Empresas de varejo no Brasil enfrentam dificuldades com inflação alta e recessão.
Resultados da Magalu e Via Varejo decepcionam.
As demonstrações financeiras do 4T de 2022 do Magazine Luiza (MGLU3) e Via Varejo (VIIA3) decepcionaram os investidores.
Os lucros do 4T de 2021, foram convertidos em prejuízos no 4T de 2022.
Magalu
A princípio, o Magalu saiu de um lucro líquido de R$ 93 milhões no 4T de 2021, para um prejuízo líquido de R$ 35,9 milhões, no 4T de 2022.
A empresa reportou crescimento na receita e geração de caixa positiva, mas margem Ebtida pressionada.
Contudo, na visão do banco Genial e do Itaú BBA os números foram positivos, pois a empresa superou um risco de liquidez ocasionado pelo escândalo da Americanas.
Via Varejo
Já a empresa mãe das Casas Bahia, fechou o 4T com um prejuízo de R$ 163 milhões, antes um lucro de R$ 29 milhões, no 4T21.
O Ebtida foi de R$ 629 milhões, queda de 1,9% ante o 4T21 com 641 milhões ( a inflação no período foi muito superior).
De acordo com analistas da XP, a VIIA3 reportou resultados do 4T22 mais fracos que o esperado. Contudo, a receita voltou a crescer com geração de caixa de R$ 792 milhões, mas com margem Ebtida pressionada.
Além disso, a Via renovou parceria com o banco Bradesco por mais 15 anos.
Nesse sentido, os analistas até que consideram o resultado positivo, de acordo com analistas do banco Genial.
A empresa informou que o Vice-presidente de inovação digital, Helisson Andrade Lemos renunciou ao caro, mas continuará a dar consultoria para a empresa.
Resultados da Magalu e Via Varejo decepcionam.
Comentários desabilitados.