Versão de entrada do Corolla 2018 vem com 7 airbags de série e câmbio automático Multidrive com preço a partir de R$ 91.900,00

Andamos com  Toyota Corolla GLi 1.8 Multidrive, para verificar as características do modelo de entrada no segmento de sedãs médios. Ao entrar no carro, notamos que ele tem um painel de instrumentos diferente das outras versões, com um velocímetro central maior e o conta-giros na esquerda e o indicador de combustível e temperatura na direita. Na parte de baixo um display mostra as informações do computador de bordo.

O ar-condicionado é analógico e o sistema de som é convencional, com conexão Bluetooth e entradas USB; mas sem televisão e DVD, um dos atrativos da Toyota não disponíveis na concorrência.

O GLi é um dos modelos mais vendidos do Corolla. No mês de julho havia 30 dias de espera para o modelo. Foto: Amauri Yamazaki
O GLi é um dos modelos mais vendidos do Corolla. No mês de julho havia 30 dias de espera para o modelo. Foto: Amauri Yamazaki

O motor é o 4 cilindros 1.8 flex, Dual VVT-i DOHC com 16 válvulas, que rende 144 cv a 6.000 rpm, quando abastecido com etanol, e 139 cv a 6.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 18,6 kgfm (com etanol) e 17,7 kgfm (com gasolina), sempre a 4.800 rpm.

No período em que fizemos o teste, o GLi fez uma média de 10 km/l na cidade com gasolina. O motor e o câmbio funcionam com harmonia, proporcionando uma direção ágil, segura e silenciosa.

A transmissão automática Multi-Drive deriva da tecnologia CVT e foi adotada para privilegiar o desempenho, sem abrir mão do conforto e do baixo consumo de combustível. Seu diferencial é um software de gerenciamento, que reproduz sete marchas, mesmo quando o motorista conduz o veículo com o câmbio na posição Drive.

A versão GLi vem equipada com direção eletroassistida progressiva; ar-condicionado com controle manual; chave do tipo canivete com comandos do alarme integrados; computador de bordo com seis funções (consumo médio e instantâneo, indicador Eco Drive, autonomia, velocidade média, tempo percorrido, controle de iluminação do painel e da temperatura externa); coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; hodômetro e relógio digital; sistema de som com conectividade USB, para iPod e similares, e dispositivo Bluetooth; vidros e retrovisores com acionamento elétrico; volante multifuncional; entre outros.

SETE AIRBAGS DE SÉRIE

Em termos de segurança o Corolla GLi vem com 7 airbags de série (um grande diferencial), sistema Isofix de cadeirinha para criança no banco traseiro, travamento automático das portas, cintos de segurança com pré-tensionador e freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem.

As rodas são de 16 polegadas com desenho exclusivo.

No Corolla GLi, o motorista vai sentir falta de dois equipamentos: câmera de ré e sensor sonoro do para-choque traseiro que estão disponíveis a partir do XEi.

COROLLA GLi COM CÂMBIO MANUAL SAI DE LINHA

O Corolla que até então era o sedã médio de entrada, o Corolla GLi manual saiu de linha. De acordo com a Toyota, os custos do modelo subiram e a empresa não conseguiu manter o preço atrativo que vinha praticando. Agora o Corolla mais barato custa R$ 91.900,00.

CONCLUSÃO: O Corolla de entrada tem mecânica de primeira proporcionada pelo motor 1.8 e o câmbio CVT. Ele roda macio e silenciosamente levando os passageiros com conforto. Como não tem câmera de ré, seria importante manter pelo menos o sensor sonoro no para-choque traseiro para evitar pequenas colisões na hora de estacionar. Quem comprar o modelo terá a certeza de poder vender o modelo com rapidez e com a menor desvalorização do segmento, uma das características da marca. Pena que o modelo com câmbio manual saiu de linha, para quem não pode pagar pelo modelo com câmbio automático.

As rodas são de 16 polegadas e tem desenho exclusivo. Foto: Amauri Yamazaki
As rodas são de 16 polegadas e tem desenho exclusivo. Foto: Amauri Yamazaki
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Painel do GLi é diferente dos outros modelos. Foto: Amauri Yamazaki

 

 

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