Destaque para o motor 4 cilindros turbo da vers?o Touring?com 173 cv de pot?ncia e torque de 22,4 kgmf.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – S?o Paulo – SP
Ap?s uma longa espera finalmente avaliamos o Honda Civic Touring, que tem entre o seu principal chamariz, a nova mec?nica com motor turbo, comum nas principais montadoras alem?s.
Por fora as mudan?as no design foram grandes, deixando o carro mais largo, mais comprido e ainda mais baixo. Estas mudan?as deram visualmente mais robustez ao modelo, que ? o principal concorrente do Toyota Corolla no pa?s.
Como declarou o vice-presidente da Honda Autom?veis, Roberto Akiyama, o carro ? totalmente novo. A montadora n?o se contentou em atualizar 70 ou 80% do carro. Mudou 100%.
Para quem j? teve o Civic, nota-se por dentro que o carro est? mais largo, e quando o motorista sai do carro, percebe que ele est? mais baixo, pois o ch?o ? rapidamente tocado pelos p?s, assim que o motorista sai do carro, t?pico de um esportivo.
O painel de instrumentos ? totalmente diferente e as fun??es do computador de bordo foram ampliadas com informa??es sobre troca de ?leo e b?ssola, entre outros.
D? para perceber tamb?m, que ele passa uma sensa??o de maior robustez como se ele fosse um mini Accord. De acordo com a Honda, a rigidez torcional foi aumentada em 25% e ? percept?vel, por exemplo, quando voc? sobe com o carro na cal?ada para entrar na garagem. Ele est? mais firme, assim como acontece com carros de categoria superior como o Honda Accord, Toyota Camry e VW Passat.
Por?m segundo a montadora, o peso da carroceria diminuiu em 22 kg.
Andando com ele o motorista sente muita seguran?a e conforto e quando pisa no acelerador, a? ? s? alegria, pois o motor turbo (importado dos EUA) empurra o carro para frente rapidamente, como fazem a maioria dos motores turbo.
Aqui uma observa??o. O motor 1.5 do Civic Touring ? mais r?pido e tem melhor retomada de velocidade que o motor 1.4 turbo do VW Jetta e o mesmo motor que equipa o Audi A3 sed?. Em contrapartida, os alem?es s?o mais econ?micos.
No teste realizado pela revista Hotel Guide, o Civic Touring fez 11,5 km por litro na cidade e 15,0 km/l na estrada, sempre com gasolina, pois o motor n?o ? flex.
Com o motor turbo, o Civic subiu de patamar em performance e tamb?m em consumo de combust?vel. Com o motor aspirado que ainda equipa e linha, a m?dia de consumo na cidade ? de 10,0 km por litro com gasolina.
Em todos os modelos, o Civic oferece um pacote de equipamentos com: ar-condicionado digital, freio de estacionamento eletr?nico com fun??o Brake-Hold, piloto autom?tico, bot?o ECON de modo de condu??o econ?mico, vidros el?tricos com fun??o ?um toque? para subida/descida em todas as posi??es, sistema de som com quatro alto-falantes, conex?es bluetooth e USB e comandos no volante e c?mera de r?.
NOVO INTERIOR
O interior foi completamente renovado com novos materiais macios ao toque, que foram aplicados no painel de instrumentos, laterais de porta e no forro de teto. O entre-eixos alongado e a carroceria mais larga proporcionam um maior espa?o para as pernas dos ocupantes do assento traseiro. A visibilidade dos passageiros dos bancos de tr?s para frente foi aumentada, com um novo design dos encostos de bancos dianteiros e apoios de cabe?a mais estreitos.
A Honda colocou mais espa?o para as pernas do motorista reduzindo o avan?o do painel de instrumentos na ?rea dos joelhos, da mesma forma que o espa?o para as pernas no banco traseiro foi ampliado em 27 mm. O porta-malas foi ampliado para at? 525 litros, o maior da categoria.
MOTOR
1.5 Turbo: 4 cilindros, inje??o direta, varia??o de tempo de abertura de v?lvulas, roda somente a gasolina, gerando 173 cv de pot?ncia a 5.500 rpm, com? torque de 22.4 kgfm entre 1.700 rpm a 5.500 rpm. Na vers?o Touring somente c?mbio CVT.
SEGURAN?A
Airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tra??o e estabilidade VSA, sistema de partida em aclive (HSA), sistema de vetoriza??o de torque baseado em frenagem Agile Handling Assist (AHA), luz de frenagem de emerg?ncia (pisca de forma intermitente em frenagens emergenciais), al?m de freios ABS com distribui??o eletr?nica de frenagem (EBD), luzes de rodagem diurna (DRL) e lanternas traseiras em LED, sistema ISOFIX e aviso de esquecimento do uso dos cintos dianteiros.
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RU?DO E VIBRA??O
Novos materiais de isolamento ac?stico foram aplicados junto a solu??es de design para alcan?ar um novo n?vel de sil?ncio, incluindo a ado??o de novos m?todos para medir e reduzir a fuga de ar do habit?culo do Civic.
A redu??o de ru?dos foi alcan?ada tamb?m por meio de selagem tripla da porta, novos isolantes no cap?, defletores de calor ac?sticos, revestimento nas caixas de roda traseiras e carpete interno moldado com fibra. A vers?o Touring traz ainda para-brisa ac?stico e coberturas adicionais no assoalho.
?SEGURAN?A
Freios ABS com distribui??o eletr?nica de frenagem (EBD). Sistema de estabilidade Vehicle Stability Assist (VSA) com controle de tra??o. Assistente Agile Handling Assist (AHA) que aprimora a estabilidade din?mica em curvas. O novo Civic adota uma avan?ada estrutura de carroceria ? incluindo a nova gera??o da Advanced Compatibility Engineering (ACE), nova tecnologia de estrutura de impacto. O Civic traz airbags frontais, laterais e de cortina, incluindo um airbag frontal com uma costura em espiral para um melhor desempenho no momento do disparo, e um novo airbag para passageiro que reduz o risco de ferimentos caso o ocupante esteja fora da posi??o.
EQUIPAMENTOS
Conectividade com Apple CarPlay e Android Auto
Para permitir uma conectividade ampliada, o Civic, em suas vers?es EXL e Touring, adota a nova tela de sete polegadas sens?vel ao toque que agrega as fun??es multim?dia, navega??o e de intera??o do motorista com o carro. O sistema ? compat?vel com Apple CarPlay e Android Auto, permitindo uma integra??o das fun??es dos smartphones com o autom?vel, e o acesso a uma s?rie de aplicativos para smartphones.
PRE?O DO HONDA CIVIC TOURING (fevereiro 2017): R$ 126.600,00 com pintura perolizada.
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