Selo Maior Valor de Revenda orienta consumidores a comprar veículos com a menor desvalorização no seminovo.

Em sua 10ª edição, Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 foi destinado aos modelos Honda HR-V e Porsche Cayenne, respectivamente com índices de depreciação de -2,8% e -2,5%, nas categorias “Motores a combustão” e “Eletrificados”, como os “Campeões Gerais” do ano.

Montadoras

Em evento de entrega das certificações, que aconteceu ontem – 9 de novembro –, em São Paulo, os organizadores do SMVR-Autos também homenagearam as montadoras e os modelos que obtiveram o título de “Campeão Geral” nos últimos dez anos: Chevrolet (Onix e Onix Plus), Fiat (Strada), Honda (HR-V), Hyundai (HB20), Jeep (Compass) e Toyota (Yaris).

Jornalista Joel Leite criador do Selo Maior Valor de Revenda. Amauri Yamazaki

“Saiu da concessionária, o carro já perde 10%, 15% até 20%”, diz o jargão popular corrente no mercado brasileiro. No entanto, a Agência Autoinforme, que realiza o estudo de depreciação veicular desde 2001 e que, a partir de 2014, passou a ser certificação Selo Maior Valor de Revenda – Autos, derruba essa tese.

Nesse sentido, com o objetivo de mostrar aos fabricantes e às importadoras e, em especial, aos consumidores finais, que um bem durável, cujo investimento, familiar ou corporativo, não pode ser tratado dessa maneira, o estudo do SMVR-Autos passou a ser divulgado para valorizar os serviços de pós-venda e de fidelização dos clientes às marcas. E isso se acentua quando o preço do veículo chega a atingir ticket médio de R$ 145 mil.

Viviane Vilar e Gislaine Matano da Honda Automóveis (centro) recebem a premiação do HR-V. Foto: Amauri Yamazaki
Honda HR-V referência no segmento pela desvalorização de apenas 2,81% após 1 ano de utilização. Divulgação

Este ano, 93 modelos foram analisados, após a linha de corte de 1.000 unidades comercializadas em 12 meses (motores a combustão) e de 300 unidades dos veículos eletrificados.

A princípio, o período de referência do estudo foi entre setembro de 2022 e agosto de 2023. “Decidimos criar dois agrupamentos de modelos, a combustão e eletrificados, porque veículos elétricos e híbridos ganharam novos players e importância nos últimos dois anos, mas ainda sem condições de atender à primeira linha de corte de 1.000 unidades”, explica Joel Leite, da Agência Autoinforme.

Motores a Combustão

No agrupamento de “Motores a combustão”, venceram com os menores índices de depreciação os modelos: Renault Kwid (Hatch Entrada -11,6%), Chevrolet Onix (Hatch Compacto -6,2%), Audi A3 Sportback e Mini Cooper (Hatch Premium -6,7%), Toyota SW4 (Monovolume/Minivan/7 lugares -7,9%), Fiat Strada (Picape Pequena -10,5%), Ford Maverick (Picape Compacta -9,5%), Toyota Hilux (Picape Média -9,2%), Ram Classic (Picape Grande -8,8%), Fiat Cronos (Sedã Pequeno -7,6%), Honda City (Sedã Compacto -5,8%), Volkswagen Jetta (Sedã Médio -4,3%), Fiat Pulse (SUV Entrada -8,3%), Honda HR-V (SUV Compacto -2,8%), Porsche Macan (SUV Médio -8,6%) e Porsche Cayenner (SUV Grande -3,5%).

Eletrificados

Bem como, nas cinco categorias do agrupamento “Eletrificados”, foram certificados os modelos Renault e-Kwid (Elétrico Entrada -8,5%), Volvo XC40 (Elétrico Médio/Grande -5,2%), Porsche Cayenne (Híbrido Plug-in -2,5%), Toyota RAV4 (Híbrido -4,7%) e o Mercedes-Benz C300 (Híbrido Leve -6,2%).

José Ricardo Gomes – Diretor da Toyota (centro) recebe premiação referente ao SW4, ao lado de Joel Leite da Agência Autoinforme (direita). Amauri Yamazaki

Histórico

Com menores índices de depreciação ou maiores de valorização, nos últimos dez anos, a Toyota venceu em 28 categorias, seguida pela Volkswagen (26), Fiat (21), Honda (18), Chevrolet (17), Hyundai (11), Ford (9), Volvo (7), Jeep e Renault (5), Porsche (4), Land Rover, Mercedes-Benz e Mini (3), Audi (2) e Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram (1).

Já entre os “Campeões Gerais” aparecem a Honda e Chevrolet (3 vezes), Fiat, Jeep, Porsche e Toyota, com 1 título cada.

Honda HR-V e o Porsche Cayenne são os modelos mais valorizados em 2023

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