SUV de luxo com 7 lugares vem recheado de equipamentos de auxílio a direção.
Andamos no Jeep Commander Overland 1.3 turbo.
Tivemos a oportunidade de andar no Commander turbo flex fabricado no estado de Pernambuco.
Aproveitando do sucesso do Renegade e do Compass, a Jeep decidiu fazer o que nenhuma outra montadora se arriscou a fabricar no Brasil. Um SUV grande com preço a partir de R$ 244.000,00 na versão mais simples (Limited).
Todas as montadoras diziam que no Brasil não havia escala para fabricar um veículo nesta faixa de preço, mas a Jeep foi contra o efeito manada e demonstrou que estava certa, já que durante 18 meses houve fila de espera para o modelo.
A versão 1.3 turbo flex, tem menos torque em baixa que a versão turbo diesel que é mais agradável de dirigir principalmente em trajeto urbano.
O motorista pode resolver isso colocando o câmbio no modo Sport, mas aí o consumo que já não é tão bom, aumenta ainda mais.
Na versão flex, o ângulo de entrada é menor do que na versão diesel.
Design
Considerado de grande porte no Brasil tem estilo americano característico da Jeep. Por onde passa, seus 4.769 mm de comprimento chamam a atenção pela elegância e presença.
A versão Commander Overland vem com rodas de 18″ e a versão Limited de 17″.
Além disso, na versão Overland a parte abaixo das portas é pintada na cor do carro e na versão Limited a cor abaixo das portas é preta.
O Commander Overland na versão 1.3 turbo flex a tração é nas rodas dianteiras e na diesel tração 4×4 por demanda
Interior
Painel de instrumentos completo com cluster digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação própria e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto, por conexão sem fio.
Bem como, conta com carregamento de smartphones sem cabo, por indução. Existem portas USB nas três fileiras de bancos.
Alinhado aos bancos, há revestimento em suede e couro no painel e duas entradas USB, sendo uma USB do tipo C.
Na versão Overland, o sistema de som é Harman Kardon de alta fidelidade (9 alto falantes + 1 subwoofer) também responsável pelo pareamento sem fio do smartphone. Sonoridade mais ampla em toda a faixa de frequência faz a diferença.
Auxílio a direção
Controle de Cruzeiro Adaptativo: Mantém a velocidade pré-determinada, mas caso o veículo à frente reduza a velocidade, o Commander também reduzirá, retomando assim que o veículo a frente voltar a acelerar.
Assistente de Mudança de Faixa: Ajuda a identificar mudanças indesejadas de faixas com a câmera frontal, aplicando uma força contrária no volante como forma de alerta.
Assistente para Sair de Ré: Sensor que detecta movimentos de carros, pedestres e ciclistas, emitindo avisos sonoros e no retrovisor até a ré ficar livre e segura.
Sensor de Fadiga: Faz uma análise constante do seu comportamento na direção e avisa em caso de alto risco de adormecer. Suas aventuras agora muito mais seguras.
Frenagem Automática: Identifica e ajuda a mitigar colisões iminentes com pedestres e ciclistas, por exemplo, acionando os freios automaticamente.
Reconhecimento de Placas: Reconhece automaticamente as placas de limite de velocidade de trânsito, informando através de sinais visuais no painel e avisos sonoros quando for preciso adequar sua velocidade.
Motor
Dianteiro, 4 cilindros, 1.3, turbo, flex, com 185 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e recurso Start&Stop que pode ser desligado no painel.
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
Aceleração: 0 a 100 km/j em 9,9 segundos.
Velocidade Máxima: 202 km/h.
Câmbio: Automático (Aisin) de 6 marchas com modo Normal e Sport.
No Commander 1.3, o motor precisa de mais torque em baixa rotação e melhorar o consumo de combustível.
Consumo
Somente com o motorista e sem bagagem, o consumo foi de 5,3 km/l em trajeto urbano e 9,5 km/l na estrada com etanol.
Suspensão
Suspensão dianteira e traseira é mais macia e confortável que a do Compass. Os pneus de perfil mais alto que a do Compass contribuem para deixar o Commander mais macio e confortável.
São 3 fileiras de bancos, 7 lugares e um dos maiores porta-malas com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração para 5 ocupantes e 233 litros com as 3 fileiras de bancos levantados.
A tampa do porta-malas abre e fecha eletricamente.
Tanque de Combustível: 61 litros.
Garantia: 3 anos.
O que o Jeep Commander Overland tem:
Sofisticação, uma enorme quantidade de equipamentos de segurança, conforto, conveniência, robustez e ser fabricado no Brasil, o que aumenta a oferta de peças de reposição.
O que falta no Commander Overland:
A princípio, mais torque em baixas rotações e melhorar o consumo de combustível.
Andamos no Jeep Commander Overland 1.3 turbo.
29 Comentáros
Muito llndo confortável e muito espaçoso.
E ficou lindo d mais.
Muito espaçoso e confortável
Excelente carro, parabéns
Combina com a sua família
Lindo carro, excelente motor e espaço interno
SUV para a família
Lindo carro muito top
Verdade
Excelente carro para viajar com a família!
3 fileiras de banco e produção no Brasil
Tem tudo para ser um sucesso de qualidade e vendas
Teve 1,5 ano de fila de espera
Realmente uma SUV para a família,com muito espaço e conforto e super bem equipado
Sim, muito espaço, conforto e sofisticação
Lindo de mais o perfeito carro da família inteira super espaçoso .
Super
Carro maravilhoso meu sonho de consumo
Meu tambem
Jeep Commander, esse carro familiar veio para completar as necessidades das famílias brasileira. Muito espaço, um carro leve, e por final muito bonito. Parabéns!!
Verdade
Uau lindo e potente apesar do motor pequeno!
Correto
Passear pelas “suaves” ruas de São Paulo com elegância e estilo JEEP!
As famílias grande e quem precisa de espaço no porta mala agradecem essa combinação regado de tecnologia e beleza!!
Elegância
Esse zero a 100 aí , será ?
Pra mim, de longe, fica a impressão que esse motor atende bem até o compass, acima disso é muito peso. Aí não tem jeito, sacrifica consumo etc. Fora isso, qualidade de construção e acabamento da jeep são referência. Só me preocupa os constantes e inúmeros problemas que envolvem motor, freios (abs), etc. É um belo carro, mas se for pensar em um carro discreto 7 lugares com motor devido, o carnival surpreende os mais incrédulos não?
Blz
Sim, para ele seria bom um turbo 1.6 ou 2.0
Bonito , estiloso e espaçoso fora a potência
Ok