Para aumentar as vendas do modelo a Toyota lançou uma versão mais acessível
São Paulo – SP
Desde maio deste ano, a Toyota incluiu em sua linha de veículos no Brasil, uma nova configuração de entrada do RAV4, ao preço de R$ 129.990,00.
O RAV4 é um campeão de vendas da Toyota tendo sido o SUV mais vendido no mundo em 2017.
Nos EUA, o modelo está entre os 5 veículos mais vendidos seguido pelo Honda CR-V, seu grande rival.
O RAV é um SUV agradável de dirigir, com grande área envidraçada e boa mecânica para levar cinco adultos sem sufoco.
A suspensão é confortável e enfrenta bem os buracos e lombadas que caracterizam as vias do país. O vão livre do solo (191 mm), livra o RAV de raspar o bico e outras partes do veículo na maioria das valetas e lombadas.
A versão de entrada tem a mesma mecânica da versão topo de linha, com motor 4 cilindros, 2.0 VVT-i, 16V, com 145 cv de potência a 6.200 rpm, 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm, acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete velocidades. O motor não é flex.
Durante o período do nosso teste, o modelo fez com gasolina 9,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.
Por fora, as mudanças foram discretas mantendo a identidade do modelo. Pelas novas lanternas traseiras (mais elegantes) fica mais fácil reconhecer a linha 2018.
Com relação aos equipamentos, o modelo traz uma pacote com ar-condicionado analógico de uma zona, espelho retrovisor day night, comando de ajuste de altura dos faróis, bancos revestidos em tecido, porta-objetos, volante com regulagem de altura e profundidade, sistema de áudio com CD player, MP3, entrada USB e Bluetooth.
Na versão de entrada não há o sistema multimídia em tela de 7 polegadas, disponível somente na versão TOP.
No quesito segurança, a versão de entrada traz de série: sistema de controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rompa (HAC), controle de tração (TRC), sensor de estacionamento traseiro, 3 airbags, sendo 2 dianteiros e 1 de joelho para o motorista, freios ABS e sistema de frenagem (BAS) e distribuição eletrônica (EBD).
FICHA TÉCNICA
Motor: 4 cilindros, DOHC, 2.0, 16V, Dual VVT-i, com 145 cv de potência a 6.200 rpm e 19,1 kgf.m de torque a 3.600 rpm
Câmbio: CVT simula 7 velocidades
Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson, com barras estabilizadoras
Suspensão traseira: Independente, tipo Double Wishbone, com barras estabilizadoras
Direção: Eletroassistida progressiva (EPS)
Freios dianteiros: Discos ventilados, ABS, EDB e BAS
Freios traseiros: Discos sólidos, ABS, EDB e BAS
Pneus: 225 / 65 R17
Rodas: 17 polegadas em liga leve
Comprimento: 4.605 mm
Altura: 1.715 mm
Entre-eixos: 2.660 mm
Peso em ordem de marcha: 1.540 kg
Porta Malas: 547 litros
Tanque de gasolina: 60 litros
RAV 4 X 4 Preço: R$ 129.900,00
RAV 4 X 4 TOP Preço: R$ 144.990,00
CONCLUSÃO:
O RAV4 é um SUV vistoso, confortável, bastante seguro e com revenda fácil, característica da marca. Na versão de entrada fazem falta a câmera de ré e o sensor sonoro de estacionamento, muito úteis para as manobras e evitar acidentes.
A Toyota precisa providenciar rapidamente uma versão com motor turbo para enfrentar a concorrência do VW Tiguan, Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e Honda CR-V, todos com motores turbo de última geração.
Comentários desabilitados.