A versão EXL vem equipada com motor 1.5 aspirado e um sofisticado equipamento de assistência a direção – Honda Sensing.

Andamos no novo Honda HR-V EXL 2023

Fizemos um test-drive no novo Honda HR-V na versão 2023, que desembarca neste mês nas concessionárias da marca em todo o Brasil.

O HR-V deixou de ser produzido pela montadora no final de janeiro e chega em agosto nas versões: EX a R$ 142.500,00 e EXL a R$ 149.900,00.

As duas versões são equipadas com o motor 1.5 aspirado de 126 cv de potência do City. As versões Advance e Touring com motor 1.5 turbo mais potente chegam em outubro.

Testamos a versão EXL que tradicionalmente é a mais vendida da linha.

Novo design e faróis Full LED em toda da linha. Foto: Caio Mattos Team

A renovação do modelo foi grande com mudanças na mecânica, design externo e interno, além de um forte reforço na segurança com equipamentos de auxílio a direção.

O HR-V ganhou 2 cm de largura e o tamanho do porta-malas foi reduzido de 437 para 354 litros, pois a montadora aumentou em 3 cm o espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro.

Um dos destaques está na inclusão do Honda Sensing – pacote de tecnologia de assistência a direção para o motorista – que está disponível desde a versão de entrada EX.

Bem como, o HR-V ganhou faróis Full LED em todas as versões, rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital automático com dutos para o banco traseiro, central multimídia de 8 polegadas (antes era 7) com Android Auto e Apple Car Play com conexão sem fio e partida do motor por botão.

A versão EXL, acrescenta bancos, volante e alavanca de câmbio com revestimento em couro, abertura das portas sem a necessidade da chave, faróis de neblina em LED, retrovisor antiofuscante, 2 tweeters, apoio de braço no banco traseiro e aletas no volante para troca de marchas.

Motor

Dianteiro, 4 cilindros, 1.5, flex, com 126 cv de potência e 15,8 kgfm de torque.  Com a nova motorização o HR-V ficou mais econômico e consequentemente, menos poluente. A adoção de injeção direta de combustível melhorou bastante a performance minimizando a redução de cilindrada.

Na versão anterior o motor era 1.8 com 140 cv de potência e 17,7 kgfm de torque.

Novo motor 1.5 aspirado utilizado no City com injeção direta de combustível. Foto: Amauri Yamazaki

Durante o test-drive o consumo na estrada (com trânsito) utilizando o Honda Sensing foi de 14,3 km/l com gasolina. Contudo, em uma viagem sem trânsito o consumo pode chegar a 17 km/l com gasolina.

Honda Sensing está disponível no painel de instrumentos e aumenta a segurança além de poupar o motorista em longas viagens. Foto: Caio Mattos

Honda Sensing

O sistema de auxílio a direção Honda Sensing se baseia em imagens captadas por uma câmera de segurança de longo alcance no para-brisa dianteiro. Através de um microprocessador e visão angular ele auxilia o motorista com:

ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – Auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo à sua frente. Ele conta com o Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância do veículo à frente mesmo em baixas velocidades;
CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – Aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal, com o objetivo de mitigar acidentes.
LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa – Detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista -– Detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar acidentes;
AHB – Ajuste automático de farol – Comutação noturna automática dos fachos baixo e alto dos faróis de acordo com a situação.

Sistema de assistência a direção Honda Sensing aumenta a segurança e poupa o motorista. Foto: Caio Mattos

O sistema funcionou perfeitamente e chegou a impressionar sendo que está presente desde a versão mais barata do HR-V 2023.

Estrutura

As mudanças no HR-V ainda incluem maior rigidez estrutural e direção ainda mais precisa com conforto e pneus 215/60 R17 em todas as versões.

Design traseiro

Na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição e, exclusivamente na Touring, tem acabamento fumê.

Novo design traseiro lembra o estilo do Porsche Cayenne. Foto: Caio Mattos

Além disso, na traseira, todas as versões têm lanternas fumê com LED nas luzes de posição e freio. Elas são unidas por uma barra horizontal de LED que também cumpre a função de luz de posição.

Magic Seat

Sistema de modularidade dos bancos com três modos de utilização (Utility, Long e Tall) permite a acomodação de objetos das mais amplas dimensões e volumes.

Novos difusores

O sistema de ar-condicionado digital traz um novo tipo de difusores, que permitem aos ocupantes escolher entre o fluxo normal de ar e um fluxo disperso, que cria uma cortina de ar fresco entre vidros laterais e teto sem atingir diretamente o corpo, além de minimizar o calor transferido ao interior do veículo pelas superfícies envidraçadas.

Novos difusores de ar mais eficientes. Foto: Caio Mattos

Lista de equipamentos

EX Honda SENSING – faróis Full LED, botão de partida (Start/stop Engine), modos de direção Normal e ECON, rodas de alumínio aro 17”, ar-condicionado automático com dupla saída na traseira, duas portas USB para os passageiros do banco traseiro, central multimídia 8” touchscreen com Android Auto e Apple Car Play sem-fio, painel digital TFT de alta resolução de 4,2 polegadas, Magic Seat, bancos revestidos em tecido, banco traseiro bipartido 60/40, seis airbags, Honda SENSING, HDC (controle de descida em rampa), LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), câmera de ré, EPB (freio de estacionamento eletrônico com função Brake Hold) e alerta de pressão dos pneus (TPMS).

EXL Honda SENSING – Equipamentos acima e/ou: bancos revestidos em couro, Smart Entry (destravamento por aproximação da chave), espelho retrovisor eletrocrômico, faróis de neblina em LED, volante revestido em couro com paddle shifts, apoio de braço central no banco traseiro, rodas de alumínio aro 17” (exclusiva das versões EXL Honda SENSING e Advance), tweeters dianteiros (2) e sensores de estacionamento traseiros.

Mais 3,5 cm de espaço para os passageiros do banco traseiro. Foto: Caio Mattos

Mercado

Com as mudanças realizadas pela Honda as vendas do HR-V devem colocar o SUV entre os modelos mais vendidos do segmento, pois toda a linha vem bem equipada.

A princípio, seus principais concorrentes são: Hyundai Creta, VW T-Cross, Jeep Renegade e Nissan Kicks.

Os equipamentos de assistência a direção incorporados no Honda Sensing estão presentes nos concorrentes somente nas versões topo de linha, com preço superior.

New HR-V terá oito opções de cores. Foto: Caio Mattos

De acordo com a montadora, o isolamento acústico evoluiu no New HR-V por meio da adoção de material fonoabsorvente de maior eficiência, assim como de espuma expansiva de poliuretano em pontos ocos da estrutura.

Test-drive realizado com jornalistas automotivos. Foto: Caio Mattos

Andamos no novo Honda HR-V EXL 2023.

 

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16 Comentáros

  1. Lindo carro, belo Interior e design. Fora a potência…

  2. Eduardo Domingues Da Cruz

    É uma super máquina muito linda vale apena ter uma máquina dessa!

      • CARLOS+A+FERRACINA

        Carro muito lindo,principalmente está nova traseira sem dizer do Honda Sensing do espaço interno e a nova motorização.

  3. Eduardo Ruiz

    Continua bom em diversos aspectos mas a Honda esquece de colocar o teto solar no veículo!
    E isso perante aos concorrentes é um ato falho da marca!

    • Revista HG

      Optaram por colocar o Honda Sensing de assistência a direção