• Apresentado no Brasil durante o último Salão do Automóvel de São Paulo, o RAV4 será comercializado em versão única 4×2 CVT TOP, com motor 2.0L, a R$ 159.290,00
• Crossover chega com lista de equipamentos mais caprichada, com controles de tração e estabilidade

A Toyota do Brasil apresentou a linha 2017 do utilitário esportivo RAV4, que inicia as suas vendas a partir de 1º de abril, em todas as concessionárias autorizadas do Brasil.

Lançada em 1994 no Japão, o RAV4 chega com melhorias que elevam o nível de segurança, elegância, conforto e sofisticação.  A linha 2017 está disponível apenas na versão 4×2 CVT TOP, com motorização 2.0L.

Seu desenho frontal incorporou perfil mais aerodinâmico e faróis em LED. Na traseira, recebeu novo conjunto de iluminação em LED, de linhas refinadas. As dimensões das saias laterais foram ampliadas, proporcionando aspecto mais robusto ao veículo.

Image converted using ImgCvt
Na traseira novo conjunto de iluminação em LED. Foto: Toyota

Design

O  RAV4 2017 traz novo formato de acabamento da grade frontal e do para-choque dianteiro, com uma linha mais fina traçando seu desenho, envolvendo desde o emblema da marca até os faróis. A aparência tridimensional da dianteira é ressaltada pela forma trapezoidal da grelha inferior, criando um visual mais largo e forte. O para-choque pintado na cor do veículo, acompanhado de detalhes cromados, completa o design frontal do RAV4 2017.
As laterais do modelo ganharam saias no formato convexo, com traço mais inclinado e largo, que perfaz o caminho desde a frente até a traseira. Aliadas ao novo conjunto de rodas de liga leve de 17”, conferem mais robustez ao SUV.
A traseira também recebeu aplique na tampa do porta-malas, para harmonizar com o novo design e realçar o para-choque.
As funções de iluminação disponíveis na versão 2.0L 4×2 CVT TOP do RAV4 2017 adotaram tecnologia full-LED, tanto para os faróis integrados no para-lama com luzes diurnas quanto para os faróis com ajuste de altura e lanternas traseiras. Os faróis de neblina agora são envolvidos por uma nova moldura cromada.

O crossover está mais longo, com dimensões em 4.605 mm, ante 4.570 mm da geração atual, e mais alto, com vão livre do solo de 191 mm, ante 176 mm. O entre-eixos permanece com 2.660 mm e largura de 1.845 mm.
O modelo está disponível nas cores Bronze Metálico (nova), Prata Névoa, Cinza Granito, Preto Eclipse e Branco Pérola.

crossover está mais longo, com dimensões em 4.605 mm, ante 4.570 mm da geração atual, e mais alto, com vão livre do solo de 191 mm, ante 176 mm
O crossover está mais longo, com dimensões em 4.605 mm, ante 4.570 mm da geração atual, e mais alto, com vão livre do solo de 191 mm, ante 176 mm. Foto: Toyota

A Toyota recheou a lista de equipamentos e uma das novidades é o sistema Smart Entry para o destravamento das portas, por proximidade da chave. Outro destaque é o botão Push Start, sistema de partida sem chave, capaz de acionar a ignição apenas ao toque de um botão.
Para ampliar a nitidez na visualização do computador de bordo, o painel passou a apresentar informações em TFT colorido com sete funções, incluindo odômetros total, e parcial, temperatura externa, consumo médio e instantâneo de combustível, indicador de direção econômica ECO, autonomia e velocidade média do veículo.

O novo RAV4 vem com sistema multimídia em tela de 7’’ sensível ao toque, com interface de acesso à internet (Wi-Fi), áudio AM, FM, CD player e MP3, leitor de DVD, conexões USB, AUX e Bluetooth®, seis alto-falantes e nova antena no teto, agora do tipo shark fin. Câmera de ré e GPS integrado também acompanham o pacote de acessórios.
Além do sensor traseiro, de série no modelo anterior, o RAV4 2017 ganhou sensor de estacionamento dianteiro.

Outro diferencial é o teto solar elétrico, item exclusivo somente nas versões 4×4.
Complementam o conforto de condução, ar-condicionado dual zone automático, com filtro antipólen e display digital, controle de velocidade de cruzeiro, indicador de marchas digital, aviso sonoro de faróis ligados e chave na ignição no painel.
O nível de requinte interno é outro destaque do crossover da Toyota. O acabamento dos bancos, da manopla de câmbio e das laterais internas das portas em padrão couro e material sintético, somado aos detalhes internos em tons prateados no painel e nas portas, reforça a sofisticação do novo RAV4. O volante é igualmente revestido em couro, com comandos de áudio integrados.

O banco do motorista tem ajuste elétrico para regulagem de distância, inclinação, altura e posição da lombar, enquanto a coluna de direção é ajustável em altura e profundidade.
Os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de acesso à tomada exclusiva de energia (12V) no console traseiro, e de outras duas no painel. Todos os passageiros contam com porta-objetos, porta-copos e porta-revistas, tanto nos consoles quanto nas portas.
Para evidenciar o bem-estar e a praticidade ao dirigir, o retrovisor interno é eletrocrômico e os externos, pintados na cor do veículo, são eletrorretráteis com regulagem elétrica, indicação de direção e desembaçador.
O vidro do motorista vem com abertura e fechamento “one touch” e sistema antiesmagamento.

O novo RAV4 chega com controles eletrônicos de tração e estabilidade, além do sistema de assistência ao arranque em subida. O modelo conquistou cinco estrelas para a proteção aos passageiros dianteiros (de cinco possíveis) e quatro estrelas aos passageiros traseiros (também de cinco possíveis), pelo Latin NCAP. A versão mantém sistema de freios ABS, sistema auxiliar EBD (distribuição eletrônica de força de frenagem) e BAS (sistema de assistência em frenagem de emergência) nas quatro rodas.

Outra novidade está na adoção do airbag de joelho para o motorista. Ao todo, o RAV4 2017 possui sete bolsas de proteção (de joelho, dois airbags frontais, dois laterais e dois de cortina).

Sete airbags no novo RAV4 modelo 2017. Foto: Toyota
Sete airbags no novo RAV4 modelo 2017. Foto: Toyota

Entre os demais equipamentos de segurança, destaque para luz de neblina traseira, alerta sonoro para o uso dos cintos dianteiros, apoios de cabeça com regulagem de altura para todos os ocupantes e sistema universal ISOFIX para cadeiras infantis no banco traseiro, com ancoragem de três pontos. Os cintos de segurança são de três pontos, sendo que os dianteiros possuem regulagem de altura e pré-tensionadores.

Motor e Câmbio

O novo RAV4 comercializado no Brasil, na versão 4×2 CVT TOP, vem com a motorização Dual VVT-i 2.0L 16V de quatro cilindros, e transmissão automática que simula até sete velocidades no modo manual sequencial. O motor tem potência máxima de 145 cv a 6.200 rpm, com torque máximo de 19,1 kgfm a 3.600 rpm.

De acordo com medições do INMETRO, o RAV4 é nota “A” em eficiência no consumo de combustível. Segundo o instituto, a versão movida somente a gasolina consome 9,5 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.