A importadora e distribuidora Kia Motors?comemora seus primeiros 25 anos no mercado brasileiro no dia 30 de junho

Desde o in?cio, a marca Kia?? representada pelo?Grupo Gandini de It? no interior do Estado de S?o Paulo, com 70 concession?rios espalhados pelo Brasil, que representam 100 pontos de atendimento.??A Kia Motors do Brasil comemora?no dia?30 de junho, seus 25 anos de atua??o no mercado brasileiro. A festa de comemora??o acontece em Montevid?u, no Uruguai, mas por um motivo muito nobre: os concession?rios v?o visitar a linha de montagem do caminh?o leve Bongo na capital uruguaia, al?m de participar de conven??o da Rede Autorizada que visa projetar o futuro pr?ximo da marca, sem os 30 pontos percentuais no IPI em seu portif?lio de produtos a partir de 1? de janeiro de 2018.

A data comemorativa de 25 anos da Kia Motors do Brasil ? especial ao representante oficial da marca, o Grupo Gandini, por ser a maior importadora sem f?brica no Pa?s e de atua??o cont?nua ? as demais importadoras tornaram-se subsidi?rias ou foram representadas por grupos empresariais brasileiros diferentes.

A hist?ria da Kia Motors do Brasil pode ser dividida em tr?s etapas. Em 30 de junho de 1992, quando foi constitu?da a empresa, e seu in?cio de opera??es em janeiro de 1993, a Kia era uma marca desconhecida no cen?rio internacional, e muito particularmente no Brasil, onde come?ou com a comercializa??o o utilit?rio Best A e do Ceres. Depois foram agregados o K-3700 e o Sportage a Diesel. Os primeiros ensaios na ?rea de autom?veis chegaram com o Sephia e o Clarus, at? a chegada do designer Peter Schreyer, em 2006, quando os primeiros produtos up-to-date passaram a compor o portif?lio da Kia Motors.

Jos? Luiz Gandini presidente da Kia Motors do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki
Jos? Luiz Gandini presidente da Kia Motors do Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

Nesse transi??o, o presidente da Kia Motors do Brasil, Jos? Luiz Gandini, teve de mudar radicalmente o perfil dos concession?rios e das concession?rias. De atendimento a consumidores de ve?culos de trabalho para ve?culos de passeio e sport-utilities. Gandini conseguiu essa transforma??o com ?xito.

A terceira fase foi caracterizada pelo boom de vendas e a consolida??o da marca em 2011, ano em que comercializou 80 mil unidades no atacado (da distribuidora para a rede) e 77 mil unidades licenciadas ao consumidores finais. Foi quando, em setembro daquele ano, Gandini e a Kia Motors do Brasil foram surpreendidos pela institui??o dos 30 pontos percentuais no IPI ? Imposto sobre Produtos Industrializados. E, mais tarde, no dia 3 de outubro de 2012, perpetuados pelo Programa Inovar-Auto. Um ano antes, no Sal?o Internacional do Autom?vel de S?o Paulo, em 2010, o design e a tecnologia de motoriza??o dos carros da Kia Motors eram admirados por presidentes de montadoras ?nacionais? e de importadoras.

Nesses 25 anos, a Kia Motors do Brasil comercializou mais de 400 mil unidades. O Grupo Gandini, representante oficial da marca sul-coreana, iniciou ? em 2010 ? a montagem do caminh?o Bongo em Montevid?u, Uruguai, cuja produ??o majorit?ria de 95% ? destinada ao mercado brasileiro.

?? muito importante e muito especial comemorarmos os 25 anos ininterruptos de atividades da Kia Motors do Brasil?, argumenta Jos? Luiz Gandini, ?mas ? muito mais importante vislumbrar o futuro pr?ximo, ou seja, a partir de 1? de janeiro de 2018, data em que teremos a paridade tribut?ria com os carros aqui fabricados. Sem os 30 pontos percentuais, n?o tenho d?vidas de que a marca Kia volta a ter for?a, o suficiente para recuperar a Rede Autorizada de Concession?rias, duramente castigada nos ?ltimos cinco anos, e tamb?m de atender aos consumidores brasileiros, que querem ter op??o de escolha, para melhor. Os mercados fechados s? prejudicam os consumidores?.

?No entanto?, alerta Gandini, ?n?o ser? f?cil retornar aos patamares de vendas adquiridos em 2011, j? que o mercado interno era o 4? do mundo e hoje ? o 9?, o d?lar saiu da casa de R$ 1,60 para R$ 3,30 e os autove?culos importados continuam pagando o teto m?ximo em imposto de importa??o, de 35%, permitido pela OMC?.

?Ainda limitados pela cota anual de 4.800 unidades/ano sem os 30 pontos percentuais, infelizmente vamos fechar o ano de 2017 com cerca de 10.000 unidades. Mas nossas proje??es para 2018 j? indicam 20 mil unidades, um alento depois de cinco anos de quedas sucessivas?, analisa Jos? Luiz Gandini, ?esse n?mero ser? justificado por importantes lan?amentos, em 2018, como no novo Picanto, Rio, um novo SUV de pequeno porte e o Optima GDI?.

Kia Rio. Foto: Kia
Kia Rio. Foto: Kia
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