Modelo ganhou mais itens de ADAS – Advanced Driver Assistance System.

Kia inicia venda do Stonic 2025 no Brasil.

A Kia Brasil anunciou hoje o início de comercialização do Stonic, modelo 2025 equipado com 4 itens de ADAS – Advanced Driver Assistance System:

1 – Asistentes de centralização na faixa de rodagem (LFA),

2 – Permanência na faixa de rodagem (LKA),

3 – Prevenção de colisão frontal com frenagem de emergência (FCA),

4 – Sistema de detecção do limite de velocidade inteligente (ISLA), além de um novo painel de instrumentos digital com display de LCD de 4,3”.

Lançado em novembro de 2021, o Kia Stonic, em versão única, traz o motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro, a gasolina, com sistema híbrido MHEV 48V (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream, capaz de gerar 120 cavalos de potência e torque de 20,4 kgm.

Motor DOHC de 12V por E-CVVT, acrescido do Comando de Válvulas de Duração Variável (CVVD), que propicia o modo de condução Velejar, desligando o propulsor por completo em situação de rodagem plana e, por consequência, a economicidade de combustível; assim como todo o sistema híbrido entra em ação quando o veículo enfrenta uma descida, poupando o motor a combustão, ou em subidas, quando o powertrain necessita de mais força.

A princípio, o motor a combustão do Stonic desenvolve potência de 118 cavalos a 6.000 rpm e o torque de 17.1 kgm a 4.000 rpm. Contudo, com o auxílio do motor elétrico, do mild hybrid, a potência combinada vai a 120 cavalos a 6.000 rpm e torque combinado de 20,4 kgm a 2.000-3.500 rpm.

O conjunto do motor está acoplado ao câmbio automático de 7 velocidades e dupla embreagem DCT.

Com essa configuração, o Stonic – segundo dados do Inmetro – registrou desempenho de 13,7 km/l na cidade e de 13,8 km/l na estrada, sempre abastecido com gasolina.

Tela multimídia de 8 polegadas sensível ao torque. Divulgação

Esportividade

O modelo apresenta 3 modos de condução (Eco, Normal e Sport), permitindo ao motorista escolher a maneira de condução que mais o agrada.

O objetivo da equipe de desenvolvimento foi combinar a direção esportiva e precisa com a estabilidade em linha reta (SLS), ao frear e fazer curvas simultaneamente (VSM e CBC) e o deslocamento suave em velocidades mais altas.

Mais do que qualquer outro modelo da Kia, os engenheiros deram prioridade máxima à dinâmica esportiva e confiante, com respostas diretas e imediatas. O Stonic apresenta novas configurações de suspensão dianteira e traseira que são exclusivas para o carro.

Como todos os modelos da marca, a carroceria do Stonic combina linhas horizontais com superfícies de traços suaves.

Conforto

Com 4.140 mm de comprimento, 1.760 mm de largura e 1.520 mm de altura, a cabine inteligente do Stonic proporciona espaço e conforto para todos os ocupantes, com 2.580 mm de distância entre-eixos.

O tanque de combustível (45 litros) está localizado abaixo do banco traseiro para oferecer aos passageiros mais espaço para as pernas e posição de assento mais baixa. As rodas são de liga leve aro 17”, e o porta-malas tem capacidade de 325 litros.

Multimídia

O Stonic possui multimídia com tela flutuante e sensível ao toque de 8” compatível com os sistemas Apple CarPlay™ e Android Auto™, e auxilia às manobras com a câmera de ré com guias dinâmicas de estacionamento no monitor.

Os passageiros traseiros também podem carregar seus smartphones por meio de uma entrada USB disponível na parte de trás do veículo.

Ele vem equipado com ar-condicionado digital automático e controle frontal, volante multifuncional, computador de bordo com tela digital colorida de 4.3” com indicador de fluxo de energia e sistema de som.

Segurança

O Stonic é construído sobre uma plataforma com 51% de Aço Avançado de Alta Resistência, que garante uma condução segura e confortável em diferentes condições.

O uso abundante de adesivos estruturais garante uma carroceria de alta rigidez torcional, 24% superior à da geração anterior.

Equipado com air bags frontais, laterais e de cortina, espelhos retrovisores externos com regulagem e rebatimento elétricos, aquecíveis e com repetidores das setas integrados em LED, sistema Isofix, freios com sistemas ABS e EBD, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa (HAC).

A garantia do Stonic é de 5 anos, incluindo a bateria 48V e o sistema MHEV. Seu preço público sugerido é de R$ 149.990,00.

Kia inicia venda do Stonic 2025 no Brasil.

COMPARTILHAR

Escreva um comentário