Novo SUV da Renault fabricado no Brasil ? um sucesso no conceito e no design

AMAURI TERUO YAMAZAKI – S?o Paulo – SP

Ao sair na rua logo ap?s receber o Renault Captur, foi poss?vel perceber como ele chama a aten??o no tr?nsito. A maioria nem faz quest?o de olhar discretamente o modelo, e muitos chegam a dobrar o pesco?o quando ele passa.

A? fica destacada uma caracter?stica do Captur. Ele ? o SUV mais bonito do segmento. Se tem um coisa que a Renault acertou em cheio foi no design. N?o tem uma pessoa que n?o elogie o modelo.

A dupla tonalidade de cores tamb?m veio para ficar. Recebemos um modelo na cor marrom met?lico com teto marfim. A combina??o de muito bom gosto e consegue agradar desde os mais conservadores ao p?blico mais jovem. S?o 13 combina??es de cores e o teto do Captur pode ser?em preto ou marfim. Esta disponibilidade de cores e combina??es aumenta o atrativo do modelo.

O painel de instrumentos tem boa leitura e design moderno associando o veloc?metro digital e displays em formato de meia-lua de cada lado. O computador digital ? posicionado logo acima do conjunto, mas faltam mais informa??es simult?neas para facilitar a vida do motorista. O mostrador mostra uma informa??o de cada vez. Se mostrasse mais informa??es simult?neas o motorista precisaria apertar menos vezes o bot?o de informa??es.

Painel de instrumentos ? moderno, mas faltam informa??es simult?neas. Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Painel de instrumentos ? moderno, mas faltam informa??es simult?neas. O computador de bordo mostra uma informa??o de cada vez.?Foto: Rodolfo Buhrer?- La Imagem?- Renault

O Captur acomoda cinco passageiros com 4,33 metros de comprimento e 2,67 metros de entre-eixos. A capacidade do porta-malas ??de 437 litros.

Outra caracter?stica ? a sua altura do solo, maior que os seus concorrentes com 212 mm.? Com essa altura, os buracos e irregularidades do asfalto de S?o Paulo, ficam minimizados dando mais tranquilidade ao motorista.

Dirigir o Captur ? agrad?vel, pois al?m da excelente visibilidade, a suspens?o ? confort?vel?e absorve com efici?ncia?os impactos do nosso asfalto cheio de irregularidades.

Altura do solo de 212 mm e as rodas de 17 polegadas est?o entre os pontos fortes do modelo. Buracos e irregularidades do asfalto s?o minimizados com estas caracter?sticas. Foto: Amauri Yamazaki
Altura do solo de 212 mm e as rodas de 17 polegadas est?o entre os pontos fortes do modelo. Buracos e irregularidades do asfalto s?o minimizados com estas caracter?sticas. Foto: Amauri Yamazaki

Na dianteira, as luzes diurnas de LED ao redor dos far?is de neblina, transmitem eleg?ncia e modernidade, chamando ainda mais aten??o para o modelo. Na lateral, o grafismo cromado na parte de baixo das portas, acompanhando a linha de cintura tamb?m destaca o Captur sendo um diferencial em termos de eleg?ncia.

A traseira traz lanternas em LED, ponteira de escapamento cromada e friso tamb?m cromado abaixo do porta-malas.

Motor & C?mbio
O modelo testado tem o motor 2.0 16 v?lvulas com 148 cv de pot?ncia, abastecido com etanol e 143 cv com gasolina. O torque s?o de 20,9 kgfm a 4.000 rpm com etanol e 20,2 kgfm com gasolina. De acordo com a montadora,?o motor ganhou atualiza??es para ficar mais econ?mico e traz tecnologia desenvolvida na F-1. J? o c?mbio autom?tico, tem apenas 4 marchas, contrastando com a modernidade do projeto. Com 4 marchas, n?o se aproveita todo o potencial do motor. Com uma transmiss?o de 5 ou 6 velocidades a agilidade aumentaria e consumo de combust?vel diminuiria, trazendo mais dinamismo ao modelo.
No nosso per?odo de avalia??o o modelo fez, de acordo com o computador de bordo, 8,5 km/l na cidade?abastecido com gasolina. Na estrada foram 13 km/l tamb?m com gasolina.

Conectividade
O Captur possui o Media Nav da Renault dispon?vel em todas as vers?es. Com 4 cliques o motorista acessa qualquer funcionalidade da central multim?dia, atrav?s da tela touchscreen de sete polegadas com GPS integrado, Bluetooth, c?mera de r?, eco-scoring e eco-coaching.

Chave com cart?o
Aqui h? um item importante. A chave do modelo ? um cart?o que possibilita ligar o carro somente com a presen?a dele. A abertura e o travamento das portas e do porta-malas acontecem por aproxima??o ou afastamento, sem a necessidade de acionar o cart?o. Isto ?, se voc? sair do carro, a partir de uma dist?ncia (curta) o carro trava sozinho sem a necessidade de apertar o cart?o. Um grande conforto.

Rodas
Outro ponto forte do Captur. Rodas de 17 polegadas de liga leve diamantadas.

Seguran?a
De acordo com a montadora, o Captur traz de s?rie o controle eletr?nico de estabilidade (ESP), sistema que proporciona maior seguran?a nas curvas ao corrigir movimentos que podem fazer o ve?culo sair da trajet?ria desejada. O controle eletr?nico de tra??o (ASR) proporciona maior ader?ncia em diferentes tipos de superf?cie.

Sensor crepuscular
O sensor de luminosidade ? inteligente e funciona com rapidez quando o modelo entra em um t?nel ou em uma garagem.

Garantia
O Captur tem garantia de 3 anos ou 100.000 km, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

O porta-malas tem capacidade para 437 litros. Foto: Amauri Yamazaki
O porta-malas tem capacidade para 437 litros. Foto: Amauri Yamazaki

PRE?O DO CAPTUR?2.0 autom?tico: A partir de?R$ 91.900,00

DIMENS?ES:

??4,33 metros de comprimento
??1,81 metros de largura
??1,62 metros de altura
??2,67 metros de dist?ncia entre eixos
??212 mm de altura do solo
??708 mm de posi??o de dire??o (Ponto H)
???ngulo de entrada: 23?
???ngulo de sa?da: 31?

O Captur tem capacidade para 5 passageiros. Foto: Rodolfo Buhrer - La Imagem - Renault
O Captur tem capacidade para 5 passageiros. Foto: Rodolfo Buhrer – La Imagem – Renault
COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.