Índices deste ano são, em média, 30% superiores ao da corrida de 2021.

GP São Paulo traz 1,3 bilhão para a Capital.

De acordo com os organizadores, o GP São Paulo de F1 de 2022, realizado nos dias 11, 12 e 13 de novembro, superou expectativas e recordes, conforme levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O evento, que marcou o aniversário de 50 anos de Grandes Prêmios de Fórmula 1 no Brasil, registrou impacto econômico de R$ 1,37 bilhão para São Paulo; atraiu um público de 235.617 pessoas no autódromo. O cálculo dos impactos econômicos foi realizado pela FGV com informações da Secretaria Municipal de Turismo, através do Observatório do Turismo, da São Paulo Turismo (SPturis).

Prefeito de São Paulo

Para o prefeito Ricardo Nunes, o GP de F1 foi um sucesso em todos os sentidos. “Tivemos 15 mil empregos gerados, rede hoteleira lotada, excelente organização e muita emoção e diversão. A prefeitura investe em melhorias constantes no Autódromo de Interlagos para receber a F1 e outras provas de velocidade, além de shows nacionais, internacionais e grandes eventos de entretenimento. Muito orgulho pelos excelentes resultados traduzidos em números que são um verdadeiro presente para a nossa cidade!”, comemora o prefeito.

Prefeito de São Paulo Ricardo Nunes e o CEO do GP São Paulo Alan Adler. Foto: Amauri Yamazaki

O F1 Heineken GP de São Paulo 2022 foi superlativo em todos os sentidos. No Autódromo os pilotos deram um show desde as primeiras atividades de pista e o público superou as expectativas da organização.

O público de quase 236 mil pessoas foi 29,9% maior que no ano passado, graças à instalação de novos setores para os torcedores.

A princípio, o impacto econômico de R$ 1,37 bilhão (R$ 826,2 milhões diretos e R$ 545 milhões indiretos) aponta um crescimento real de 29,8% em relação a 2021, que foi de R$ 960 milhões.

Nesse sentido, a movimentação econômica gerou R$ 206,4 milhões em impostos, em um aumento real de 30,4% na comparação com o evento anterior – a arrecadação de tributos em 2021 havia sido de R$ 143,8 milhões.

A atividade econômica realizada pelo GP São Paulo de F1, gera “ondas” (efeitos) que movimentam outros setores, o chamado efeito-dominó.

Os impactos diretos são os gastos efetivamente realizados pela organização do evento, pelos patrocinadores e pelo público. Os impactos indiretos correspondem à movimentação econômica gerada na cadeia produtiva da realização da F-1.

O número de profissionais envolvidos no evento deste ano foi de 13.708, um crescimento 42,8% em relação a 2021, que contou com 9.598 pessoas.

Exposição recorde de mídia

A exposição de mídia da cidade de São Paulo com a realização do GP também registrou crescimento. Um dos benefícios mais importantes para um patrocinador na F1 e em qualquer esporte é a sua exposição, e em 2022 o evento gerou 448,6 milhões de dólares em retorno de mídia para a cidade, um recorde, de acordo com o Fórmula Money.

O tipo de exposição gerado foi, em maior parte, pela transmissão da prova ao vivo para mais de 180 países e 445 milhões de expectadores globais únicos – 82,8% da exposição foi graças à transmissão do evento; 12% por mídia online e 5,3% foi por mídia impressa.

O valor total da exposição de mídia gerado nos três anos de realização do GP São Paulo foi de mais de 1 bilhão de dólares para a cidade: em 2019, o retorno da exposição foi de US$ 208,1 milhões; em 2021, US$ 403,1 milhões; e em 2022, US$ 448,6 milhões.

“Os excelentes números sobre o impacto econômico do GP São Paulo mostram que estamos conseguindo alcançar nossos objetivos: promover entretenimento de qualidade para quem vai ao autódromo, e gerar benefícios para toda a população de São Paulo. Além de proporcionar emprego e renda, o GP São Paulo projeta a imagem da Cidade para o Brasil e para o mundo, o que, com certeza, fortalece São Paulo como destino turístico. Para isso, estão sendo fundamentais a visão estratégica e a sensibilidade social do Prefeito Ricardo Nunes, que trabalha intensamente para que São Paulo receba o evento mais importante do Brasil da melhor maneira possível”, afirma Alan Adler, CEO do GP São Paulo de F1.

Edição de 2022 registrou recorde de público com 236.000 pagantes.

Perfil do público

Do público que foi ao autódromo para assistir o GP São Paulo, 70,2% eram de fora da capital. Desses, 45,5% vieram de fora do estado e 4,6%, de fora do país.

Em 2021 o número de pessoas que veio de fora da capital foi de 64,4%, com 39,9% de fora do estado e 3,1% de fora do país. A presença feminina em Interlagos aumentou em 75,8% e passou de 20,7% em 2021 para 36,4% este ano.

O público de 18 a 24 anos passou de 14,3% em 2021 para 21,3% em 2022; na faixa de 25 a 29 anos o crescimento foi de 18,8% para 22,8% este ano.

Já entre o público de 30 a 39 anos a porcentagem no circuito caiu de 32,5% para 28,3% e na faixa dos 50 aos 59 baixou de 9,1% para 8,3%. A porcentagem de pessoas com mais de 60 anos diminuiu de 5,4% para 4,1%.

O GP de São Paulo está confirmado no calendário Mundial de F1 de 2023 e acontece nos dias 3, 4 e 5 de novembro no Autódromo de Interlagos.

Grande Prêmio de São Paulo 2023

Datas: 3, 4 e 5 de novembro – Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo
Site oficial: f1saopaulo.com.br
Tiqueteira oficial: eventim.com.br/f1saopaulo (ingressos à venda a partir de 16/11 ao meio-dia)
Coleção exclusiva NTFs Brazilian GP: The 50 years collection: nft.F1saopaulo.com.br

 

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