Sistemas de assistência a direção, conforto e o novo motor turbo com 177cv, estão entre os atrativos.

Andamos no Honda HR-V Touring 2023.

Tivemos a oportunidade de andar por uma semana com o HR-V Touring turbo, modelo topo de linha do SUV.

O grande diferencial está na mecânica do motor turbo com 177 cv de potência já que a diferença de design é mínima nas versões EX e EXL.

A princípio, o HR-V 2023 (independente da versão) tem o melhor acabamento interno, a  suspensão mais confortável e o mais completo sistema de equipamentos de auxílio a direção do segmento.

Para o leitor ter uma ideia, o Audi A3 S-Line Performance Black versão topo de linha, não tem equipamentos de assistência a direção  nem conexão com smartphone sem fio, mesmo custando R$ 286.990,00.

Na versão Touring todas as luzes são em LED incluindo o pisca-pisca. Foto: Amauri Yamazaki

Concorrentes

Recentemente chegaram ao mercado modelos com o o Fiat Fastback com uma excelente proposta, mas que não tem o nível de cuidado com os detalhes que o HR-V. No caso do HR-V, a montadora teve cuidado redobrado para diminuir os ruídos dentro da cabine e amortecer os impactos das vias mal conservadas do país

Só para citar um exemplo, o Hyundai Creta Ultimate, o Chevrolet Tracker Premier e o Fiat Fastback, não tem ar-condicionado digital de duas zonas. Além disso, o Creta Ultimate (topo de linha) não tem espelhamento de celular sem cabo, nem motor turbo.

Na lateral, o diferencial está no desenho das rodas de liga-leve em dois tons de 17″. Foto: Amauri Yamazaki

Bem como, o Chevrolet Tracker Premier não tem equipamentos de auxílio a direção nem na versão topo de linha.

Contudo, o Creta Ultimate e o Tracker Premier, tem teto solar que não é oferecido nem como opcional no HR-V 2023.

O Jeep Renegade S-Line (R$ 177.713,00) tem equipamentos de auxilio a direção, motor turbo mais potente com 185 cv, teto solar opcional (R$ 8.576,00) porta-malas com 320 litros, mas fica devendo no espaço para os passageiros do banco traseiro.

Dá para sentir em cada detalhe do HR-V 2023 o cuidado com a qualidade e a preocupação que a montadora teve com o conforto de todos os passageiros.

Na versão Touring o diferencial está no desenho da grade e em uma linha cromada abaixo da placa imitando a linha de um monitor cardíaco. Foto: Amauri Yamazaki

A diferença de preço entre o HR-V EXL (1.5 aspirado) para o HR-V Touring (1.5 turbo) é de R$ 33.100,00 para ter 51 cv de potência a mais.

No trânsito da cidade de São Paulo, não dá para sentir tanto a diferença entre o motor aspirado e o motor turbo que consome cerca de 17% a mais.

A princípio, a fila  de espera do HR-V 2023 está ao redor de 90 dias devido a falta de microprocessadores.

Interior

Interior igual ao da versão EXL, equipamentos de assistência a direção e espelhamento sem fio de smartphone. Foto: Amauri Yamazaki
Além da tela multimídia o painel de instrumentos também possui indicação de direção do navegador. Amauri Yamazaki

Ar-condicionado digital de duas zonas com dutos para os passageiros do banco traseiro e o carregador de smartphone sem fio carrega o aparelho mesmo que ele esteja com a “capinha” de proteção.

Bancos em couro com tecnologia anti fadiga e ajuste elétrico para o motorista. Foto: Amauri Yamazaki
O HR-V oferece mais espaço para os passageiros do banco traseiro entre todos os concorrentes do segmento. Foto: Amauri Yamazaki
Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.5 turbo com 177 cv a 5.000 rpm com etanol e 173 cv a 5.500 rpm com gasolina.

O torque é de 24,5 kgfm de 1.700 a 4.500 rpm com etanol e 22,4 kgfm de 1.700 a 5.500  rpm com gasolina.

De acordo com a montadora, o motor recebeu aperfeiçoamentos que trouxeram mais potência (+ 4 cv) e maior eficiência energética.

O câmbio é do tipo CVT com simulação de 7 marchas.

Motor 4 cilindros, 1.5, turbo com 177 cv de potência com etanol com 24,5 kgfm de torque. Photo: Amauri Yamazaki

Aceleração

0 a 100 km/h em 8,5 segundos.

Consumo de 9,6 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada com gasolina. Amauri Yamazaki

Consumo

Em trajeto urbano o consumo foi de 9,6 km/l e na estrada de 13,5 km/l, ambos com gasolina.

Lanternas traseiras e pisca-pisca em LED. Imagem: Amauri Yamazaki
Duas saídas de escapamento nas versões turbo e porta-malas com capacidade para 354 litros. Amauri Yamazaki

Ficha Técnica HR-V Touring 2023

Motor: Dianteiro, transversal, 4 cilindros, 1.498 cc, turbo, flex, 16V, comando duplo e injeção direta de combustível.
Potência: 177 cv e 24,5 kgfm de torque com gasolina.
Transmissão: CVT com simulação de 7 marchas.
Suspensão: McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.
Comprimento: 4.385 mm.
Entre-eixos: 2.610 mm.
Altura: 1.590 mm.
Peso: 1.422 kg em ordem de marcha.
Porta-malas: 354 litros.
Tanque de combustível: 50 litros.
Freios: Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira.
Consumo: 9,4 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina.
Preço:  R$ 184.500,00 – novembro 2022.

Produção do HR-V 2023 está em ritmo mais lento devido a falta de microprocessadores. Foto: Amauri Yamazaki

O que o HR-V Touring tem:

Equipamentos de assistência a direção em todas as versões, conectividade sem fio de última geração, mecânica de primeira, acabamento aprimorado, conforto para cinco adultos, valor de revenda e uma das melhores assistência técnica do país.

O que falta no HR-V Touring:

Teto solar na versão topo de linha.

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23 Comentáros

  1. Cezar+Ragonha

    Um automóvel top de linha na sua categoria.
    Lindo acabamento interno e com muitos equipamentos!!
    Vai dar muito trabalho para a concorrência.
    Verdadeiramente lindo!!

  2. Paulo Roberto manzieri

    Designers bonito…volante com muitos comandos a sua mãe e preço compatível com qualidade e marca

  3. Renato Gloder Maciel

    Ficou lindo… O design interno esta lindo.

  4. Paulo Stedile

    Versão turbo, daqui a pouco está voando e de primeira classe

  5. CARLOS+A+FERRACINA

    Design maravilhoso, frente imponente com está nova grade , melhor espaço interno da categoria a Honda realmente não tem concorrente.

  6. Marcelo+Santos

    Design arrojado, interior espaçoso e motor potente …. Excelente carro… parabéns Honda ….

  7. Eduardo Ruiz

    A Honda oferece ótimos motivos pra colocar o veículo na lista de desejos, mas esquece que alguns opcionais fazem parte do desejo de muitos consumidores e não ter teto solar é um desses opcionais que possam fazer a compra de marca concorrente.
    Mas no aspecto geral, a marca traz um veículo robusto e confiável, e com a tradição Honda de qualidade.