Modelo surpreende pela eficiência dos equipamentos de assistência ao motorista.

Andamos no Hyundai HB 20 Platinum 1.0 turbo.

Tivemos a oportunidade de rodar no modelo topo de linha do HB hatch turbo a Platinum.

Sucesso de vendas desde o lançamento, o hatch não decepciona em relação a potência, dirigibilidade e espaço interno.  Contudo, os equipamentos de assistência ao motorista operam com uma eficiência superior até mesmo de veículos de categoria superior.

Aviso de ponto cego nos espelhos retrovisores com alarme sonoro, sistema de auxílio de manutenção de faixa, frenagem autônoma, detector de fadiga e aviso de que o carro a frente começou a andar, operam com uma eficiência de chamar a atenção.

Sistema de condução avançada com câmera no para-brisa para aumentar a segurança. Amauri Yamazaki

Além disso, a versão Platinum vem com 6 airbags: 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina.

Luz diurna em LED, farol do tipo projeto e faróis auxiliares com lâmpadas halógenas. Amauri Yamazaki

Na dianteira, não há sensores de distância.

Rodas exclusivas em liga-leve e pneus 195/55 R16 Michelin. Amauri Yamazaki

Comprimento: 4.000 mm     Distância entre-eixos: 2.530 mm.

Design

Mudou bastante ficando mais reto em todas as direções.

Seus principais concorrentes são o Chevrolet Onix, VW Polo, Fiat Argo e Peugeot 208.

Interior

Dentro dos padrões do segmento, a versão Platinum vem bem equipada com volante com comandos de som, telefone, piloto automático, computador de bordo e paddle shift.

Painel de instrumentos digital e ar-condicionado digital de uma zona. Amauri Yamazaki

De acordo com a montadora, o software embarcado ganhou atualizações para operar com mais eficiência identificando: veículos, pedestres e ciclistas.

Todos com comandos de vidros com sistema automático.

Painel de instrumentos digital não configurável. Amauri Yamazaki
Central multimídia de 8″ com pareamento de smartphone sem fio. Amauri Yamazaki

A central multimídia tem gravador de voz e um software para evitar que manobristas mexam no sistema multimídia utilizando uma senha para bloqueio.

Ar-condicionado digital de uma zona com 3 modos de ventilação. As linhas-guia da câmera de ré não são dinâmicas.

Abaixo do ar-condicionado uma entrada USB-A, uma entrada USB-C (mais eficiente) somente para carregamento de celular e uma tomada 12V.

Ao lado do banco do motorista um descansa braço com um porta-volume.

Bancos revestidos em tecido com regulagem manual.  A Yamazaki

Cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura.

Lâmpadas internas de iluminação do tipo incandescente.  Para-sol do passageiro com iluminação.

Espaço dentro da categoria para os passageiros do banco traseiro sem duto de ar-condicionado – Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Dianteiro, transversal, 3 cilindros, turbo, 998 cm³, 12V, duplo comando, injeção direta, flex e Start&Stop que pode ser desligado. Contudo, quando o carro é ligado novamente o Start&Stop volta a funcionar.

Potência: 120 cv com gasolina ou etanol.

Torque: 17,5 kgfm entre 1.500 a 4.000 rpm com gasolina ou etano.

Motor 3 cilindros turbo gera 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque com gasolina ou etanol. Amauri Yamazaki

Câmbio: Automático de 6 velocidades tem performance melhor que no Creta 1.0 turbo. Com isso, as retomadas são mais rápidas.

Consumo: Durante o período de avaliação o computador de bordo reportou 6,7 km/l com etanol

Bateria do tipo AGM, mais eficiente e também mais cara na hora da reposição.

Suspensão

Dianteira: McPherson
Traseira: Eixo de torção.

Pisca-pisca e luz de ré ficam na parte de baixo do para-choque. Imagem: A Yamazaki

Freios

Discos nas rodas dianteiras e tambores nas rodas traseiras.

Porta-malas com capacidade para 300 litros e 4 sensores de estacionamento. Foto: Amauri Yamazaki

Garantia: 5 anos.

Tanque de combustível: 50 litros.

O HB 20 é fabricado na cidade de Piracicaba-SP gerando empregos e divisas ao país. Imagem: Amauri Yamazaki

 

Andamos no Hyundai HB 20 Platinum 1.0 turbo.

COMPARTILHAR

35 Comentáros

  1. Francisco Edvando

    Ficou bem diferente do anterior.
    Ficou lindo .

  2. Eduardo Ruiz

    Esse é um carro gostoso de guiar, a única falha é ter a seta de posição na ponta do pára-choque traseiro e isso é ruim demais na estrada!!

  3. Eu fiquei 2 dias com desse 2022 e é top imagina esse então excelente carro

  4. Os componentes digitais completam o conforto interno!!

  5. Carro perfeito para passear com a família,muito elegante e confortável.

  6. Jose Manoel Bezerra

    Vamos falar de HB 20 Platinum , tive o prazer de dirigir e fiquei encantado ficou lindo top. Cara de carro grande.

  7. Eduardo Domingues Da Cruz

    esse carro é muito lindo e vale apena comprar um desse modelo.

  8. Cezar+Ragonha

    A mudança no design deixou o carro mais elegante, a potência também chama s atenção. Só achei estranho o consumo.
    Gostei muito!!

  9. Rodrigo Morgado

    Reúne tecnologia com praticidade, conforto e segurança, além de inovar no visual.

  10. Carlos marra

    Ótimo carro para o dia a dia. Super econômico