A Toyota lan?a no mercado brasileiro a linha Etios 2018 com desenho renovado, desenvolvido no centro de design brasileiro em S?o Bernardo do Campo – SP.
A linha Etios 2018?manteve as caracter?sticas que fizeram do carro de entrada da Toyota,?um dos poucos modelos a obter crescimento em vendas em 2017, como o seu motor de entrada Dual VVT-i de 1.3L e 98 cv, transmiss?o autom?tica, painel de instrumentos digital TFT com visor de 4.2 polegadas ? o Toyota Smart Screen, mais equipamentos de s?rie em todas as vers?es, excelente isolamento ac?stico, suspens?o e dire??o el?trica e padronagem?singular no acabamento interno.
O?Etios 2018 segue mantendo as sua caracter?stica de um Toyot,a como a confiabilidade e?bom valor de revenda,?sem abrir m?o de performance, seguran?a, efici?ncia e baixo custo de manuten??oe. As vendas da linha Etios 2018?tiveram in?cio no dia?24 de janeiro, com pre?os a partir de R$ 45.990,00 na vers?o com motor 1.3L Dual VVT-i de 98 cv de pot?ncia.
DESIGN ATUALIZADO
O Etios 2018, passa a contar com design externo renovado, recentemente introduzido nas vers?es Ready e Platinum.
Como destaques, novo desenho da frente, destacando os novos para-choques dianteiros e traseiros e a nova grade, que confere ao modelo uma sensa??o de maior dinamismo.
Para a?vers?o XLS foi adicionado saias laterais (antes dispon?vel apenas na Platinum), enquanto a Platinum ganhou um detalhe cromado na grade dianteira e tapetes de carpete.
VERS?ES E EQUIPAMENTOS
A?vers?o de entrada X, a linha Etios 2018 traz de s?rie itens como o Toyota Smart Screen, computador de bordo, antena externa do tipo short pole e banco traseiro com encosto rebat?vel.
O modelo tamb?m?vem com?dire??o eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combust?vel; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advert?ncia para portas abertas, chave na igni??o e cinto de seguran?a; vidros dianteiros e traseiros com acionamento el?trico, sendo o do motorista com fun??o auto-down; travas el?tricas; entre outros itens de conforto, conveni?ncia e seguran?a, al?m dos obrigat?rios airbag duplo dianteiro e freios com sistema ABS de ?ltima gera??o.
A vers?o XS adiciona os seguintes itens, partindo da vers?o X: sistema de ?udio que reproduz arquivos de MP3 com fun??o Bluetooth? e entradas auxiliar e USB; controle de velocidade de cruzeiro (vers?o autom?tica); controle de ?udio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmiss?o cromados; abertura do porta-malas por meio de um bot?o; bancos com tecido em duas cores; descansa-bra?os no assento do motorista (somente na vers?o autom?tica); alto-falantes e tweeters; al?m da fun??o EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combust?vel, possibilitando o c?lculo e o monitoramento do valor gasto durante uma viagem.
A edi??o especial Ready, que j? conta com o design renovado, ? baseada na vers?o XS hatchback com transmiss?o autom?tica e tem acess?rios internos exclusivos. Entre os itens est?o bolsa organizadora e tapetes para porta-malas; suporte para bolsas/mochilas; sensor de estacionamento traseiro na cor do ve?culo e sistema multim?dia Toyota Play, antes presente somente na vers?o topo de linha Platinum, com ?udio, Bluetooth?, TV digital, DVD e GPS integrado.
A vers?o XLS agrega todos os equipamentos da vers?o XS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas (nas vers?es X e XS as rodas s?o de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de ?udio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; far?is de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padr?o couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padr?o couro).
A Cross, dispon?vel apenas na?vers?o hatchback, n?o possui altera??o de design, j? que conta com detalhes exclusivos que enaltecem seu?esp?rito aventureiro. Se diferencia da XLS pelo desenho das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do c?mbio com acabamento em couro e jogo de tapetes com a inscri??o Cross.
A vers?o top Platinum conta com todos os itens da vers?o XLS, mais rodas de liga leve de 15 polegadas com design esportivo; manopla de c?mbio em couro; m?scara negra na lanterna traseira; detalhe cromado na grade; aerof?lio (na vers?o sed?); tapetes de carpete e sistema multim?dia Toyota Play, com ?udio, Bluetooth?, TV digital, DVD e GPS integrado.
PERFORMANCE
A linha Etios 2018 segue com os mesmos?motores 1.3L e 1.5L, ambos 16V Flexfuel, produzidos na planta de motores da Toyota inaugurada em 2016, na cidade de Porto Feliz (SP).
Eles trazem a tecnologia de duplo comando de v?lvulas vari?vel Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admiss?o e escape da c?mara de combust?o, otimizando a queima do combust?vel, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
MOTORES
1.3L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 v?lvulas, que rende 98 cv a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 88 cv, tamb?m a 5.600 giros, com gasolina. O torque m?ximo nesta configura??o ? de 12,8 kgfm (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm.
1.5L Flexfuel, Dual VVT-i DOHC de 16 v?lvulas, que rende 107 cv de pot?ncia a 5.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 102 cv, tamb?m a 5.600 giros, com gasolina. O torque m?ximo nesta configura??o, a 4.000 giros, ? de 14,4 kgfm (com etanol) e de 14,0 kgfm (com gasolina).
Ambos os?motores s?o constru?dos com bloco e cabe?ote de alum?nio.
TRANSMISS?O
A linha Etios 2018 continua com transmiss?o manual de seis velocidades e autom?tica, de quatro,?e a partir de agora, somente as vers?es X e XS contam com as duas op??es, enquanto a Ready, XLS, Cross e Platinum s?o oferecidas apenas com caixa autom?tica.
O diferencial dessa transmiss?o ? o software de gerenciamento AI Shift Control (Intelig?ncia Artificial de Controle de Trocas) que analisa a condi??o de uso do ve?culo (ladeiras, tr?nsito etc.), a posi??o do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situa??o de condu??o.?A transmiss?o?privilegia a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combust?vel.?O motorista tem uma sensa??o agrad?vel ao dirigir, com a percep??o de trocas suaves e respostas r?pidas.
Para as vers?es manuais, a Toyota adotou o IMT ? Monitor Inteligente de Acelera??o -, que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor ?apague? assim que o motorista tira o p? da embreagem para colocar o carro em movimento.
ACABAMENTO INTERNO
Todas as vers?es t?m interior predominante em tons escuros e painel com acabamento Total Black.
O painel de instrumentos conta com um display de 4.2 polegadas, com tecnologia TFT de alta resolu??o (semelhante aos modelos da Lexus e do h?brido Prius), o chamado Toyota Smart Screen. Nele, dois grandes c?rculos re?nem as informa??es de bordo: o do lado direito mostra o conta-giros e o term?metro do motor, o esquerdo, o veloc?metro e o indicador de combust?vel.A tela exibe tamb?m diversas informa??es sobre condu??o, em proje??o tridimensional. Entre elas, a marcha que est? sendo utilizada na transmiss?o autom?tica.
Outro item importante?? a ilumina??o clear blue do painel de instrumentos, comum nas vers?es Ready, XS, XLS, Platinum (hatch e sed?) e Cross, para os indicadores de velocidade e rota??o do motor, sistema de ?udio, rel?gio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada, considerando as vari?veis de far?is ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
SEGURAN?A
O Toyota Etios foi o primeiro carro compacto do Pa?s a conquistar quatro estrelas (de cinco poss?veis), em prote??o para os passageiros dos bancos dianteiros, no teste de colis?o do Latin NCAP. Para a linha 2018, a Toyota do Brasil manteve os sistemas de seguran?a do modelo, como o encosto de cabe?a e do cinto de seguran?a de tr?s pontos para o passageiro central do banco traseiro e do sistema de ancoragem de cadeiras de crian?as ISOFIX.
Todas as vers?es s?o equipadas com airbag frontal duplo e freios ABS com distribui??o eletr?nica de frenagem (EBD), assegurando o controle direcional em frenagens de emerg?ncia.
CUSTO DE MANUTEN??O
At? os 60.000 km, o custo total com revis?es ? de pouco mais de R$ 2.600,00, um dos menores do mercado.
CICLO TOYOTA
Toda a linha Etios pode ser negociada pelo Ciclo Toyota ( ?) estrat?gia de vendas que oferece condi??es especiais na compra de um ve?culo zero-quil?metro. A modalidade de neg?cio visa criar benef?cios exclusivos para o consumidor, por meio de uma rela??o duradoura com a marca.
A compra no Ciclo Toyota possui tr?s etapas: a primeira refere-se ao valor de entrada, que deve ser de no m?nimo 30% do valor total do modelo, variando de acordo com a configura??o escolhida entre quaisquer vers?es da fam?lia Toyota Etios. Na segunda etapa, o cliente parcela parte do valor com pagamento entre 12 a 36 meses. Os valores das parcelas tamb?m s?o reduzidos e chegam a ser at? 40% mais baixos que os praticados no mercado. Ao final do parcelamento, restar? uma parcela residual, que n?o poder? ultrapassar 50% do valor total do ve?culo.
Por?m, o cliente n?o ter? que desembolsar qualquer quantia para quitar o residual, uma vez que a Toyota garante a recompra do ve?culo pela concession?ria por, no m?nimo, 85% da tabela FIPE. Com isso, o valor pago na recompra quita a parcela residual e ainda contribui para a entrada de um novo ve?culo ? reiniciando, assim, o Ciclo Toyota.
?PRE?OS DA LINHA ETIOS 2018
Hatchback
X 1.3L 16V manual?R$ 45.990,00
X 1.3L 16V autom?tico?R$ 50.890,00*
XS 1.5L 16V manual?R$ 51.190,00
XS 1.5L 16V autom?tico?R$ 56.090,00
Ready 1.5L 16V autom?tico?R$ 59.840,00
XLS 1.5L 16V autom?tico?R$ 61.390,00
Cross 1.5L 16V autom?tico?R$ 64.290,00
Platinum 1.5L 16V autom?tico?R$ 64.990,00
Sed?
X 1.5L 16V manual?R$ 50.690,00
X 1.5L 16V autom?tico?R$ 55.590,00
XS 1.5L 16V manual?R$ 53.990,00
XS 1.5L 16V autom?tico?R$ 58.890,00
XLS 1.5L 16V autom?tico?R$ 64.190,00
Platinum 1.5L 16V autom?tico?R$ 68.390,00
Comentários desabilitados.