6ª geração ganhou aceleração como de um carro elétrico, dinâmica apurada associada à tração integral.
Honda lança CR-V Hybrid 4×4 no Brasil.
O Honda CR-V Advanced Hybrid ganhou um design inédito, de aparência requintada.
O conjunto óptico frontal Full-LED, assim como as lanternas traseiras, exprimem a evolução sofisticada da personalidade do CR-V.
Design
Imponente, com ova grade dianteira com elementos hexagonais de amplas dimensões cruzados por linhas transversais. A grade inferior do para-choque repete as formas hexagonais e possui aletas ativas que abrem e fecham automaticamente, dependendo da temperatura da água do motor, melhorando a aerodinâmica e a eficiência de combustível.
O formato das laterais do para-choque dianteiro cria uma cortina de ar que canaliza o fluxo de maneira a reduzir a turbulência ao redor das rodas. Na traseira, os spoilers na porção final do teto e na parte inferior do para-choque elevam a velocidade do fluxo de ar, contribuindo para a aerodinâmica e, consequentemente, para a redução do consumo de combustível.
Interior
A cabine do CR-V mantém a percepção de alta qualidade materiais agradáveis ao toque.
Os bancos dianteiros com ajuste elétrico (do motorista com memória) contam com estabilizadores corporais, estruturas internas que asseguram um adequado suporte nas regiões do quadril e lombar.
Aos passageiros do banco de trás, houve um aumento do espaço para as pernas que atingiu um nível de referência no segmento, além de ser possível variar o ângulo de inclinação do encosto em 8 diferentes posições.
O painel exibe a trama metálica que oculta de maneira minimalista os difusores de ventilação, com controles do sistema de climatização de duas zonas com ajustes simples e intuitivos.
Multimídia
Tela multimídia sensível ao toque de 9,0 polegadas, com pequeno recuo que oferece estabilidade à mão durante a operação com o veículo em movimento. O volante dispõe dos controles necessários para atuar nos diversos sistemas relacionados à condução e controle de áudio e smartphone. O sistema de entretenimento do CR-V Advanced Hybrid é compatível com os padrões Apple Car Play e Android Auto.
A tela do painel TFT full-digital de alta definição tem 10,2 polegadas e é multiconfigurável, garantindo o monitoramento de parâmetros da condução sem prejuízo à visibilidade externa, aspecto no qual a adoção do Head-up display de 5,2 polegadas cumpre papel fundamental. O cluster em sua porção direita tem o velocímetro e, à esquerda, um mostrador que exibe o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração.
Na cabine, porta-copos iluminado, carregador wireless e duas portas USB, além de uma tomada 12V. Ao lado da alavanca, estão os comandos relacionados ao Drive Mode (com modos Econ, Normal e Sport), freio de estacionamento elétrico e outros. Um compartimento com 9 litros posicionado entre os bancos dianteiros tem tampa com abertura automática que serve de apoio de braço central. Além disso, duas portas USB-C e saídas de climatização para os passageiros do banco de trás.
Som Bose
O sistema de som premium da marca Bose tem 12 alto-falantes de alta definição, inclusive com canal central dianteiro e subwoofer na traseira.
myHonda Connect
Pelo aplicativo, o motorista se conecta ao carro e pode ter acesso a diversas informações sobre o veículo de modo prático e intuitivo. O myHonda Connect oferece notificação automática de colisão, detecção de falha remota, alarme, rastreamento do veículo, alerta de velocidade, controle geográfico, assistência 24h, controles à distância (acionamento do ar-condicionado, ignição, destravar/travar portas), localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.
A Honda disponibiliza dois pacotes do myHonda Connect: um totalmente gratuito e o Pacote Plus, com um valor fixo de mensalidade que dá acesso a todas as funcionalidades. Este Pacote Plus tem um ano de gratuidade para degustação.
Tecnologia híbrida e:HEV de alta eficiência
Combina dois motores elétricos – um para tração e outro para geração de energia – e um motor a combustão, proporcionando uma experiência de condução diferenciada.
Motor a combustão 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina. Ele tem 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo.
A este motor a combustão está associado o e-CVT, conjunto que abriga os dois motores elétricos: um destinado à propulsão e outro que atua como gerador.
A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm.
Modos de Condução
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
O motor elétrico de tração é de alta potência e, na maior parte das condições de rodagem (modos EV Drive e Hybrid Drive), é ele que irá tracionar o veículo. Por isso, a entrega dinâmica é muito semelhante à de um carro 100% elétrico. A diferença é que no Hybrid Drive o motor a combustão poderá atuar para fornecimento de energia, enquanto em EV Drive a energia será proveniente do conjunto das baterias.
No terceiro modo, Engine Drive, a tração será feita pelo motor a combustão, que é conectado diretamente às rodas por meio duas embreagens distintas, uma para ativação do lock-up de média e outra para o lock-up de alta velocidade. Portanto, no CR-V Advanced Hybrid o modo de operação Engine Drive é ativado automaticamente em aceleração moderada em médias e altas velocidades.
O CR-V Advanced Hybrid conta com a tecla Drive Mode no console, que permite alternar entre três modos de condução: Normal, Econ e Sport.
Dinâmica refinada
Visando uma resposta dinâmica mais aprimorada os sistemas de suspensão e direção passaram por um trabalho de redução de atrito.
Subframes dianteiro e traseiro de alta rigidez e leveza servem de apoio para os componentes de suspensão.
A avançada tração integral AWD distribui ativamente a força motriz nos dois eixos sob demanda – a proporção varia de 60% dianteira / 40% traseira a 50% para cada eixo. A tração AWD é do tipo full time, ou seja, o CR-V Advanced Hybrid funciona o tempo todo com tração nas quatro rodas, variando apenas a proporção da distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro.
A transmissão da tração ao eixo traseiro se dá por meio de uma compacta caixa de transferência (com embreagem multidisco), conectada ao eixo do diferencial traseiro. A repartição de força entre os eixos dianteiro e traseiro ocorre de acordo com as condições da estrada.
Os indicadores NVH (Ruído, Vibração e Aspereza) foram mantidos ao mínimo no CR-V Advanced Hybrid, resultando em valores extremamente positivos em termos de silêncio e conforto no habitáculo. A disposição dos componentes elétricos de forma inteligente, bem como a miniaturização das 72 células que compõem a bateria de tração levaram à criação de um sistema de arrefecimento eficaz e silencioso dessa bateria.
Na zona frontal, a parede corta-fogo, caixas de roda e painel receberam materiais de isolamento com elevada capacidade de absorção. O mesmo ocorreu em relação ao teto, assoalho, porta-malas e rodas. A especificação do para-brisa e vidros laterais, assim como o reposicionamento dos espelhos elevaram o isolamento da cabine em relação aos sons externos.
Honda SENSING
O Honda SENSING atua por meio de uma câmera frontal com 90° de ângulo de varredura e do radar de ondas milimétricas instalado atrás do logotipo da grade frontal, com campo de 120º de ângulo de varredura. O sistema oferece uma gama de recursos destinada a proporcionar um nível superior de segurança e conveniência.
A atuação conjunta das câmeras, radar e sensores comanda as funções do Honda SENSING, que são as seguintes:
– ACC com LSF- Controle de cruzeiro adaptativo com Low Speed Follow: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. O LSF permite a atuação do ACC mesmo em baixas velocidades, operando, inclusive a parada total e posterior retomada do movimento;
– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal, identificando pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou no sentido oposto;
– LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: detecta faixas e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas faixas de rolamento;
– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta saídas da pista e ajusta a direção;
– AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto, de acordo com a condição.
10 airbags
10 airbags de série (frontais, tipo cortina, joelhos, laterais dianteiros e laterais traseiros), monitor de atenção do motorista, assistente de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sensor de pressão dos pneus (TPMS), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sistema Isofix, entre outros.
Na traseira, os spoilers na porção final do teto e na parte inferior do para-choque elevam a velocidade do fluxo de ar, contribuindo para a aerodinâmica e, consequentemente, para a redução do consumo de combustível.
A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico inteligente, permitindo uma utilização hands free tanto para abrir (com movimento de passada de pé sob o para-choque traseiro) quanto para fechar (antes de retirar um objeto pesado ou volumoso, basta acionar o botão da função Walk Away Close e se afastar do carro).
Preço
O CR-V Advanced Hybrid chega em cinco opções de cores: Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e, uma cor inédita e exclusiva do CR-V, Azul Astral Metálico.
Bem como, o revestimento do interior será cinza claro para as cores externas Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e Azul Astral Metálico. Nas demais cores, o acabamento interno será na cor preta.
O modelo tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem. O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.
O preço público sugerido é R$ 352.900,00.
Honda lança CR-V Hybrid 4×4 no Brasil.
Comentários desabilitados.