A NC 750X DCT se torna o segundo modelo com a tecnologia da Honda a ter produção local confirmada.

Honda apresenta NC 750X versão 2024.

A Honda NC chegou ao Brasil em 2012 como NC 700X em duas versões, Standard e ABS.

Desde então, a Honda NC conquistou uma parcela de fãs mundo afora, e no Brasil não foi diferente.

O moderno motor bicilíndrico com arquitetura inédita permitiu criar no espaço ocupado pelo tanque um compartimento para abrigar um capacete integral, com o reservatório de combustível de 14,1 litros sendo deslocado para a zona sob o banco do piloto, com bocal situado na porção do banco destinada ao passageiro.

Bem como, outro ponto positivo derivado da nova configuração técnica foi a posição de pilotagem confortável, com o assento posicionado a reduzida altura do solo (apenas 10 mm mais alto que a CB 300F Twister), guidão largo, banco amplo, suspensões confortáveis e razoável proteção aerodinâmica promovida por um discreto e eficaz para-brisa.

A partir de novembro de 2023 a fábrica da Honda em Manaus, AM, passará a produzir o sofisticado e exclusivo câmbio DCT a NC 750X. Trata-se da única unidade fabril da Honda fora do Japão para a produção do câmbio DCT que agora será extendido à NC, além da CRF 1100L Africa Twin.

NC 750X 2024. Caio Mattos

Generalidades dos modelos

A NC 750X é oferecida em duas versões que se diferenciam no quesito transmissão. A versão MT conta com câmbio convencional de seis marchas, dotado de embreagem deslizante e assistida. A versão NC 750X DCT traz o exclusivo câmbio de dupla embreagem, o sistema Dual Clutch Technology através do qual as mudanças de marchas podem ocorrer de modo manual, através de teclas situadas no punho esquerdo, ou de modo automático.

A parte ciclística tem no chassi tubular de aço tipo Diamond o destaque, uma vez que tal arquitetura “veste” o motor cuja característica é ter os cilindros inclinados 62º à frente, propiciando uma centralização de massas e baixo centro de gravidade, além de dar espaço ao compartimento situado entre guidão e banco, praticidade típica das scooters.

Painel de instrumentos digital. Caio Mattos

Características principais

• Iluminação Full-LED
• Proteção aerodinâmica efetiva
• Compartimento de 23 litros

A filosofia “New Concept” que norteou o projeto do modelo é evidente inclusive no visual da NC750X, cujo estilo minimalista não implica em visual anônimo.

Nesse sentido, a NC 750X transborda caráter e personalidade, com superfícies que se unem resultando em uma motocicleta harmoniosa e singular, que se destaca em todos os aspectos, sem ser excessivamente chamativa.

Neste contexto um ponto de grande atração é o conjunto ótico frontal, com farol de LED e luzes DRL diurnas que conferem à parte frontal da NC750X uma agressividade discreta, marcante, cujo complemento é o pequeno e eficiente para-brisas. Destaque merece o banco de dois níveis, com conformação que resulta em uma elegante continuidade estética, unindo a parte frontal à rabeta, com lanterna traseira em LED embutida.

Exclusividade da NC, o compartimento capaz de conter um capacete integral tem 23 litros de capacidade é um ponto alto do modelo pela praticidade e versatilidade que possibilita no uso do dia a dia.

Motor

• Sistema de acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire
• Câmbio convencional ou DCT – Dual Clutch Transmission
• Três modos de condução + modo personalizável
• Controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control

Motor com potência  de 58,6 cv a 6.750 rpm e torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.. Caio Mattos

O motor da NC750X e NC 750X DCT é um bicilíndrico paralelo de arrefecimento líquido e cabeçote OHC de 8 válvulas. Os projetistas buscaram dar a tal motor um caráter que privilegia baixas e médias rotações, com curso dos pistões longo, peculiar conformação das câmaras de combustão e virabrequim de elevada massa de inércia.

Os cilindros são inclinados 62º à frente, o que restringe a altura e permite centro de gravidade baixo.

Tanto a NC 750X MT como a DCT dispõe do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire e 3 modos de condução pré-definidos e um personalizável, além do controle de tração HSTC. A potência máxima é de 58,6 cv a 6.750 rpm, o torque máximo de 7,03 kgf.m a 4.750 rpm.

Os três modos de condução – Standard, Sport, Rain mais o User, personalizável –, podem ser selecionados através do seletor no punho esquerdo e pelo painel.

O modo Sport a entrega a potência integral e o freio-motor é mais agressivo, com baixa atuação do sistema HSTC e, quando disponível, o DCT estará em modo 4.

No modo Rain a entrega da potência é mais suave, assim como freio-motor.

A intervenção do HSTC é elevada e o DCT fica em nível 1. O modo Standard é o ponto intermediário na entrega de potência, efeito de freio-motor e nível de atuação do HSTC, com DCT em 2. O User oferece a possibilidade de escolha dos parâmetros de acordo com as preferências do condutor.

HSTC

O sistema HSTC permite ajuste do controle de tração em 3 níveis, sendo o 1 menos intrusivo e o 3 o mais elevado, adequado a pisos escorregadios.

A desativação do sistema é possível. Tanto a versão com MT como a DCT têm como característica da relação de câmbio as três primeiras marchas curtas para favorecer a capacidade de aceleração, enquanto as três restantes marchas são longas, o que é particularmente benéfico para o consumo e uso rodoviário. Uma importante característica deste motor é o baixo nível de vibrações por ser dotado de eixos equilibradores.

Transmissão DCT – Dual Clutch Technology

• Trocas de marcha vinculadas ao modo de condução selecionado
• Modo USER com quatro possíveis opções
• Controle adaptativo de embreagem

Bem como, a tecnologia DCT é uma exclusividade da Honda no âmbito da indústria motociclística e com mais de uma década desde sua implantação vem ganhando consenso entre os motociclistas. Cerca de 60% dos clientes optaram pela transmissão DCT para a NC750X na Europa, que é o maior mercado deste modelo.

Conforto é um dos pontos altos da Honda NC 750X. Caio Mattos

Ciclística

– Chassi tipo Diamond tubular de aço
– Suspensão dianteira SDBV – Showa Dual Bending Valve
– Monoamortecedor traseiro Pro-Link ajustável na pré-carga da mola

Além disso, a arquitetura do chassi de aço tipo Diamond foi uma opção para a obtenção do espaço na área entre a coluna de direção e o subchassi, assim como para a ancoragem do motor bicilíndro.

Acessórios

• Opcionais com padrão de fábrica
• Malas laterais e top box dedicados ao modelo
• Kits de iluminação suplementar e para proteção

A série de acessórios originais estão disponível nas concessionárias Honda. A qualidade dos componentes segue o padrão tradicional da marcas. Além dos acessórios originais, os produtos Honda Store, – capacetes, roupas específicas para pilotagem e coleção casual – são complemento perfeito para a crossover mais tecnológica de seu segmento.

Preço, cores, garantia

As Honda NC 750X MT e Honda NC 750X DCT 2024 tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas) durante o período que durar a garantia.

A previsão de chegada às concessionárias de todo o Brasil é a partir de janeiro e preço sugerido de R$ 52.680,00 (versão MT) e R$ 58.680,00 (versão DCT), base São Paulo, SP, não inclui despesas com frete ou seguro:

NC 750X MT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 52.680,00.
NC 750X DCT (Vermelho e Prata Metálico): R$ 58.680,00.

 

Honda apresenta NC 750X versão 2024.

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