Apesar dos lançamentos da concorrência como o novo Chevrolet Cruze, VW Jetta 1.4 e Novo Honda Civic, o Toyota Corolla continua imbatível no segmento, tendo vendido mais que o dobro do segundo colocado.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Apesar da crise econômica brasileira, o Toyota Corolla apresenta números robustos de vendas, com uma regularidade difícil de acreditar. Com preço a partir de R$ 68.740,00 (GLi Manual) o Corolla emplacou de janeiro até novembro deste ano, 58.725 unidades, ficando a frente de modelos como o VW Gol, Fiat Palio, Fiat Uno, Renault Sandero, VW Fox e VW Up! ; modelos muito mais baratos que o sedan campeão de vendas da Toyota.
Para se ter uma ideia da força do Corolla, ele vendeu mais que o dobro do Honda Civic no período, o segundo colocado no segmento. Se somarmos as vendas do segundo colocado o Civic (17.937), do terceiro colocado o Cruze Sedã (10.501) e do quarto colocado Nissan Sentra (6.002), chegamos ao número de 34.440 unidades, ou o equivalente a apenas 59% das vendas do Corolla.
É uma performance de vendas impressionante e que vem se repetindo ano após ano, mesmo com grandes lançamentos da concorrência. Se isto não bastasse, o Corolla também tem de longe, o maior valor de revenda entre os sedans no Brasil. Os concessionários da Toyota “reclamam” que a maioria dos proprietários de um Corolla, não dão o carro de entrada em outro modelo da marca, pois conseguem vender o carro sozinhos para um amigo ou conhecido sem anunciar. Para quem anuncia o carro nos sites ou nos jornais impressos, é bastante comum conseguir a venda pela tabela Fipe, se o carro estiver bem conservado.
Com o Nissan Sentra por exemplo, é comum o proprietário vender com muito custo, o veículo de 5 a 10%, abaixo da tabela Fipe.
Até o lançamento do Novo Honda Civic, o Toyota Corolla era mais caro que a maioria dos modelos do segmento, mas mesmo assim, isso nunca prejudicou as suas vendas. Quando perguntamos para os executivos de outras montadoras o que explica esta performance excepcional do Corolla, eles desconcertados, respondem que é devido a um trabalho bem feito da montadora na construção do carro e no serviço de pós-vendas. O Corolla é um dos modelos mais robustos do segmento e dificilmente apresenta problemas se o proprietário fizer todas as revisões programadas.
Para se ter uma idéia, o Corolla não possui uma série de equipamentos importantes disponíveis em seus concorrentes como: teto solar, controle de estabilidade (ESP) e controle de assistência de direção (como alertas de ponto cego laterais e alerta de colisão frontal), mas até agora, não houve prejuízo nas vendas, com mais de 5.000 unidades emplacadas todos os meses.
O Corolla é praticamente o único modelo do segmento a oferecer tv digital, que funciona somente com o carro parado e com o freio de mão acionado.
Para 2017, está prevista uma atualização do Corolla, com novo design externo e interno, o que deve reforçar a sua liderança no segmento.

RELAÇÃO DOS AUTOMÓVEIS MAIS EMPLACADOS DO BRASIL
DE JANEIRO A NOVEMBRO 2016 (Quantidade acumulada)
RELATÓRIO FENABRAVE (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores)
Pos Automóvel Quantidade
| 01 | ONIX | 134.941 |
| 02 | HB 20 | 109.382 |
| 03 | KA | 69.195 |
| 04 | PRISMA | 59.526 |
| 05 | COROLLA | 58.725 |
| 06 | PALIO | 57.724 |
| 07 | SANDERO | 56.875 |
| 08 | HR-V | 51.434 |
| 09 | GOL | 50.061 |
| 10 | RENEGADE | 47.570 |
| 11 | HB 20S | 41.357 |
| 12 | FOX/Cross FOX | 39.834 |
| 13 | UP | 34.965 |
| 14 | ETIOS HB | 34.319 |
| 15 | UNO | 31.928 |
| 16 | SIENA | 31.081 |
| 17 | ETIOS SEDAN | 27.049 |
| 18 | ECOSPORT | 25.837 |
| 19 | FIT | 25.199 |
| 20 | MOBI | 24.178 |
| 21 | DUSTER | 22.931 |
| 22 | KA SEDAN | 22.345 |
| 23 | VOYAGE | 22.103 |
| 24 | LOGAN | 21.061 |
| 25 | SPIN | 20.715 |
| 26 | COBALT | 20.598 |
| 27 | VERSA | 19.675 |
| 28 | CIVIC | 17.937 |
| 29 | MARCH | 16.847 |
| 30 | FIESTA | 15.274 |






Comentários desabilitados.