Modelo 100% elétrico impressiona pela agilidade no trânsito.

Andamos no Renault Kwid E-Tech elétrico.

A Renault do Brasil deu um importante passo no sentido de se inserir no segmento de veículos elétricos com o lançamento do E-Kwid.

Com preço razoavelmente acessível para um automóvel elétrico, o E-Kwid é importado da China, que domina a tecnologia para veículos 100% elétricos.

Um dos pontos positivos do modelo é a sua  agilidade no trânsito com uma aceleração de 0 a 50 km/h, em apenas 4,1 segundos. Porém, a aceleração de 0 a 100 km/h, fica em 14,6 segundos.

De acordo com a montadora, a autonomia é de 298 km em uso urbano e no modo econômico. Contudo, em nosso período de avaliação a autonomia foi de 240 km de acordo com o computador de bordo.

Faróis com lâmpadas halógenas e velocidade máxima de 130 km/h. Foto: Amauri Yamazaki

O automóvel elétrico tem o custo por quilômetro rodado bem inferior ao do veículo a gasolina. Nesse sentido, o custo por quilômetro rodado do E-Kwid fica ao redor de R$ 0,06 contra R$ 0,40 de um automóvel a gasolina.

Veículos elétricos e híbridos não estão sujeitos ao rodízio. Foto: Amauri Yamazaki

Design

O mesmo do Kwid flex com um estilo que mistura o desenho de um SUV como desenho de um hatch. As rodas tem 4 parafusos, contra 3 da versão flex. No logo da Renault na dianteira fica o local para recarregamento da bateria.

Pneus 174/70 R14 de perfil alto absorvem as irregularidades do percurso. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

Simples e basicamente o mesmo do Kwid flex com o painel de instrumentos exibindo informações da bateria com autonomia e índice de recarregamento.

Interior simples com painel de instrumentos digital mostrando a carga da bateria e autonomia. Foto: Amauri Yamazaki

A alavanca de marchas é substituída por um comando rotativo cromado com utilização em 3 posições: D (drive/marcha à frente), N (neutro/ponto morto) e R (ré). Não há o modo P (estacionado).

Seletor de câmbio com uma marcha a frente e outra de ré. Foto: Rodolfo Buhrer

O sistema multimídia Media Evolution vem com tela touchscreen de 7”, espelhamento de smartphone compatível com fio para Android Auto e Apple CarPlay, entradas USB e Aux.

Sistema multimídia de 7″ com espelhamento de smartphone com cabo e ar-condicionado analógico de uma zona. Foto: Amauri Yamazaki

Já o volante, traz o botão “push to talk”, que aciona o comando para reconhecimento de voz (via smartphone), permitindo ativar e comandar o assistente iOS ou Google do smartphone.

Acabamento básico para um veículo de entrada. Foto: Amauri Yamazaki
Pouco espaço para as pernas para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Recarregamento

Para se recarregar integralmente uma bateria que esteja com 20% de carga, no recarregador rápido leva cerca de 4h:30 minutos.

O  E-Kwid já vem com um recarregador a ser utilizado na tomada residencial (110 e 220V), mas o aparelho é muito lento e a recarga com a bateria com 20% de carga, leva mais de 12h. Se não tiver recarregador rápido em casa é melhor não ter um veículo elétrico.

Os automóveis elétricos são recomendados para quem tem recarregador rápido em casa. O custo de um aparelho varia de R$ 15.000,00 a R$ 20.000,00 importado da China.

O peso da bateria é de 188 quilos e de todo o veículo de 977 quilos.

Design do Kwid flex com a identificação E-Kwid na tampa do porta-malas. Foto: Amauri Yamazaki

O E-Kiwd  vem com 6 airbags, controle eletrônico de estabilidade, freios ABS com BAS, assistente de partida em rampa, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sistema multimídia de 7″, direção elétrica, e demais itens de segurança e conforto.

Porta-malas com capacidade para 290 litros. Foto: Amauri Yamazaki

A propulsão 100% elétrica de 48 kW (65 cv) é associada a uma bateria de 26,8 kWh e possibilita capaz de entregar conforto e agilidade sem troca de marchas. Durante o uso não há emissão de poluentes ou CO2.

Renault on Demand

Visando proporcionar a experiência de um carro elétrico sem se preocupar com valor de revenda, manutenção e vida útil da bateria, a Renault oferece a opção de assinatura com o Renault on Demand. Nesse sentido, essa plano de mobilidade oferece diversos planos de assinatura customizáveis.

O Kwid E-Tech está disponível nos planos de 12, 24, 36 ou 48 meses. No momento da adesão o cliente escolhe os planos de Km, com opções de 1.000, 2.000 e 3.000 quilômetros mensais.

A princípio, todos os planos Renault On Demand incluem os serviços:

Manutenção: todas as revisões preventivas do veículo inclusas no pacote de assinatura.
Todos os documentos e taxas relacionadas ao veículo como IPVA e licenciamento são gerenciados pelo Renault On Demand.
Seguro Auto: proteção contra roubo, furto, incêndio e terceiros.
Assistência 24 hs: reboque, chaveiro, retorno ao domicílio, hospedagem, modalidade reserva, e serviços emergenciais pelo:  0800-8881500.

Kwid E-Tech nas cores: Glacier Polar, Prata Diamond e Verde Noronha. Foto: Amauri Yamazaki

O que falta no Kwid E-Tech:

Sensor crepuscular dos faróis já que o carro custa R$ 149.000,00.

O que o Kwid E-Tech tem;

Agilidade, boa dirigibilidade e preço razoavelmente acessível para quem quer um veículo elétrico.

Andamos no Renault Kwid E-Tech elétrico.

COMPARTILHAR

29 Comentáros

      • Paulo Roberto manzieri

        Super confortável e econômico por ser um veículo elétrico…R$ 0,06 contra R$ 0,40 de gasolina no custo km rodado. Acessível e roda bem na cidade.

      • Jose Manoel Bezerra

        Gostei muito do novo Renault kwid, achei que ganhou mais espaço. Gostei também da abertura do carregador ficou muito interessante. parabéns!!

        • Revista HG

          Uma opção de carro elétrico para a classe média

  1. Cezar+Ragonha

    Um bom projeto de entrada da Renault para veículos 100% elétricos, porém deixa a desejar no espaço interno e demora demais para carregar as baterias.

  2. Eduardo Ruiz

    Alternativa cara pra rodar no centro das grandes cidades.
    Principalmente em SP que há rodízio, e assim poderá rodar todos os dias pra trechos curtos, dessa forma, uma chance de ver como um carro elétrico fica nós para e anda do trânsito na ida e retorno do trabalho!!

  3. Lindo carro , pena que os preços continuam muito alto

  4. Gilson+Castanhal

    Este carro ficou perfeito. Custo benefício e ótimo. Sério o carro perfeito para o meu dia a dia.

  5. Paulo Stedile

    Excelente, tudo que o mundo moderno exige

      • Carlos marra

        Desempenho podia ser bem melhor. Quanto ao preço não tem o porque custar tudo isso. Muito menos componentes