Em seguida, cruzaram os ingleses George Russell e Lando Norris.
![]()
Lewis Hamilton vence o GP de Barcelona de F-1.
Barcelona assistiu neste domingo a um daqueles momentos que podem mudar os rumos de uma temporada. Após meses de expectativa e adaptação à Ferrari, Lewis Hamilton conquistou sua primeira vitória pela equipe italiana ao vencer o GP de Barcelona, encerrando a sequência dominante da Mercedes e recolocando a escuderia de Maranello definitivamente na disputa pelo campeonato.

Safety Car
O britânico largou da primeira fila, ao lado do pole position George Russell, e transformou uma corrida estratégica em uma exibição de experiência. A Ferrari apostou em uma agressiva estratégia de três paradas, enquanto a Mercedes seguiu um plano mais conservador. O momento decisivo ocorreu na volta 41, quando um Virtual Safety Car permitiu a Hamilton realizar sua última parada praticamente sem perder tempo para os adversários.
A partir dali, o heptacampeão controlou a prova com autoridade para conquistar sua primeira vitória desde o GP da Bélgica de 2024 e a primeira vestindo o vermelho da Ferrari. O triunfo também marcou a primeira vitória da equipe italiana na temporada 2026.
Mercedes
George Russell levou a Mercedes ao segundo lugar após uma atuação consistente, enquanto Lando Norris garantiu a terceira posição para a McLaren. O resultado produziu um histórico pódio formado por pilotos britânicos, algo que não acontecia na Fórmula 1, desde 1968.
Se Hamilton foi o grande vencedor do domingo, Kimi Antonelli viveu o oposto. O líder do campeonato fazia mais uma corrida sólida e chegou a ocupar a segunda colocação, mas sofreu uma falha elétrica a apenas cinco voltas do fim e abandonou a prova. O revés interrompeu uma sequência de cinco vitórias consecutivas do jovem piloto da Mercedes e reduziu significativamente sua vantagem na liderança do Mundial.
Leclerc
A Ferrari ainda teve um gosto agridoce. Enquanto Hamilton celebrava uma vitória histórica, Charles Leclerc abandonou a corrida após enfrentar problemas técnicos, impedindo um resultado ainda mais expressivo para a equipe italiana.


O brasileiro Gabriel Bortoleto da Audi fez uma corrida mediana e terminou na 11ª posição.

Próxima Corrida: 28 de junho – GP da Áustria às 10 horas.
Lewis Hamilton vence o GP de Barcelona de F-1.




