Versão com motor 1.5 aspirado obteve consumo 12,1 km/l com gasolina na cidade.
Honda HR-V é o mais econômico do segmento.
Tivemos a oportunidade de avaliar por duas semanas o Honda HR-V EXL, versão 2023, equipado com motor 1.5 aspirado.
Durante o período de avaliação, realizado na cidade de São Paulo, utilizando o modo de condução econômico, apenas com o motorista sem bagagem, o SUV atingiu a marca de 12,1 km/l, abastecido com gasolina.
A princípio, isto faz do HR-V com motor aspirado, o SUV mais econômico do segmento, já que seus principais concorrentes ficam na média de 9,5 a 10 km/l, com gasolina em trajeto urbano.
A eficiência energética do modelo proporciona maior autonomia, com um ganho ao redor de 15% com relação a versão anterior com equipada com motor 1.8 aspirado.
Para que o cliente da não sinta a diminuição principalmente de torque com relação a versão anterior, a Honda conseguiu desenvolver o motor 1.5 aspirado de forma a minimizar a percepção do motorista com relação a diminuição de da cilindrada de 1.8, para 1.5.
Airbags
O HR-V conta com 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 do tipo cortina. O isolamento acústico foi aprimorado com a adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência.
No interior, materiais e revestimentos agradáveis ao tato resultam em um ambiente premium com bancos dotados do Sistema de Estabilização Corporal, antifadiga.
Motor
Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.5, aspirado, VTEC, flex com injeção direta, rende 126 cv de potência a 6.200 rpm tanto com etanol ou gasolina.
De acordo com a montadora, o torque máximo é de 15,8 kgfm a 4.600 rpm com etanol e 1,5 kgfm a 4.600 com gasolina.
Nesse sentido, o New HR-V é o SUV com maior eficiência energética em seu segmento.
Segurança
O Honda SENSING é um pacote de segurança e assistência ao motorista composto por:
ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.
Controle de descidas em rampas (HDC) atua em superfícies de baixa aderência e mantém automaticamente a velocidade, permitindo ao motorista se concentrar no controle da direção. Contudo, o sistema funciona entre 3 e 20 km/h.
A garantia do New HR-V é de 3 anos sem limite de quilometragem.
Honda HR-V é o mais econômico do segmento.
Comentários desabilitados.