Bolsa de Valores brasileira recua devido aos temores dos efeitos do coronavírus no país

São Paulo – SP

Bolsa cai e dólar sobe

Com a tensão resultante do primeiro caso de coronavírus registrado no Brasil, às 18, o índice da Bolsa de Valores Brasileira fechou em -2,59% e o dólar comercial apresentava a sétima alta consecutiva, passado a custar R$ 4,475.

O mercado financeiro demonstra preocupação com o coronavírus e alguns especuladores aproveitam para atuar no mercado forçando grande variação nas cotações.

Além do caso registrado no Brasil, foram registrados nesta quinta-feira outros casos da doença na Grécia e Noruega com um aumento de infectados em todo o mundo.

Para conter a alta do dólar, o Banco Central brasileiro realiza hoje um leilão de 20 mil contratos de swap com vencimento em agosto, outubro e dezembro de 2020.

A alta do dólar deve elevar a previsão de inflação neste ano, já que tivemos um aumento dos combustíveis ao redor de 3% e várias matérias primas como o trigo, aço e papel entre outros, são dolarizados.

Boa parte da alta do dólar no Brasil deve-se a decisão do Banco Central de reduzir em demasia a taxa de juros (4,5% ao ano), forçando grandes investidores a buscar outros ativos para se proteger da inflação.

Um dos ativos mais procurados nos últimos 40 dias é o dólar americano que não para de subir em 2020. O outro e as ações na Bolsa de Valores também tem sido bastante procuradas pelos grandes investidores de fundos de investimento.

Com uma taxa de juros muito baixa como a atual o investidor terá remuneração abaixo da inflação que gira ao redor de 5 a 7% ao ano.

Antes da última redução da taxa de juros alguns banqueiros chegaram a manifestar sua preocupação com mais uma redução da taxa de juros que poderia desregular a economia ao invés de beneficiá-la.

O Banco Central brasileiro errou em reduzir demasiadamente a taxa de juros e isso provocou uma fuga de ativos da renda fixa principalmente para o dólar americano.

Com a confirmação do primeiro caso da doença no Brasil a bolsa cai e o dólar sobe.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.