SUV de luxo com 7 lugares vem recheado de equipamentos de auxílio a direção.

Andamos no Jeep Commander Overland 1.3 turbo.

Tivemos a oportunidade de andar no Commander turbo flex fabricado no estado de Pernambuco.

Aproveitando do sucesso do Renegade e do Compass, a Jeep decidiu fazer o que nenhuma outra montadora se arriscou a fabricar no Brasil. Um SUV grande com preço a partir de R$ 244.000,00 na versão mais simples (Limited).

Todas as montadoras diziam que no Brasil não havia escala para fabricar um veículo nesta faixa de preço, mas a Jeep foi contra o efeito manada e demonstrou que estava certa, já que durante 18 meses houve fila de espera para o modelo.

Faróis Full LED, faróis de neblina e DRL em LED. Foto: Amauri Yamazaki

A versão 1.3 turbo flex, tem menos torque em baixa que a versão turbo diesel que é mais agradável de dirigir principalmente em trajeto urbano.

O motorista pode resolver isso colocando o câmbio no modo Sport, mas aí o consumo que já não é tão bom, aumenta ainda mais.

Na versão flex, o ângulo de entrada é menor do que na versão diesel.

Design

Considerado de grande porte no Brasil tem estilo americano característico da Jeep. Por onde passa, seus 4.769 mm de comprimento chamam a atenção pela elegância e presença.

Rodas 19 polegadas na versão Overland com sensores de distância dianteiro, traseiro e lateral. Amauri Yamazaki

A versão Commander Overland vem com rodas de 18″ e a versão Limited de 17″.

Além disso, na versão Overland a parte abaixo das portas é pintada na cor do carro e na versão Limited a cor abaixo das portas é preta.

Pneus 235/50 R19 e distância entre eixos de 2.794mm proporcionam conforto. Foto: Amauri Yamazaki

O Commander Overland na versão 1.3 turbo flex a tração é nas rodas dianteiras e na diesel tração 4×4 por demanda

Interior

Painel de instrumentos completo com cluster digital personalizável de 10,25” e central multimídia com tela touch de 10,1” Full HD com navegação própria e espelhamento para Apple Carplay e Android Auto, por conexão sem fio.

Bem como, conta com carregamento de smartphones sem cabo, por indução. Existem portas USB nas três fileiras de bancos.

Painel de instrumentos digital configurável, central multimídia de 10,1 polegadas e ar-condicionado digital de duas zonas. Foto: Amauri Yamazaki
Conectividade sem fio com o smartphone e câmera de ré de alta- resolução. Amauri Yamazaki

Alinhado aos bancos, há revestimento em suede e couro no painel e duas entradas USB, sendo uma USB do tipo C.

Na versão Overland, o sistema de som é Harman Kardon de alta fidelidade (9 alto falantes + 1 subwoofer) também responsável pelo pareamento sem fio do smartphone. Sonoridade mais ampla em toda a faixa de frequência faz a diferença.

Commander Overland vem com banco do motorista e passageiro dianteiro com regulagem elétrica, 7 airbags, bancos em couro com o logo Jeep. Foto: Amauri Yamazaki

Auxílio a direção

Controle de Cruzeiro Adaptativo: Mantém a velocidade pré-determinada, mas caso o veículo à frente reduza a velocidade, o Commander também reduzirá, retomando assim que o veículo a frente voltar a acelerar.

Assistente de Mudança de Faixa: Ajuda a identificar mudanças indesejadas de faixas com a câmera frontal, aplicando uma força contrária no volante como forma de alerta.

Assistente para Sair de Ré: Sensor que detecta movimentos de carros, pedestres e ciclistas, emitindo avisos sonoros e no retrovisor até a ré ficar livre e segura.

Sensor de Fadiga: Faz uma análise constante do seu comportamento na direção e avisa em caso de alto risco de adormecer. Suas aventuras agora muito mais seguras.

Frenagem Automática: Identifica e ajuda a mitigar colisões iminentes com pedestres e ciclistas, por exemplo, acionando os freios automaticamente.

Reconhecimento de Placas: Reconhece automaticamente as placas de limite de velocidade de trânsito, informando através de sinais visuais no painel e avisos sonoros quando for preciso adequar sua velocidade.

Dutos de ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro com regulagem de velocidade e espaço para 3 adultos. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, 4 cilindros, 1.3, turbo, flex, com 185 cv de potência a 5.750 rpm com etanol e recurso Start&Stop que pode ser desligado no painel.
Torque: 27,5 kgfm a 1.750 rpm.
Aceleração: 0 a 100 km/j em 9,9 segundos.
Velocidade Máxima: 202 km/h.

Câmbio: Automático (Aisin) de 6 marchas com modo Normal e Sport.

No Commander 1.3, o motor precisa de mais torque em baixa rotação e melhorar o consumo de combustível.

Motor 4 cilindros, 1.3, flex com 185 cv de potência com etanol. Image: Amauri Yamazaki

Consumo

Somente com o motorista e sem bagagem, o consumo foi de 5,3 km/l em trajeto urbano e 9,5 km/l na estrada com etanol.

Suspensão

Suspensão dianteira e traseira é mais macia e confortável que a do Compass. Os pneus de perfil mais alto que a do Compass contribuem para deixar o Commander mais macio e confortável.

Porte de SUV grande com design elegante. Foto: Amauri Yamazaki

São 3 fileiras de bancos, 7 lugares e um dos maiores porta-malas com 1.760 litros com todos os bancos rebaixados, 661 litros na configuração para 5 ocupantes e 233 litros com as 3 fileiras de bancos levantados.

Porta-malas com 661 litros com a terceira fileira de bancos rebaixada. Foto: Amauri Yamazaki

A tampa do porta-malas abre e fecha eletricamente.

Tanque de Combustível: 61 litros.

Garantia: 3 anos.

O que o Jeep Commander Overland tem:

Sofisticação, uma enorme quantidade de equipamentos de segurança, conforto, conveniência, robustez e ser fabricado no Brasil, o que aumenta a oferta de peças de reposição.

O que falta no Commander Overland:

A princípio, mais torque em baixas rotações e melhorar o consumo de combustível.

Jeep Commander Overland é um SUV de luxo fabricado no Brasil com 3 anos de garantia. Amauri Yamazaki

 

Andamos no Jeep Commander Overland 1.3 turbo.

 

COMPARTILHAR

29 Comentáros

  1. Francisco Edvando

    Muito llndo confortável e muito espaçoso.
    E ficou lindo d mais.

  2. Jaroslav

    Realmente uma SUV para a família,com muito espaço e conforto e super bem equipado

    • Revista HG

      Sim, muito espaço, conforto e sofisticação

    • CARLOS+A+FERRACINA

      Lindo de mais o perfeito carro da família inteira super espaçoso .

  3. Jose Manoel Bezerra

    Jeep Commander, esse carro familiar veio para completar as necessidades das famílias brasileira. Muito espaço, um carro leve, e por final muito bonito. Parabéns!!

  4. Uau lindo e potente apesar do motor pequeno!

  5. Eduardo Ruiz

    Passear pelas “suaves” ruas de São Paulo com elegância e estilo JEEP!
    As famílias grande e quem precisa de espaço no porta mala agradecem essa combinação regado de tecnologia e beleza!!

  6. GIANCARLO ESCOBAR PIRRO

    Esse zero a 100 aí , será ?
    Pra mim, de longe, fica a impressão que esse motor atende bem até o compass, acima disso é muito peso. Aí não tem jeito, sacrifica consumo etc. Fora isso, qualidade de construção e acabamento da jeep são referência. Só me preocupa os constantes e inúmeros problemas que envolvem motor, freios (abs), etc. É um belo carro, mas se for pensar em um carro discreto 7 lugares com motor devido, o carnival surpreende os mais incrédulos não?

  7. Wesley Nascimento

    Bonito , estiloso e espaçoso fora a potência