Fortalecimento do lineup e retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas estão entre os destaques da marca, em 2022.

Honda Motos atinge melhor resultado em oito anos.

A  Moto Honda da Amazônia  encerrou 2022 com um crescimento de 17% nos emplacamentos em comparação ao ano anterior.

Com 1,03 milhão de unidades comercializadas (melhor resultado desde 2014, com 1,14 milhão de motocicletas foram emplacadas) a marca manteve sua consolidada liderança no mercado nacional.

Em 2022, a Honda encerrou com 75,79% de participação no segmento. Fonte: Fenabrave

A princípio, o desempenho positivo reflete o fortalecimento das estratégias comerciais da Honda e demonstram também que a demanda por motocicletas segue aquecida.

Nesse sentido, o principal destaque nos emplacamentos é a linha CG 160, com mais de 382 mil unidades, ou seja, 37% do total de vendas da Honda no ano.

Bem como, a segunda posição é ocupada pela Honda Biz, comercializada nas versões Honda Biz 110i e Honda Biz 125, com 195 mil unidades. Completam o ranking os modelos NXR Bros 160, líder de vendas no segmento trail, com 142 mil unidades e a Pop 110i, com 128 mil.

Marcelo Langrafe – Diretor Comercial da Moto Honda da Amazônia. Foto:: Caio Mattos

“No ano de 2022, superamos um ambiente de negócios complexo e desafiador para seguir atendendo aos clientes com uma gama completa e consistente de modelos. Tivemos um desempenho surpreendente, com o retorno ao patamar de mais de 1 milhão de motocicletas comercializadas, graças a uma boa organização industrial e logística, ao fortalecimento das estratégias comerciais e, também, ao apoio de uma sólida rede de concessionárias comprometida com a satisfação dos clientes”, afirma Marcelo Langrafe, Diretor Comercial da Moto Honda & CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente) da Honda South America.

Caio Mattos

Produção

A produção também acompanhou a tendência de crescimento, com mais de 1,1 milhão de unidades saindo das linhas produtivas em Manaus (AM), alta de 19% sobre os números de 2021. O resultado acumulado supera os patamares de 2015, quando foram produzidas 1,04 milhão de motocicletas.

Ao longo de 2022, a Honda fez grandes esforços para aumentar o plano de produção e atender a demanda do mercado, tendo em vista o desequilíbrio das cadeias globais de suprimentos e alterações nas rotas logísticas.

Fábrica da Honda está localizada em Manaus – AM. Caio Mattos

Além disso, no último período, a empresa também concluiu etapas importantes do plano de modernização de sua unidade produtiva, com o objetivo de tornar a empresa referência em eficiência produtiva. A expectativa é concluir todo projeto no primeiro semestre de 2023.

Destaques 2022

A Honda Motos segue como líder absoluta do mercado e mantém a estratégia de inovar constantemente seus negócios, sobretudo em relação ao line up.

No crescente segmento de scooters, a empresa busca consolidar sua posição de liderança. Para isso, em 2022 lançou grandes novidades, como a nova PCX, scooter mais vendida do Brasil com novo motor 160; além da Forza 350 para o segmento de média cilindrada e a X-ADV, scooter de alta cilindrada com muita tecnologia embarcada.

Já os modelos de baixa cilindrada, mais voltados ao deslocamento diário e geração de renda, a Honda é líder absoluta. A grande novidade é a CB 300F Twister, modelo consagrado que chega com um novo motor, mais potente e eficiente, além de um novo design, assinado pela equipe brasileira de Design da Honda. É um modelo feito por brasileiros para brasileiros.

Honda CB 300F. Caio Mattos

Nos modelos de maior cilindrada, a empresa busca fortalecer sua presença em um segmento altamente competitivo.

Nesse sentido, a Honda apresentou lançamentos, como as novas CB 500F e CB 500X; a NC 750X, com a exclusiva transmissão DCT, e, mais recente, a nova Africa Twin DCT, com produção nacional do modelo.

A fábrica da Honda, em Manaus, é a única operação fora do Japão a produzir a tecnologia e isso demonstra a excelência de sua capacidade produtiva, além de proporcionar mais autonomia e estabilidade para atender a demanda.

CRF 1100L Africa Twin DCT passou a ser produzida no Brasil. Caio Mattos.

Perspectivas 2023

A Honda mantém investimentos constantes, com uma estratégia voltada para a qualidade do negócio e de sua relação com clientes e parceiros.

A marca acredita na relevância da motocicleta para o Brasil e, para 2023, projeta um crescimento gradual e consistente, com um volume mais de 10% superior a 2022.

A empresa investirá no fortalecimento do line up, com diversas novidades na linha de produtos, em todos os segmentos em que atua, entre lançamentos inéditos e novas gerações dos modelos atuais.

“Em 2023, seguiremos trabalhando em uma renovação total do nosso line up, assegurando o prazer da condução, a segurança e o respeito pelo meio ambiente”, complementa Marcelo Langrafe.

Honda Biz 125 – Divulgação

Honda Motos atinge melhor resultado em oito anos.

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