Apesar dos lançamentos da concorrência como o novo Chevrolet Cruze,  VW Jetta 1.4 e Novo Honda Civic, o Toyota Corolla continua imbatível no segmento, tendo vendido mais que o dobro do segundo colocado.

 

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

 

Apesar da crise econômica brasileira, o Toyota Corolla apresenta números robustos de vendas, com uma regularidade difícil de acreditar. Com preço a partir de R$ 68.740,00 (GLi Manual) o Corolla emplacou de janeiro até novembro deste ano, 58.725 unidades, ficando a frente de modelos como o VW Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Renault Sandero, VW Fox e VW Up! ; modelos muito mais baratos que o sedan campeão de vendas da Toyota.

Para se ter uma ideia da força do Corolla, ele vendeu mais que o dobro do Honda Civic no período, o segundo colocado no segmento. Se somarmos as vendas do segundo colocado o Civic (17.937), do terceiro colocado o Cruze Sedã (10.501) e do quarto colocado Nissan Sentra (6.002), chegamos ao número de 34.440 unidades, ou o equivalente a apenas 59% das vendas do Corolla.

É uma performance de vendas impressionante e que vem se repetindo ano após ano, mesmo com grandes lançamentos da concorrência. Se isto não bastasse, o Corolla também tem de longe, o maior valor de revenda entre os sedans no Brasil. Os concessionários da Toyota “reclamam” que a maioria dos  proprietários de um Corolla, não dão o carro de entrada em outro modelo da marca, pois conseguem vender o carro sozinhos para um amigo ou conhecido sem anunciar. Para quem anuncia o carro nos sites ou nos jornais impressos, é bastante comum conseguir a venda pela tabela Fipe, se o carro estiver bem conservado.

Com o Nissan Sentra por exemplo, é comum o proprietário vender com muito custo, o veículo de 5 a 10%, abaixo da tabela Fipe.

Até o lançamento do Novo Honda Civic, o Toyota Corolla era mais caro que a maioria dos modelos do segmento, mas mesmo assim, isso nunca prejudicou as suas vendas. Quando perguntamos para os executivos de outras montadoras o que explica esta performance excepcional do Corolla, eles desconcertados, respondem que é devido a um trabalho bem feito da montadora na construção do carro e no serviço de pós-vendas. O Corolla é um dos modelos mais robustos do segmento e dificilmente apresenta problemas se o proprietário fizer todas as revisões programadas.

Para se ter uma idéia, o Corolla não possui uma série de equipamentos importantes disponíveis em seus concorrentes como: teto solar, controle de estabilidade (ESP) e controle de assistência de direção (como alertas de ponto cego laterais e alerta de colisão frontal), mas até agora, não houve prejuízo nas vendas, com mais de 5.000 unidades emplacadas todos os meses.

O Corolla é praticamente o único modelo do segmento a oferecer tv digital, que funciona somente com o carro parado e com o freio de mão acionado.

Para 2017, está prevista uma atualização do Corolla, com novo design externo e interno, o que deve reforçar a sua liderança no segmento.

 

O Toyota Corolla é um dos poucos modelos no país a oferecer tv digital de série.
O Toyota Corolla é um dos poucos modelos no país a oferecer tv digital de série.

 

RELAÇÃO DOS AUTOMÓVEIS MAIS EMPLACADOS DO BRASIL

DE JANEIRO A NOVEMBRO 2016  (Quantidade acumulada)

RELATÓRIO FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores)

 

Pos      Automóvel                                                        Quantidade

01 ONIX 134.941
02 HB 20 109.382
03 KA 69.195
04 PRISMA 59.526
05 COROLLA 58.725
06 PALIO 57.724
07 SANDERO 56.875
08 HR-V 51.434
09 GOL 50.061
10 RENEGADE 47.570
11 HB 20S 41.357
12 FOX/Cross FOX 39.834
13 UP 34.965
14 ETIOS HB 34.319
15 UNO 31.928
16 SIENA 31.081
17 ETIOS SEDAN 27.049
18 ECOSPORT 25.837
19 FIT 25.199
20 MOBI 24.178
21 DUSTER 22.931
22 KA SEDAN 22.345
23 VOYAGE 22.103
24 LOGAN 21.061
25 SPIN 20.715
26 COBALT 20.598
27 VERSA 19.675
28 CIVIC 17.937
29 MARCH 16.847
30 FIESTA 15.274

 

20161114_170536
O Corolla tem o melhor valor de revenda entre todos os sedans no Brasil. Em 2017 chega a nova geração com atualizações no design externo e interno.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.