A Volkswagen do Brasil, promoveu no dia 22 de setembro, um workshop de Comunicação Digital para jornalistas, no Centro de Treinamento da marca em São Paulo. O evento contou com palestras de representantes do Google, YouTube, Facebook e Instagram, além da agência de comunicação Ideal H+K, que abordaram o tema do momento: “Como se tornar um influenciador digital”. Na ocasião, a Volkswagen também apresentou a robusta estratégia de digitalização da comunicação da marca, que tem uma presença impactante na internet, inclusive nas mídias sociais. A empresa também tem investido em tecnologia de realidade virtual, o “Virtual Experience”, para aproximar o público de seus produtos, proporcionando um contato virtual e emocional com o carro.

O Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, David Powels, lembrou que a indústria automotiva é bastante dinâmica e inovadora: “Dinâmica também é a Comunicação, que se torna a cada dia mais digitalizada. A digitalização, como um todo, é um tema estratégico para a Volkswagen. Queremos oferecer uma experiência diferenciada em nossos canais digitais e em nossa rede de concessionárias”. David Powels também lembrou que faz parte da digitalização a Conectividade, que hoje é um dos itens mais valorizados pelos clientes e está presente em produtos da marca. “A Volkswagen não é somente uma marca de carros, mas também uma marca de pessoas. Busca inovação com propósito, que tenha um sentido relevante na vida das pessoas. Desenvolve as melhores inovações capazes de impactar o maior número de pessoas”.

Como se transformar em um influenciador digital? Esse foi o tema principal do Workshop de Comunicação Digital, que ofereceu aos jornalistas dicas de como eles podem aumentar a visibilidade de suas publicações na internet. Afinal, hoje em dia, os canais digitais estão abertos para que todas as pessoas possam fazer postagens. Vários fatores definem um influenciador digital, entre os quais o número de seguidores/fãs. É fato que com a facilidade de acesso à internet, após a chegada dos smartphones, o mundo vem mudando, assim como o comportamento, os hábitos de consumo, a forma de comunicar via web e também o jeito de escolher as marcas e os produtos.

A gerente de parcerias do Google, Carol Soler, lembrou que por conta do acesso à internet via celular, a forma de consumir informações mudou muito: “Um usuário checa o seu telefone em média 150 vezes por dia. Nós passamos 177 minutos por dia nos nossos telefones”. Ela também afirmou que 53% das pessoas abandonam um site que demora mais de 3 segundos para carregar”. Por isso, é muito importante disponibilizar conteúdo de maneira rápida. “Também é preciso ajustar o conteúdo à audiência que você quer atingir, de acordo com a plataforma que está sendo utilizada e o seu público. As pessoas estão mais conectadas, com mais acesso à informação e usam esse conteúdo para tomar a decisão de compra”. Em sua palestra, Carol também apresentou soluções para produtores de conteúdo, inclusive para criar “sites” para celular eficientes, rápidos e lucrativos.

O diretor de parcerias de conteúdo do YouTube, Eduardo Brandini, lembrou que de cinco anos para cá, houve um “boom” de inclusão digital por conta dos smartphones, que revolucionaram o acesso à internet. “Todo brasileiro está conectado pelo celular. O celular mudou a forma de consumo. E como ter sucesso em canais como YouTube?. O segredo é ter autenticidade e ser um bom contador de histórias”. Segundo Brandini, a audiência é fundamental para o influenciador digital: “Seus fãs são a sua força! Das dez celebridades mais influentes do entretenimento hoje no Brasil, para o público jovem, cinco são YouTubers”. Brandini também lembrou o grande impacto dos vídeos na comunicação digital. O YouTube, por exemplo, conta com 1 bilhão de usuários e 500 horas de upload de vídeo por minuto. “Hoje a internet é um provedor de vídeos, mais do que qualquer coisa e a maior parte da audiência do YouTube é por meio de telefone celular. O YouTube é também uma plataforma de empreendedorismo”. Por isso, ao produzir um vídeo, é preciso pensar como ele ficará nesse formato e tamanho de tela.

Representante do Facebook e Instagram, o gerente de comunicação do Facebook para o Brasil, Bruno Rossini, falou sobre como o mundo já é mobile e como o celular mudou a vida das pessoas. O executivo detalhou como o mobile “move descobertas” e destacou que, por exemplo, 69% das pessoas usam o celular para se informar antes de comprar. Ele ainda apresentou ferramentas para ajudar os produtores de conteúdo a se tornarem ainda mais relevantes na plataforma.

Foto: VW do Brasil
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