SUV combina design, performance (185 cv), segurança e o maior porta malas da categoria.

Andamos no Fiat Fastback Limited Edition.

A montadora número 1 em vendas no Brasil lançou o Fastback, um SUV, que passa a ser o modelo topo de linha no país.

Trata-se de uma estratégia ousada da Fiat para participar do mercado de SUVs médios com maior valor agregado.

Enquanto outras montadoras adiaram planos de lançamentos, a Fiat optou por lançar um modelo para competir principalmente com o Jeep Compass, VW Taos e Corolla Cross, pelo porte da carroceria.

Atualmente, a montadora italiana lidera o mercado com folga:

Fenabrave (acumulado jan a set 2022)

1 – Fiat: 21,94%
2 – GM: 14,60%
3 – VW: 13,07%
4 – Hyundai: 9,95%
5 – Toyota: 9,87%
6 – Jeep: 7,10%
7 – Renault: 6,47%

O Fastback está disponível em 3 versões: Audace, Impetus e Limited Edition.

Bem equipado, ele sai de fábrica com sistemas de assistência à direção, freio de mão eletrônico, paddle shifters, cluster full digital de 7 polegadas, central multimídia de até 10,1 polegadas e o Fiat Connect////Me – opcional.

Andamos com a versão Limited Edition com um visual exclusivo e motor Turbo 270 Flex, líder em potência e torque na categoria.

Desempenho de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos sendo mais rápido e econômico que o Jeep Renegade turbo. Foto: Amauri Yamazaki

De acordo com a montadora, a carroceria é composta por 87% de aço de alta e ultra resistência que dissipam melhor o impacto em caso de acidente.

Design

O Fastback tem design fluido e esportivo e seu porte chama a atenção.

Na dianteira, o para-choque tem entradas aerodinâmicas e grade em black piano. Os faróis são Full LED de série com DRL quando as setas são acionadas.

Faróis, pisca e faróis de neblina em LED e ângulo de ataque de 20,4º. Foto: Amauri Yamazaki

A altura do solo (192 mm) junto com os ângulos de ataque (20,4) e transposição (21,2), as medidas fazem com que o Fastback encare com  segurança obstáculos na cidade ou na estrada de terra.

Distância entre-eixos de 2.533 mm e altura mínima do solo de 192 mm. Foto: Amauri Yamazaki
Pneus de perfil baixo 215/45 R18 – Continental. Foto: Amauri Yamazaki
Badges identificam a versão Limited Editon com o escorpião. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O cockpit tem uma atmosfera envolvente e a posição de direção transmite sensação de segurança com bancos confortáveis.

Equipado com central multimídia de 10,1 polegadas na versão Limited com o Fiat Connect////Me, vinculado à tela maior, além de Apple CarPlay e Android Auto com conexão sem fio.

Cluster digital de 7″, tela multimídia de 10,1″, conectividade de smartphone sem fio e ar-condicionado de 1 zona.
No modo de condução Sport o painel digital fica vermelho. Foto: Amauri Yamazaki

Com mais de 30 funcionalidades, o sistema permite que o usuário tenha acesso a todas as informações do seu Fastback, como diagnósticos e a localização do veículo pelo smartphone, smartwatch ou até através de um assistente como Alexa ou Google Assistant.

Além disso, é possível fazer o agendamento da revisão e de outros serviços em concessionária pelo app My Uconnect conectado à central.

Identificação Limited Edition no interior do veículo. Foto: Amauri Yamazaki
Tela multimídia de 10,1 polegadas facilita a leitura dos mapas e as balizas com a câmera de ré. Foto: Amauri Yamazaki

O SUV conta carregador sem fio para smartphones com saída de ar-condicionado dedicada nesta região, navegação embarcada com trânsito em tempo real de série, função TC+ que garante melhor frenagem em condições de baixa aderência, controle de estabilidade, câmera de ré, e ar-condicionado automático digital de uma zona com dutos para os passageiros do banco traseiro.

Pela categoria do Fastback mereceria ar-condicionado digital de 2 zonas pelo menos na versão topo de linha.

Interior alto e espaçoso com bancos de “couro ecológico” da versão Limited Edition. Foto: Amauri Yamazaki

Não há opção de teto solar na versão Limited Edition.

Bom espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado e uma saída USB. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 4 cilindros, turbo 270 Flex com 185 cv  de potência com etanol (180 cv com gasolina) e 270 Nm de torque (25,5 kgfm) na versão Limited Edition Powered by Abarth, com mais potência e torque entre os concorrentes.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos e é ainda o mais rápido entre os competidores com motor turbo até 1.5l, com a melhor relação peso-potência da categoria (7kg/cv).

A Fiat conseguiu deixar o Fastback mais rápido e com melhor torque em baixa do que o Jeep Compass 1.3 turbo que utiliza o mesmo motor.

O modelo vem com 3 modos de direção: Normal (menor consumo e mais conforto), Manual (versatilidade) e Sport (rápida).

Transmissão automática de 6 marchas associada ao Turbo 270.

O consumo de combustível foi de 8,8 km/l na cidade com etanol, sendo mais econômico que o Jeep Compass turbo que utiliza o mesmo motor (6,1 km/l com etanol).

Motor 1.3 turbo flex com 185 cv de potência e 25,5 kgfm de torque com etanol. Foto: Amauri Yamazaki
Consumo na cidade de 8,8 km/l com etanol. Foto: Amauri Yamazaki

Suspensão

Uma otimização na geometria dianteira permitiu um centro de rolagem mais baixo, para aumento da estabilidade. Traz também um maior diâmetro da barra estabilizadora que confere mais estabilidade dinâmica.

Bem como, foi desenvolvido um novo eixo traseiro que dá mais rigidez, reduzindo a rolagem da carroceria e garantindo mais estabilidade.

As suspensões são mais macias do que a do Jeep Compass.

Design arrojado lembra a BMW X6. Foto: Amauri Yamazaki.

Porta Malas

O maior da categoria com  517 litros na medição VDA (a mais utilizada) ou 600 litros líquidos de capacidade, maior comprimento, largura e abertura de acesso entre os concorrentes, com cobertura retrátil, facilitando a disposição das bagagens. Com os bancos rebaixados, o volume chega a 1.087 litros.

Design coupé e ângulo de saída de 21,2º. Foto: Amauri Yamazaki
Identificação do motor 1.3 turbo na tampa do porta-malas. Foto: Amauri Yamazaki
Maior porta-malas da categoria com 517 litros pelo método VDA ou 600 litros líquidos de capacidade para a família. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia

Três anos de garantia.

O que falta no Fiat Fastback;

– Ar-condicionado de duas zonas.
– Sensor de ponto cego nos retrovisores externos.
– Vidro traseiro inclinado dificulta visibilidade.

O que o Fiat Fastback tem:

– Estilo, presença, ousadia e mecânica turbo.
– Fastback fez 8,8 km/l com etanol na cidade contra 6,1 km/l do Jeep Compass.
– Tela multimídia de 10,1″, equipamentos de assistência a direção, espaço e conforto.
– O maior porta-malas da categoria com 600 litros.

Design ousado chama atenção. Foto: Amauri Yamazaki

Ficha Técnica Fastback Limited Editon

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 1.332 cm³, flex, 4V por cilindro.
Potência: 185 cv com etanol e 180 cv com gasolina a 5.750 rpm.
Torque: 25,5 kgfm a 1.750 rpm.
Alimentação: Injeção direta de combustível.
Câmbio: Automático de 6 velocidades + ré.
Suspensão Dianteira: MacPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores com barra estabilizadora + mola helicoidal.
Suspensão Traseira: Eixo de torção com rodas semi independentes + mola helicoidal.
Direção: Pinhão e cremalheira.
Rodas: 7,0″ x 18″.
Pneus: 215/45 R18 – Continental.
Peso: 1.304 kg.
Capacidade de Carga: 400 kg.
Carga Máxima Rebocável: 400 kg.
Comprimento: 4.427 mm
Largura: 1.774 mm.
Altura: 1.545 mm.
Distância entre-eixos: 2.533 mm.
Ângulo de Entrada: 20,4º.
Ângulo de Saída: 24,3º.
Altura Mínima do Solo: 192 mm.
Tanque de Combustível: 47 litros.
Velocidade Máxima: 210 km/h com gasolina ou etanol.
Consumo na Cidade: 8,6 km/l com etanol.
Consumo na Estrada: 11,0 km/l com etanol.
Porta-malas: 517 litros de capacidade pelo método VDA (o mais utilizado) ou 600 litros líquidos.
Preço: A partir de R$ 154.376,00 – Limited Edition – out/ 2022.

Com o Fastback a Fiat entra com ousadia no segmento de SUVs médios. Photo: Amauri Yamazaki
COMPARTILHAR

34 Comentáros

  1. Renato Gloder Maciel

    Lindo carro. É que porta malas gigante hein. Showww

      • Gilson+Castanhal

        Nossa que carro lindo , fico imaginando um na cor vermelho ou preto . Vai parar trânsito onde passar ……

      • Paulo Roberto manzieri

        Este Fast é magnífico. Lindo…porta mala com 600 litros e 10 5 km litro estrada pela sua categoria. Potente …quem não quer um Fiat?

  2. Antonio Barbosa dos Santos

    Design bonito, motor potente e preço competitivo. Vai aquecer a concorrência!!

  3. Lindo carro gostei muito só falto o dinheiro pra comprar um desse

  4. Eduardo Ruiz

    Finalmente a marca apimentada italiana desembarca no Brasil!
    Assim poderemos experimentar a pimenta nos motores brazucas.
    O estilo do carro remete ao X4, entra na sessão ou amarás ou não, mas o conjunto faz esquecer a aparência questionável de seu exterior.
    O que falta pra ser a cereja do bolo é um teto solar, pois em um país tropical, ele seria o charme nas noites de luar!!

    • Revista HG

      É mais rápido e econômico que o Compass

  5. Soo B Chung

    Carro de plataforma compacto mas carroceria e motor de carro médio.
    Deve andar bem com este motor.

  6. CARLOS+A+FERRACINA

    Carro lindo completo , cada vez mais difícil de escolher um Sub.

  7. Cezar+Ragonha

    Carro muito lindo, com potência, design e bons equipamentos!!
    Preço justo pelo que entrega.

    • Revista HG

      Sim, preço muito bom para o top de linha

  8. GIANCARLO Escobar PIRRO

    Maior porta malas da categoria, roda aro 18 no top, motor 1.3 turbo, faróis Full led, da pra comprarar com o hrv de entrada com motor 1.5 de city e porta malas de 354l? Vira covardia. O melhor custo benefício dos suvs da categoria, e o mais diferente tb. Se for pra gastar 150, 155k, não vejo opção melhor. Boa matéria, tava aguardando 🙂