Declarações do novo governo referente ao teto de gastos e a suspensão da privatização afetam o mercado.

Ibovespa opera com -3,08% no primeiro pregão de 2023.

O índice da Bolsa de Valores de São Paulo no primeiro dia útil do ano foi influenciado pelos sinais de que o governo federal irá atuar de forma intervencionista nas empresas estatais.

A princípio, o recuo se dá principalmente, devido a queda nos preços das ações da Petrobras (ON e PN), Banco do Brasil e Banco Itaú.

Às 13h:47 minutos desta segunda-feira, 2 de janeiro, as ações principais ações do índice apresentavam as seguintes quedas:

Petrobras PN (PETR4): – 5,76%

Petrobras ON (PETR3):  – 6,60%

Banco do Brasil ON (BBAS3): – 3,80%

Banco Itaú (ITUB4): – 2,86%

Contudo, a possível  retomada da economia chinesa segue sendo observada de perto, sendo que os papéis da Vale (VALE3) registravam alta moderada de + 0,83%.

Os investidores apresentam aversão a risco no Brasil, resultado em alta nos juros, pois o presidente Lula declarou no domingo que pretende revogar o teto de gastos.

Além disso, o presidente manteve a desoneração na redução de impostos para o combustível e determinou a retirada da Petrobras no processo de desestatização programado pelo governo anterior.

A decisão de manter a redução de impostos foi um “revés” para o ministro Fernando Haddad, que era contra a manutenção da medida e contava com a receita da cobrança de impostos para reduzir o déficit fiscal de 2023.

O indicado para presidir a Petrobras, Jean Paul Prates (PT-RN) chamou a paridade de preços internacional de abstração e disse não ver motivos para alta nos preços dos combustíveis.

Ibovespa opera com -3,08% no primeiro pregão de 2023.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.