Com a bateria carregada SUV tem consumo de 25,7 km/l de gasolina na cidade e autonomia de 44 km no modo elétrico.
Andamos no Jeep Compass 4xe híbrido.
Avaliamos o primeiro veículo eletrificado da Jeep no Brasil disponível em versão única topo de linha.
O Compass Série S 4xe é importado da Itália, completo de série com tração 4×4, câmera 360°, som Alpine com 506 W de potência, Alexa, teto solar e recursos de assistência a direção.
O SUV vem com um novo conceito de veículo híbrido, pois a maioria dos veículos do segmento o motor a combustão ajuda a carregar a bateria quando esta atinge 30% de capacidade. No caso do Compass 4xe, a bateria impulsiona sozinha o veículo por cerca de 44 km (a não ser que o motorista pegue uma subida ou acelere muito). Quando a bateria atinge cerca de 4%, o motor a combustão passa a impulsionar o veículo integralmente, com uma recarga mínima da bateria do sistema híbrido.
A frenagem ajuda muito pouco a regenerar a bateria, sendo necessário plugar em uma tomada ou em um carregador rápido.
Em uma tomada 110V, foram necessários 7 horas para carregar 75% da bateria.
Se o trajeto diário do motorista for até 44 km, o motor a combustão praticamente não será acionado a não ser que o motorista pise fundo.
Design
Praticamente o mesmo do Compass flex fabricado no Brasil com os faróis de neblina full LED com design exclusivo .
Interior
Novos comandos ao redor do motorista para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe híbrido plug-in.
O Compass recebeu costuras exclusivas que adornam o painel com quadro de instrumentos digital de 10,25″ e sistema multimídia de 10,1″ com Android Auto e Apple Carplay, sem fio, da norte-americana Harman, o melhor do segmento.
Som premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência.
Equipado com Alexa, assim como o Jeep Commander.
Motor
Motor a combustão T270 turbo somente a gasolina (não é flex) com 180 cv de potência e 270 Nm de torque na tração dianteira.
Na tração traseira, motor elétrico capaz de gerar 60 cv e 250 Nm de torque disponível em qualquer rotação.
Câmbio automático de 6 velocidades acoplado a um motor elétrico que também tem a função de gerador.
A gestão eletrônica permite ao veículo tração nas quatro rodas quando necessário. Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro. Contudo, em nosso período de avaliação a regeneração de energia foi muito baixa necessitando da recarga na tomada ou no carregador rápido.
Parte do espaço destinado ao cardã é ocupado pela bateria de alta tensão, que fica sob os bancos traseiros.
Carregador
Em uma tomada 110V a bateria do sistema híbrido levou 7 horas para carregar 75%. Utilizando uma tomada 220V a bateria carrega mais rápido.
Modos de condução
Quatro modos de condução, que ajustam parâmetros como mapa da troca de marchas, resposta do acelerador e assistência da direção elétrica.
Auto: analisa continuamente dados como velocidade, inclinação e aderência para entregar a melhor performance e eficiência.
Snow (neve): voltado para condução em pisos muito escorregadios, adequando o conjunto mecânico para situações de baixíssima aderência.
Sand/Mud (areia/lama): voltado para encarar trilhas enlameadas ou com piso macio.
Sport: voltado aproveitar o máximo dos 240 cv de potência combinada nas quatro rodas com tração 4×4.
Modo elétrico
Electric: Irá utilizar somente o motor elétrico traseiro. Nesse sentido, com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.
e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico. No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro. Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual. O e-Save possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga. De acordo com a montadora, no modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.
O Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.
Tanque de combustível: 36,5 litros
O que o Compass 4xe tem:
Possibilidade de rodar somente no modo elétrico até 44km e consumo médio de 25,7 km/l com gasolina na cidade.
Excelente oferta oferta de equipamentos de conforto e direção.
O que falta no Compass 4xe:
Maior regeneração de energia da bateria nas freadas.
Maior regeneração de energia das baterias pelo motor a combustão.
Andamos no Jeep Compass 4xe híbrido.
44 Comentáros
Lindo carro parabéns
Blz
O carro já é bom . Agora ficol melhor este motor 1.3 turbo anda muito . E para ajudar híbrido. Parabéns.
Falou quem conhece os carros por dentro
Carro muito bonito e ideal para as estradas..
Pacote com itens de segurança e conforto ótimos.44 km para andar com baterias elétricas é muito bom
Perfeito, pacote de segurança excelente
Tive o prazer de dirigir esse jeep Compass, e é um carro que dar gosto de dirigir muito bonito e confortável. Ficou muito top!!
Top mesmo
Totalmente inviável nesse preço. Falta muito pra ser conviniente
Para poucos
Carro espetacular um verdadeiro sonho de consumo , pena que é para poucos.
Realmente, dá vontade de ter um 4xe
Pareceu bem legal com tanta tecnologia embarcada 10!
Ficou top d mais
A Jeep esta de parabéns
Top mesmo
Lindo demais
Ok
Excelente carro
Ok
Um excelente carro. Com essas novas tecnologias fica bem melhor.
Novas tecnologias
Muita tec
Conheci o modelo no ano passado, e mesmo sendo a gasolina, o fato de poder rodar todos os dias agrada.
Como sempre os altos preços o deixará distante de muitas garagens e ruas do país!
Uma belo carro que faz os detalhes chamar a atenção!!
Sim, o híbrido está dispensado do rodízio em SP
Carro luxuoso, espaçoso e elegante, sem contar o desempenho. Muito bom.
Muito econômico
Já tive oportunidade de dirigir….sensacional
Verdade
Ficou show de bola esse carro
Show
Uau.. isso ja é um sonho de consumo! Lindo carro
Meu também, rs
Sem nenhum cromado, lindão e sem rodízio melhor ainda
Lindão
Uma dúvida que tenho é quanto será que consome de energia 7 horas na tomada pra comparar com litro do combustível
Vou pesquisar
Carro sensacional!!!
Mrvilha
Um carro muito bonito, mas fazer 27 km/l e 7 horas para carregar a bateria, acho que estamos longe de ter um carro elétrico para o dia a dia.
Ok
Um excelente carro. Com essas novas tecnologias fica bem melhor.
Tecnologia
Um belo carro, porém com pouca autonomia com o motor elétrico.
Belo mesmo