Novo modelo da VW traz o que há de mais moderno em mecânica, conectividade e segurança. Preço vai de R$ 49.990,00 a R$ 69.190,00 fora os opcionais. Pré-venda já teve início, mas o modelo chega às concessionárias somente no início de novembro.

Sistema de infotainment com tela de 8 polegadas faz espelhamento de smartphone por plataforma Apple CarPlay e Android Auto.

AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP

A Volkswagen do Brasil lançou em grande estilo no dia 25 de setembro, o novo Polo, modelo que vai competir no segmento de compactos premium no país. Trata-se do lançamento mais importante da montadora nos últimos 10 anos, que investiu cerca de R$ 2,6 bilhões no desenvolvimento e na modernização da fábrica na Via Anchieta, onde o modelo é fabricado desde agosto.

Em termos de tecnologia não há nada no mesmo nível em seu segmento e a VW conta com o novo Polo, para dar uma virada no mercado brasileiro, onde ocupa a terceira colocação em vendas de automóveis e comerciais leves. A médio prazo, a diretoria da empresa já avisou que quer retomar a liderança do mercado brasileiro e para isso já tem programada uma série de lançamentos de peso.

O novo Polo começará a ser vendido com três opções de motores e duas de transmissão em quatro versões: Polo, Polo MSI, Polo Comfortline 200 TSI e Polo Highline 200 TSI.

DESIGN

O novo Polo é um modelo global, mas para o Brasil a montadora optou por fazer um design dianteiro ligeiramente diferente, baseado nas clínicas e pesquisas com os clientes brasileiros. As proporções são bem harmonizadas e expressivas. O Polo tem 4.057 mm de comprimento, 2.565 mm de entre-eixos, 1.751 mm de largura e 1.468 mm de altura. Com relação ao Polo anteriormente vendido no Brasil, o novo Polo ganhou 167 mm de comprimento, 100 mm entre-eixos e 21 mm mais baixo. As bitolas estão maiores, agora com 1.524 mm na dianteira e 1.501 mm na traseira. O novo Polo de longe lembra o desenho do Gol, mas de perto dá para notar que ele é mais robusto e muito mais elegante.

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O novo Polo é um carro global com linhas elegantes e alta tecnologia não disponível em seu segmento.  Foto: VW

MOTORES E TRANSMISSÃO

Motor 200 TSI obra prima da VW, tem 128 cv de potência. Foto: VW
Motor 200 TSI obra prima da VW, vem com 128 cv de potência. Foto: VW

1 – Aqui está um dos maiores atrativos do modelo, o motor TSI 3 cilindros 1.0 turbo, com injeção direta para as versões Comfortline e Highline, com 128 cv de potência e torque de 20,4 kgfm (200Nm) com etanol. De acordo com a montadora, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge velocidade máxima de 192 km/h, também com etanol. Com gasolina a potência é de 115 cv. O câmbio é automático tiptronic de 6 velocidades. De acordo com o INMETRO, com este motor e câmbio, o novo Polo faz 11,6 km/l na cidade e 14,1 km/l na estrada, com gasolina. Aqui uma surpresa, pois a expectativa era de que o motor TSI fosse um pouco mais econômico. Quanto a potência, não há do que reclamar.

2 – O já conhecido motor 1.6 MSI do Gol e do Fox tem potência máxima de 117 cv com etanol e 110 cv com gasolina. O torque máximo é de 16,5 kgfm com etanol e 15,8 kgfm com gasolina. De acordo com a VW, ele vai de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 193 km/h. O câmbio é manual de 5 marchas. Com este motor e câmbio o consumo é de 12 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina.

3 – Motor 1.0 MPI para a versão de entrada do novo Polo. São 84 cv de potência a 6.350 rpm com etanol e 75 cv com gasolina a 6.250 rpm. Ele vai de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h de velocidade máxima com etanol. Com este conjunto, o consumo médio é de 12,9 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina.

Nova Transmissão do novo Polo

A nova transmissão automática de seis marchas AQ250-6F Tiptronic que equipa as versões TSI do Novo Polo é projetada para carros com motores transversais e possui engrenagens planetárias, com acoplamento por conversor de torque. Caracterizado pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, o câmbio AQ250-6F conta com bloqueio do conversor de torque em diversas condições de uso, o que evita o deslizamento interno do componente, reduzindo o consumo de combustível.   A transmissão oferece a opção de trocas manuais sequenciais Tiptronic, por meio da alavanca de câmbio ou pelas aletas (“shift paddles”) no volante. O motorista também conta com o modo de acionamento esportivo (“S”), proporcionando aceleração mais rápida.

ACTIVE INFO DISPLAY

Disponível apenas em veículos de categoria muito acima, o novo Polo é o primeiro Volkswagen a trazer a segunda geração do Active Info Display –, sistema Discover Media com tela sensível ao toque de 8 polegadas e aparência de smartphone, além de duas entradas USB com capacidade de 2 ampères.

Discover Media_8 polegadas.. Foto: VW
Discover Media com 8 polegadas. Conectividade é um dos pontos altos do modelo. Foto: VW

Todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware. Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10 polegadas, do tamanho de um tablet. Sua resolução de 1.440 x 540 pixels permite gráficos de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.   As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável.   Todas as versões do Novo Polo trazem de série o suporte para celular sobre o painel, com entrada exclusiva USB para carregamento.

Painel digital é um dos grandes atrativos do novo Polo, mas ele é opcional. Foto: VW
Painel digital é um dos grandes atrativos do novo Polo, mas ele é opcional. Foto: VW

COMPOSITION TOUCH

Com tela colorida sensível ao toque de 6,5”, o sistema de infotainment Composition Touch é oferecido de série a partir da versão Comfortline. Além das entradas USB, para SD-card e conexão Bluetooth, permite conectividade por meio do App-connect (Android Auto – permite também o aplicativo de navegação Waze –, Apple CarPlay e Mirrorlink), comando por voz e acesso ao “Car Menu”, com ajustes do veículo por meio da tela. Também lê mensagens (SMS) e integra a imagem da câmera traseira de auxílio ao estacionamento.

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE

Todas as versões do novo Polo trazem direção com assistência elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas (os dianteiros possuem função “um-toque” para fechamento e abertura), travas elétricas, faróis de dupla parábola e chave tipo “canivete” com controle remoto. Também são de série computador de bordo, para-sóis iluminados para motorista e passageiro, tomada de 12V no console central, suporte para celular no painel com entrada USB para carregamento, regulagem de altura para o banco do motorista, entre outros.

PACOTES COM OPCIONAIS

Para as versões 1.0 e 1.6 MSI estão disponíveis dois pacotes de opcionais: o primeiro, “Connect”, inclui sistema de infotainment Composition Touch, I-System, volante multifuncional, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e roda de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15. O segundo pacote, “Safety”, traz o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC).

O Novo Polo Comfortline vem equipado com banco traseiro bipartido, coluna de direção ajustável em altura e distância, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), faróis de neblina com “cornering light”, sistema de infotainment Composition Touch com tela de 6,5” sensível ao toque, rodas de liga leve de 15” “Viper” com pneus 185/65 R15, sensores de estacionamento traseiros, ajuste elétrico dos retrovisores externos, descanso de braço dianteiro com porta-objetos, lanternas traseiras escurecidas e volante multifuncional, entre outros recursos.

Transmissão automático nas versões Comfortline e Highline. Foto: VW
Transmissão automática nas versões Comfortline e Highline. Foto: VW

Há dois pacotes de opcionais: o primeiro, “Tech I”, inclui sistema “Kessy” para abertura e fechamento das portas sem uso da chave e partida do motor por botão, controlador automático de velocidade de cruzeiro, sensores de estacionamento dianteiros, retrovisor interno eletrocrômico, volante multifuncional com “shift paddles”, sensores de chuva e crepuscular e farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home e rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16.

O segundo pacote, “Tech II”, inclui aos itens do anterior o sistema “RKA” (indicador de pressão dos pneus), ar-condicionado digital Climatronic, sistema “s.a.v.e” de divisão do porta-malas (e rede porta-objetos), porta-luvas refrigerado, câmera traseira, detector de fadiga, sistema de frenagem automática pós-colisão, volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.

A versão Highline soma aos itens de série da opção Comfortline os recursos: sistema “Kessy” de abertura das portas sem uso da chave e partida do motor por botão no console central, controlador automático de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado “Climatronic”, banco do passageiro dianteiro rebatível, descanso de braço dianteiro com porta-objetos e 2 portas USB para carregamento, porta-luvas refrigerado, faróis de neblina com função “cornering light” (luz de conversão estática), luz de condução diurna (DRL) em LED ao lado dos faróis de neblina, rodas de liga leve de 16” “Avalanche” com pneus 195/55 R16, sobretapetes e volante multifuncional revestido de couro com “shift paddles” e detalhes em preto brilhante na cabine.

Como opcionais, o Novo Polo Highline oferece três pacotes. O primeiro traz revestimento dos bancos em couro sintético native. O segundo, “Tech High”, inclui sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sistema “RKA” de indicador de pressão dos pneus, sistema “s.a.v.e” de divisão do porta-malas (e rede porta-objetos), antena “tubarão”, câmera traseira para auxílio no estacionamento, detector de fadiga, espelho retrovisor eletrocrômico, farol com ajuste automático de intensidade e função coming/leaving home, sistema de frenagem automática pós-colisão, sensores de chuva e crepuscular e sistema de infotainment “Discover Media”

O terceiro pacote, “Technology”, adiciona ao anterior o Active Info Display e rodas de liga leve de 17” “Razor”, com pneus 205/50 R17.

São sete as opções de cores para o Novo Polo: Preto Ninja, Branco Cristal e Vermelho Tornado (sólidas) e Cinza Platinum, Azul Night, Prata Sirius e Prata Tungstênio (metálicas).

Para quem gosta de tecnologia o novo Polo é atrativo mesmo na versão topo de linha Highline, com o motor turbo com 128 cv, câmbio automático de 6 velocidades e com os pacotes Active Info Display, que traz o painel digital.

Modelo começa a ser entregue no inicio de novembro. Foto: VW
Novo Polo começa a ser entregue no inicio de novembro. Foto: VW

TABELA DE PREÇO

POLO 1.0 = R$ 49.900,00

POLO 1.6 MSI = R$ 54.990,00

POLO COMFORTLINE 200 TSI = R$ 65.190,00

POLO HIGHLINE 200 TSI = R$ 69.190,00

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Com todos os opcionais o novo Polo Highline sai por cerca de R$ 75.000,00. Foto: VW
Painel opcional do novo Polo é único no segmento. Foto: VW
Painel opcional do novo Polo é único no segmento. Foto: VW

 

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