundai sempre lançando novidades pra surpreender o cliente !!!

  15. Carlos marra

    Gostei da ativação por voz interessante conveniente não gostei dos bancos em bitom branco em carro suja muito motor 2.0 e muito motor muito consumo mas carro muito lindo

    • Revista HG

      Sim, ajuda o motorista a não tirar as duas mãos do volante