De acordo com o Indicador de Comércio Exterior (Icomex) setor continua consistente.

Agronegócio impulsiona balança comercial do país.

De acordo com o Icomex, as exportações de produtos agropecuários brasileiros continuam sustentando a balança comercial do país.

Mesmo com a queda nos preços nos produtos do setor a Fundação Getúlio Vargas divulgou um relatório positivo sobre o agronegócio nacional.

A princípio, o superávit da balança comercial em abril foi de US$ 8,2 bilhões, com uma redução de 5,5% no valor exportado em comparação com abril de 2022. A redução de preço foi devido à queda de 9,5% nos preços.

No entanto, o volume de exportações aumentou 4,1% compensando parte das perdas.

Nesse sentido, o relatório da FGV destaca que a agropecuária é a principal fonte de dinamismo das exportações brasileiras impulsionada pelo aumento do volume.

Embora os preços tenham caído 8,2% em abril de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior, as expectativas são positivas devido à retomada das compras chinesas de carne e às condições favoráveis da safra no Brasil.

Além disso, com a safra favorável e os problemas na Argentina (seca e questões cambiais), o cenário sinaliza para o aumento das exportações do Brasil em 2023.

O setor do agronegócio no país vai bem nos últimos 15 anos e a taxa cambial favorece os exportadores.

Agronegócio impulsiona balança comercial do país.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.