Com design R-Series, 155 cc e tecnologia de última geração ela chega para impressionar.

Yamaha YZF-R15 das pistas para as ruas.

A montadora apresentou no Festival Interlagos 2023, a Yamaha YZF-R15, uma superesportiva de 155cc, com atrativos até então só vistos em motos de maior cilindrada.

Motor é de última geração, com comando de válvula variável e arrefecimento líquido, quadro Deltabox, balança traseira da suspensão em alumínio, rodas e pneus largos, freios com ABS nas duas rodas, e design esportivo.

De acordo com a montadora, ela une esportividade e performance com a versatilidade de uma motocicleta de uso cotidiano (dia a dia).

Design

Seu visual esportivo e moderno chama atenção por onde passa, graças às linhas marcantes e arrojadas, que carregam o DNA da R-Series.

O conjunto óptico da YZF-R15 reforça a modernidade com luz de posição e farol de última geração de LED, garantindo maior amplitude de luminosidade nos fachos do farol baixo e alto.

Bem como, o modelo conta com lampejador de farol e lanterna traseira de LED, com maior eficiência na iluminação, fundamental para ser visto em condução noturna.

Farol em LED. Divulgação

Carenagem

Sua estrutura em camadas, como na YZF-R1, foi desenvolvida em túnel de vento com o propósito de otimizar o fluxo de ar, oferecendo um ótimo desempenho aerodinâmico, capaz de reduzir a turbulência da área do capacete.

Carenagem em camadas. Divulgação

Painel

Painel multifunção é 100% digital com iluminação de LED e fundo branco, garantindo contraste das informações no display, facilitando a leitura na pilotagem diurna e noturna.

De acordo com a montadora, no display estão o contagiros, medidor de combustível, indicador de marcha e indicador VVA, que mostra quando o sistema privilegia o funcionamento esportivo.

Além disso, outro recurso destinado a esportividade, é o o Shif Light localizado na parte superior do painel.

Painel de instrumentos digital. Divulgação

Ele indica o momento ideal para troca de marchas e pode ser ajustado pelo condutor para acender na rotação de sua prefência.
Merecem destaque, os indicadores velocidade média, de consumo instantâneo e média de consumo, perfeitos para quem busca economia.

Motor

Único da categoria street de baixa cilindrada com arrefecimento líquido e comando de válvulas variável. Ele é capaz de alcançar a potência máxima de 18,8cv a 10.000 rpm e o torque máximo de 1,5 kgf.m a 8.500 rpm.

Do tipo monocilíndrico, com 155cc e taxa de compressão de 11.6:1, foi desenvolvido com o objetivo de criar uma geração de propulsores compactos com eficiência e economia de combustível, atendendo aos rígidos parâmetros de emissão de poluentes.

O sistema de arrefecimento é do tipo a líquido, com o radiador posicionado à frente do motor. Dessa forma, o controle da temperatura da câmara de combustão é maior, tornando mais eficiente a queima da mistura ar/combustível, consequentemente melhorando o torque e a potência do motor.

Na alimentação do motor da R15, feita por sistema de injeção eletrônica, a posição do injetor de combustível é diferenciada. Ele fica próximo da válvula de admissão para melhorar a homogeneização da mistura ar/ combustível e reduzir a carbonização.

Assim como, a caixa do filtro de ar com volume de 5.5 litros, que resulta em maior potência e torque, na prática, acelerações e retomadas mais contundentes.

Também disponível na cor Racing Blue. Divulgação

Embreagem

Recurso comum em motos potentes de alta cilindrada, a embreagem deslizante evita a frenagem excessiva do motor em reduções bruscas de marcha, comuns em uso esportivo, e consequentemente o travamento da roda traseira. Nesse sentido, isso garante não só a maior durabilidade de toda a transmissão da motocicleta, como aumenta seu controle na pilotagem.

A embreagem na R15 ainda é do tipo assistida, capaz de reduzir a pressão no manete de acionamento da embreagem, garantindo uma troca de marchas mais suave.

Tampa de combustível. Divulgação

Câmbio

A princípio, de acionamento suave e engates precisos, o câmbio da nova R15 de 6 velocidades permite pilotar em rotações mais baixas, contribuindo para a economia combustível.

Escapamento

Otimiza a saída dos gases para melhor desempenho e eficiência no controle de emissões, e sua inspiração deriva da das irmãs maiores na aparência e no ronco mais grave e encorpado.

Divulgação

 

A YZF-R15 tem três opções de cores:

Prata Fosco (Matt Silver),

Azul Metálico (Racing Blue) e

Preto Metálico (Midnight Black),

e estará disponível na Rede de Concessionários Yamaha em meados de novembro de 2023, com o preço público sugerido a partir de R$ 18.999,00 + frete.

Azul metálico (Racing Blue) a R4 18.999,00 + frete. Divulgação

Yamaha YZF-R15 das pistas para as ruas.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.