Só o motor e câmbio seriam suficientes para satisfazer um exigente motorista, mas a quantidade de recursos tecnológicos de assistência de direção, deixam o motorista encantado.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

Andamos no novo Audi A5 Sportback, lançado no Brasil em junho deste ano. Como já andamos em outros modelos da marca, já esperávamos encontrar uma excelente mecânica aliado ao refinamento alemão. No entanto, além do design, que é a primeira coisa que se vê em um automóvel, o que nos surpreendeu foi a quantidade de recursos tecnológicos de assistência de direção do novo A5.

Para se ter uma ideia, o Audi A5 Sportback vem com 3 velocímetros para o motorista. Um analógico digitalizado, um digital dentro do analógico e um digital projetado no vidro em frente ao motorista. Para que tantos velocímetros? Porque alguns motoristas preferem ver a velocidade no mostrador analógico convencional (que no Audi é digital), outros preferem ver em números de forma digital com a velocidade exata, e outros podem ver a velocidade digital projetada no para brisa do motorista. Um luxo muito útil proporcionado pela Audi.

P1050276
A direita está o velocímetro de forma analógica digitalizado e dentro dele o velocímetro digital mostrando a velocidade O km/h quando tirarmos a foto. Fora estes dois velocímetros há ainda um velocímetro projetado sobre o para-brisa do motorista. O painel do Audi A5 Sportback é totalmente digital. Foto: Amauri Yamazaki.
No painel o A5 está equipado com um monitor no console central de 8,3 polegadas. Foto: Audi
No painel o A5 está equipado com um monitor no console central de 8,3 polegadas e outro no centro do painel com 12,3 polegadas. Foto: Audi

Ao entrar no carro e colocar o cinto de segurança, um sistema de pré-tensionamento do cinto de segurança entra em operação, ajustando delicadamente a tensão do cinto de segurança de todos os ocupantes.

Toda a vez que retiramos um carro para avaliação na Audi do Brasil, um técnico treinado vem ao nosso encontro para demonstrar os novos recursos e tirar dúvidas. Apesar de conhecer alguns modelos da marca, a explicação do técnico levou 35 minutos, tamanha a quantidade de novos recursos que o modelo incorpora, como o ACC (Anti-Collision Controler), que quando acionado, mantém a distância em relação ao carro da frente, parando quando o carro da frente para. Quando o veículo da frente começa a andar, o motorista aciona o acelerador e o ACC volta a operar, até a velocidade selecionada pelo motorista do Audi A5. Na primeira vez, dá aquela apreensão quanto ao funcionamento do sistema, pois se não funcionar direito, pode causar uma colisão com o carro da frente, mas o sistema funcionou perfeitamente, o que facilita muito a vida do motorista principalmente no trânsito congestionado das principais capitais.

Fora isso, há também o sistema Audi Active Lane, que mantém o carro dentro da faixa na estrada, evitando que o motorista em um momento de distração, chegue perto ou ultrapasse a faixa do lado.

Identificação do modelo na lateral do carro. Foto; Amauri Yamazaki
Identificação do modelo na lateral do carro. Foto; Amauri Yamazaki

O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense, oferecem mais segurança. A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

INFOTAINMENT
O A5 Sportback está disponível pela primeira vez com o Audi virtual cockpit (a partir da versão Ambiente), tela de 12,3 polegadas de TFT  com resolução de 1.440 x 540 pixels. Junto ao MMI plus com sistema de navegação (de série nas versões Ambiente e Ambition), que inclui monitor no console central de 8,3 polegadas, forma a unidade central de informação. O ponto focal do terminal MMI é o botão rotatório que também funciona como touchpad.

Linhas elegantes chamam a atenção do trânsito. Foto: Amauri Yamazaki
Linhas elegantes do Audi A5 Sportback chamam a atenção do trânsito. Preço a partir de R$ 190.000,00. Foto: Amauri Yamazaki

O controle do MMI é feito de forma similar ao de um smartphone, incluindo a função de autocompletar textos. O novo sistema de controle de voz reconhece sentenças coloquiais, como “eu quero ligar para o Peter”. Clientes que escolherem o sistema MMI plus com sistema de navegação.

MOTOR
O motor 2.0 TFSI roda somente a gasolina sendo silencioso, potente e econômico, com 1.984 cm³ de cilindrada. Nas versões Attraction e Ambiente, o motor desenvolve 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,5 segundos e a velocidade máxima é de 239 km/h. Durante o nosso período de avaliação, o A5 Sportback fez de 10,0/12,0 km por litro na cidade dependendo do trânsito. Para a potência e o porte do carro, o consumo é excelente. O sistema Star/Stop desliga o carro quando o sensor de distância identifica que o carro da frente está parado, pouco antes do Audi A5 parar, ganhando cerca de 1,0/1,5 segundo do sistema convencional. Com isso, aumenta ainda mais a economia de combustível e a redução da poluição.

Segundo a Audi, entre os principais refinamentos do motor estão: o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.

CÂMBIO
As quatro versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, que funciona perfeitamente e encanta o motorista mais atento. O controle seletivo de torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira, no caso das versões de entrada.

ASSITÊNCIA AO MOTORISTA E EQUIPAMENTOS 
Uma combinação altamente sofisticada de diferentes tecnologias aumentam a segurança, o conforto e a eficiência do novo A5 Sportback.

O Audi active lane assist ajuda a manter o carro na sua faixa de rodagem e o controle de cruzeiro com Traffic Jam Assist, que pode assumir a direção do veículo em velocidades de até 65 km/h quando o trânsito está congestionado. O modelo também traz novidades como alerta para saída de estacionamento de vagas perpendiculares, aviso de saída para os ocupantes e assistente para evitar colisões, que junto aos sistemas Pre sense, oferecem mais segurança.

A lista de equipamentos de série inclui, desde a versão de entrada Attraction, faróis bi-xenônio com luzes diurnas e lanternas de LEDs, sistema de som com Audi Music Interface, Bluetooth, entrada USB, volante multifuncional com design de três raios, Audi drive select, ar-condicionado automático, sensor de estacionamento traseiro, sistema start-stop, controle de cruzeiro com limitador de velocidade e sensor de luz e chuva.

Local específico para colocar a chave do carro, já que há o botão start. Todo o carro com este sistema deveria ter um local para colocar a chave, assim como faz a Audi. Foto: Amauri Yamazaki
Local específico para colocar a chave do carro, já que há o botão start. Todo o carro com este sistema deveria ter um local para colocar a chave, assim como faz a Audi. Foto: Amauri Yamazaki

SUSPENSÃO
O chassi totalmente novo do A5 Sportback oferece ao motorista muito conforto a alto nível de agilidade ao mesmo tempo. O modelo transpõe passagens estreitas, montanhas íngremes e longas viagens em autoestradas com igual serenidade.

A5 Attraction/Ambiente 
Motor: 2.0 TFSI
Cilindros /cilindrada: 4 em linha/1.984 cm³
Potência: 190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic, 7 velocidades
Peso: 1.535 kg
Comprimento: 4.733 mm
Largura: 1.843 mm
Altura: 1.386 mm
Distância entre-eixos: 2.824 mm
Tanque de combustível: 54 litros
Porta-malas: 480 litros
Aceleração 0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade máxima: 239 km/h (limitada eletronicamente)

Preços (tabela de julho/2017)

A5 Sportback Attraction: R$ 189.990,00
A5 Sportback Ambiente: R$ 213.990,00
A5 Sportback Ambition: R$ 239.990,00
A5 Sportback Ambition plus: R$ 268.990,00

 

A porta do porta-malas facilita muito a entrada e a retirada dos objetos. O porta-malas tem capacidade para 437 litros. Foto: Amauri Yamazaki
A porta do porta-malas facilita muito a entrada e a retirada dos objetos e tem capacidade para 480 litros. Foto: Amauri Yamazaki

 

Cor verde escura metálica caiu como uma luva ao modelo. Foto: Amauri Yamaki
Porta malasc abre e fecha eletricamente. Cor verde escura metálica caiu como uma luva ao modelo. Foto: Amauri Yamaki
Modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos. No período do nosso teste o A5 Sportback fez de 10,0 a 12,0 km/l na cidade com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki
Modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,5 segundos. No período do nosso teste o A5 Sportback fez de 10,0 a 12,0 km/l na cidade com gasolina. Foto: Amauri Yamazaki

 

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.