• Pela primeira vez, a montadora encerra o ano na 5? coloca??o do mercado nacional com 8,8% de participa??o

  • Corolla, Hilux e SW4 mantam lideran?a absoluta em seus segmentos

  • H??brido Toyota Prius tem melhor ano de vendas

 

AMAURI TERUO YAMAZAKI – S?o Paulo – SP

 

A Toyota do Brasil alcan?ou em 2016, a sua melhor coloca??o no ranking nacional de vendas e a maior participa??o de mercado em toda a sua hist?ria de 59 anos no Pais. A forte crise econ?mica e pol?tica do pa?s n?o foi suficiente para impedir o progresso da empresa, que inclusive anunciou novos investimentos, como a fabrica??o do motor do Corolla no Brasil. Com 180.406 unidades comercializadas e 8,8% de market share, a fabricante terminou o ano na 5? posi??o do mercado e registrou crescimento de 2,6% nas vendas em compara??o a 2015.

Ao longo de 2016, a Toyota do Brasil tamb?m obteve resultados recordes em produ??o e exporta??o.

Estou muito satisfeito com o desempenho da Toyota do Brasil, apesar da queda significativa de todo o mercado nacional. Nossa in?dita participa??o de mercado e o aumento no volume ano a ano foram conquistados devido ao trabalho duro e desempenho do nosso time brasileiro de fornecedores e concession?rias. Eu agrade?o aos clientes pela prefer?ncia e lealdade. Eu quero destacar tamb?m as melhorias que atingimos em qualidade, produtividade, gerenciamento de custos e cadeia de valor, o que contribuiu para os n?veis recordes de produ??o, exporta??es e de servi?os ao cliente. Continuamos comprometidos com o crescimento sustent?vel da opera??o da Toyota no Brasil, como demonstrado pelo an?ncio recente de investimentos para a expans?o da nossa nova f?brica de motores em Por to Feliz e a atualiza??o cont?nua de nossa linha de produtos”, diz Steve St.Angelo, CEO da Toyota para Am?rica Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

Vendas no mercado nacional

O utilit?rio SW4 consolidou sua lideran?a na categoria de SUVs m?dios crescendo cerca de 40% em vendas em rela??o a 2015. Foram 12.175 unidades comercializadas, fechando uma participa??o de mercado de quase 53% no segmento.

Pela primeira vez, desde o in?cio das vendas do modelo no Brasil, a Hilux tornou-se l?der em todo o segmento de picapes m?dias, totalizando 33.969 unidades vendidas, cerca de 3,2% a mais que o total vendido em 2015.

O Etios manteve um bom desempenho e atingiu n?meros recordes de produ??o desde que come?ou a ser fabricado e vendido no Pa??s, em 2012. Ao mercado nacional, foram destinadas 67.768 unidades. A evolu??o positiva da fam?lia Etios pode ser observada pelo aumento de market share deste produto. O modelo foi respons?vel por 5,8% de todas as vendas no segmento de hatches compactos (aumento de 1,6 pontos percentuais em rela??o a 2015). J? as vendas do Etios Sed? representaram 10,3% do total vendido na categoria de sed?s compactos (aumento de 1,1 pontos percentuais se comparado ao ano anterior).

O Corolla manteve lideran?a absoluta no segmento de sed?s m?dios. O modelo foi respons?vel por 48% das vendas totais na categoria. Foram 64.737 unidades comercializadas.

 

fgd_2287
Toyota Corolla – Desempenho impressionante de vendas no pa?s. Foto: Toyota

 

A Toyota foi uma das ?nicas fabricantes a atingir crescimento em 2016, um ano em que o mercado nacional recuou mais de 20%.

A Toyota vem se consolidando, ao longo dos ?ltimos seis anos, como um dos principais players do mercado brasileiro devido à sua compet?ncia tanto na for?a de vendas, como na produ??o e no atendimento diferenciado de p?s-venda, resultando em um crescimento sustent?vel, mesmo em meio as dificuldades econ?micas que o Pa??s atravessa ?, diz Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

H?bridos

O h??brido Prius, que teve sua 4? gera??o lan?ada no Brasil em junho de 2016, chegou ? ?lideran?a do segmento de h??bridos no Pa??s ao atingir 485 unidades vendidas no ano. Este total representa um aumento de aproximadamente 128% em rela??o a 2015. Desde que o modelo come?ou a ser vendido em territ?rio nacional, no in?cio de 2013, foram vendidas 1.139 unidades.

Produ??o

A Toyota do Brasil encerrou o ano de 2016 com produ??o recorde de 175.901 unidades, um aumento de 1,1% em rela??o ao ano anterior.

O compacto Etios, fabricado na planta da Toyota em Sorocaba (SP), teve 93.598 unidades produzidas. O sed? m?dio Corolla registrou 82.303 ve??culos produzidos no per??odo.

Exporta??o

Em 2016, a Toyota do Brasil exportou 43.561 de seus ve?culos produzidos no Brasil para outros mercados da Am?rica Latina, desempenho 16% superior ao total registrado em 2015, com 37.496 unidades.

O grande destaque para a opera??o brasileira da Toyota no com?rcio internacional ao longo de 2016 foi o compacto Etios, nas carrocerias sed? e hatchback, que confirmou a boa aceita??o nos seus mercados de destino (Argentina, Paraguai, Uruguai e Peru) e fechou o ano com aumento de 17,5% no total exportado, atingindo 26.424 unidades comercializadas entre os pa??ses vizinhos, contra 22.480 em 2015.

 

Foto: Amauri Teruo Yamazaki

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.