Aniversário da maior cidade da América do Sul é celebrado no dia 25 de janeiro.

Cidade de São Paulo comemora 470 Anos.

A maior cidade do Brasil e da América do Sul comemora 470 anos com atrações e eventos para todos, na capital.

Mostra Cultural

Abrindo a série de eventos na cidade, no dia 10 de janeiro de 2024, quarta-feira, as 10:30h, haverá a cerimônia de abertura da mostra cultural “Olhares do Centro de São Paulo”, com a presença de autoridades, empresários, artistas plásticos, comerciantes, associações e entidades, que diariamente procuram discutir e colaborar na busca de soluções para os problemas do Centro.

O evento terá música ao vivo do contrabaixista Zérró Santos, que já acompanhou Elza Soares, Martinho da Vila, além de outros artistas brasileiros.

No dia 20 de janeiro, no rooftop do Shopping Light, localizado no último andar do prédio, haverá um Sarau Cultural aberto ao público, com música, grupos de dança, autores independentes, poetas, feira do livro infantil e artistas pintando ao vivo.

Além disso, no dia 23 de janeiro, no período das 18h, haverá uma Roda Conversa gratuita sobre as belezas da arquitetura do centro de São Paulo, com a participação de arquitetos, decoradores e autoridades do Iphan e do DPH/Depto. Patrimônio Histórico.

Museu da Imigração

O Museu da Imigração oferece um passeio especial que parte do célebre Edifício Mirante do Vale, que ostentou por décadas o título de maior prédio do Brasil, e que atualmente abriga o Sampa Sky, ponto de partida do passeio, que possui um mirante de vidro localizado no 42º andar permitindo uma visão 360º da cidade.

Na sequência, os participantes conhecerão os segredos do Mosteiro de São Bento, inaugurado ainda no séxulo XVI, e durante o tour os visitantes serão convidados a refletirem sobre a gênese da cidade, desde o Mito Bandeirante até o presente.

Um dos destaques do roteiro é um café da manhã completo, que será oferecido no mezanino no Café Girondino, um dos mais tradicionais da capital, inaugurado em 1875.

Na sequência, o grupo se deslocará ao Museu da Imigração, onde o trem dos imigrantes aguarda na Estação Histórica, para um passeio de maria-fumaça na locomotiva responsável pelo trajeto dos imigrantes de Santos a São Paulo.

O que fazer na Cidade de São Paulo?

Avenida Paulista

Conhecida pela transmissão do Réveillon pela televisão e também pelas manifestações e protestos, a Avenida Paulista é a “cara de São Paulo”. Bastante movimentada dia e noite é um dos pontos turísticos mais conhecidos internacionalmente da capital e reúne diversos atrativos culturais. Para quem não conhece daria para ficar cerca de 1 ou 2 dias só nessa região.

Passear entre os prédios da Avenida Paulista já é uma atração, aos domingos a via fecha para os carros e fica destinada apenas para lazer. A avenida Paulista possui cerca de 3 km que podem ser percorridos a pé, de metrô, ônibus ou de bicicleta.

Masp

Já o Museu de Artes de São Paulo, conhecido como MASP, é uma das principais atrações da Avenida Paulista e seu acervo é considerado um dos melhores do Brasil. A entrada é gratuita às terças e em toda primeira quinta do mês. As segundas não abre.

Endereço: Avenida Paulista, 1578 – CEP: 013410-200 – São Paulo – SP

 Horários

Terça-feira: 10h às 20h (entrada até às 19h).
Quarta a domingo: 10h às 18h (entrada até às 17h).

Ingressos

Adultos: R$ 60,00.

Estudantes e Professores: 30,00.

Maiores de 60 anos: 30,00.

Entrada gratuita para pessoas com deficiência e um acompanhante.

Itaú Cultural

Ainda na região da avenida Paulista, o Itaú Cultural foi criado pelo banqueiro por Olavo Egydio Setúbal, em 23 de fevereiro de 1987, com o objetivo de promover manifestações e incentivar a pesquisa e a produção artísticas e teóricas relacionadas aos mais diversos segmentos culturais.

O local recebe até três exposições ao mesmo tempo trazendo à luz trajetórias de músicos, atores, pensadores, artistas, entre outras pessoas que contribuíram para o conhecimento. O local reúne até três exposições ao mesmo tempo.

O Itaú Cultura também exibe programação esporádica de cinema, restaurante e café.

O prédio do Itaú Cultural está localizado na avenida Paulista. Divulgação

Machado de Assis

 A Ocupação Machado de Assis, que aborda a atualidade e o impacto deste que é talvez o mais consagrado dos escritores brasileiros, célebre por sua criatividade e crítica. Com abertura em 18 de novembro, às 11 horas, a mostra segue até 4 de fevereiro de 2024.

A Ocupação traz documentos que contam a vida e a obra do romancista, dramaturgo, poeta, cronista e bruxo (do Cosme Velho), entre manuscritos, primeiras edições dos seus livros, fotos, cartas e itens da biblioteca pessoal de Machado (um escritor se explica por aquilo que lê?). Conta também com leituras de textos seletos do autor, feitas pelas atrizes Aysha Nascimento, Carlota Joaquina e Cleide Queirós e pela cantora Juçara Marçal.

Itaú Cultural: Avenida Paulista, 149 – Bela Vista -CEP: 014311-000 – São Paulo – SP.

Japan House

Localizado no início da avenida Paulista, próximo ao Shopping Pátio Paulista, onde os visitantes costumam estacionar o carro durante os domingos e feriados.

Viagens, estilo de vida, arquitetura para você descobrir o Japão

No Espaço Multimídia foi projetado para que o público tenha uma ideia da vasta e rica da cultura japonesa, através de livros, mangás e conteúdos eletrônicos.

Cada estante tem a intenção de estimular a curiosidade nos visitantes. Atualmente, quando alguém procura alguma coisa, usa as ferramentas de busca da internet. Contudo, a Japan House quer que os visitantes resgatem o prazer de folhear livros e garimpar prateleiras, descobrindo sensações, criando desejos, resgatando memórias.

A arrumação dos livros não obedece a lógica A-Z como em bibliotecas ou livrarias. Eles estão organizados por assunto, um jeito mais moderno e atraente para os leitores. Seja em japonês, inglês ou português, o visitante encontrará um pequeno e rico acervo.

Japan House. Divulgação

As áreas do conhecimento contempladas: Comer, Viajar, Estilo de Vida, Cultura, História, Design, Arquitetura, Tecnologia, Japão e Brasil e Crianças.

O Japan House foi construído pelo governo japonês sendo dedicado a cultura japonesa, reunindo exposições, lojas, uma cafeteria e restaurante com preços acima da média.

A entrada é gratuita.

Avenida Paulista, 52 – São Paulo – SP

Casa das Rosas

Localizada em frente a Japan House, a Casa das Rosas foi construída em 1935 sendo uma das referências da memória de São Paulo. A Casa das Rosas é um casarão no estilo clássico francês, dedicado a diversas manifestações culturais, com enfoque em literatura e poesia, na cidade de São Paulo. É um dos edifícios remanescentes da época característica da ocupação inicial de uma das principais vias da cidade. Uma mansão da época em que os moradores da Av. Paulista eram os milionários barões do café. A entrada é gratuita e além de apreciar a bela arquitetura cercada pelo jardim de rosas, a Casa também oferece uma cafeteria e uma programação cultural dedicada à poesia e literatura.

Avenida Paulista, 37 – Bela Vista – CEP:01311-000 – São Paulo – SP

Mercado Municipal de São Paulo

Conhecido como Mercadão está localizado no centro histórico de São Paulo, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e do Estado, sobre uma área próxima ao rio Tamanduateí, próximo ao centro velho de São Paulo.

Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933, tendo mais de oito décadas de história, onde foi projetado para ser um entreposto especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e demais produtos alimentícios.

O Mercadão conta com 12.600 m2 e abriga mais de 1.500 funcionários que movimentam 350 toneladas de alimentos selecionados diariamente em seus mais de 280 boxes. Por serem selecionados os alimentos ofertados no Mercadão não são baratos.

Os turistas que vão visitar o Mercadão costumam saborear o sanduíche de mortadela (super rechegado) e os pastéis de bacalhau e de pernil, estão entre as diversas atrações gastronômicas do local.

Mercado Municipal de São Paulo. Foto: Amauri Yamazaki

Mercado Municipal de São Paulo

Rua Cantareira, 306 – Centro – São Paulo – SP

Tel. 11 3313-3365

Horários: segunda a sábado, das 6 às 18 horas.

Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Mirante do Sesc

 Outro lugar imperdível da Avenida Paulista é o Mirante do SESC, onde do alto o visitante poderá ter noção da grandiosidade da Paulista e de tudo que a cerca.

O acesso é gratuito, mas é necessário agendar com antecedência pelo site ou aplicativo Credencial Sesc SP (abrem vagas todas às sextas, 12h).

Ele está localizado no no 17º andar, de onde é possível apreciar diversos pontos conhecidos da cidade de São Paulo.

O espaço conta com uma horta, na qual são cultivadas hortaliças, ervas e temperos. Também são oferecidas atividades voltadas à prática da agricultura urbana.

A visita contempla também o acesso ao Café Terraço, com cardápio pensado exclusivamente para ampliar a experiência do visitante.

Parte dos ingressos é disponibilizada às terças, às 10h, para toda a semana (terça a domingo), via aplicativo Credencial Sesc SP (ícone Agendamentos/Mirante).

Os demais ingressos são liberados diariamente, via aplicativo Credencial Sesc SP (ícone Agendamentos/Mirante).

Mirante do Sesc. Divulgação

Avenida Paulista, 119 – 17º andar – Bela Vista, CEP: 01311-000 – São Paulo – SP.

Cidade de São Paulo comemora 470 Anos.

 

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.