Maverick trouxe novo conceito de picape com comportamento dinâmico de sedan.

Ford Maverick foi a picape do ano em 2022.

A Ford Maverick foi eleita no ano passado pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), a picape do ano no Brasil.

A picape vem equipada com motor 2.0 turbo de 253 cv, transmissão automática de 8 velocidades, tração AWD inteligente e 5 modos de direção, com  a agilidade de um sedan.

A Maverick vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,3 segundos.

Design

Robusto e um pouco mais baixa que a maioria das picapes do segmento.

Na dianteira, faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque. Distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão.

Entre-eixos de 3.076 mm e pneus 225/65 R17 – Pirelli. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre e detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo.

Ar-condicionado digital de duas zonas, sem dutos para o banco traseiro e para-brisa acústico para minimizar os ruídos externos.

O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade.

Painel digital de instrumentos de 6,4″ com letras grandes, tela multimídia de 8″ conectividade com fio para smartphone. Imagem: Amauri Yamazaki
Tela multimídia de 8 polegadas de fácil leitura. Foto: Amauri Yamazaki

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em 8 posições para o motorista e manual em 6 posições para o passageiro.

Bancos em couro com ajuste elétrico para o motorista. Amauri Yamazaki
Seletor do câmbio automático. Divulgação

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro, mas não há dutos de ar-condicionado. Foto: Amauri Yamazaki

Entre os porta-objetos, o destaque para um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, vedado, que permite transportar até itens molhados.

Motor

EcoBoost 2.0 GTDi, com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, com 253 cv (@ 5.500 rpm) potência e torque de 38,7 kgfm (@ 3.000 rpm).

Transmissão automática de 8 marchas tem trocas diretas e suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor. A tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade.

Os 5 modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Motor 4 cilindros, 2.0, turbo com 253 cv de potência funciona somente a gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. A princípio, esse desenho também amplia a área envidraçada, aumentando a sensação de bem estar.

Design é está entre os pontos fortes da Maverick turbo. Imagem: Amauri Yamazaki

A caçamba traz o sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios.

Capacidade de carga de 617 kg. Imagem: Amauri Yamazaki

A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

Freio

O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Picape é cheia de estilo. Amauri Yamazaki

O que a Maverick tem:

Desempenho e comportamento dinâmico de um sedã.
Motor 2.0 turbo com 253 cv de potência silencioso e praticamente sem vibração.
Controle de estabilidade e tração.
Preço competitivo.

O que falta na Maverick:

Alerta sonoro de distância no para-choque dianteiro e traseiro.
Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores externos.

Nos EUA a Maverick também foi eleita a Picape do Ano. Divulgação

Ford Maverick foi a picape do ano em 2022.

COMPARTILHAR

43 Comentáros

  1. Francisco Edvando

    Esse ficou top.
    Já teve o privilégio de dirigir uma desse.
    Top d mais.

  2. Gilson+Castanhal

    Aí tá o meu sonho de consumo, aínda chego em uma desta .ficou perfeita , com estes 253 cv da para brincar fácil.

    • Jose Manoel Bezerra

      Tive o prazer de dirigir uma Ford Maverick, e confesso que foi muito prazeroso. Um carro muito confortável e muito bonito.a Ford Maverick está de parabéns!!

  3. CARLOS+A+FERRACINA

    Super Top é tão lindo e com tanto luxo que dá até pena de colocar carga.

  4. Vi uma na rua ontem igual a do teste, maravilhosa

  5. Renato Gloder Maciel

    Muito linda. Tem uma frente bem invocada

  6. Amauri moreira

    A Ford acertou nesta picape,não falta nada nessa nave linda e pontente ?