Episódio envolvendo o executivo principal da Red Bull em comportamento inadequado estaria por trás de uma possível ruptura.

Parceria entre a Red Bull e Ford começa a complicar.

Os recentes acontecimentos envolvendo o executivo principal da equipe Red Bull, o inglês, Christian Horner, acusado de comportamento inadequado com uma funcionária estão tomando rumos inesperados.

Primeiro, após uma investigação independente contratada pela matriz da Red Bull, teria chegado a conclusão que Horner deveria renunciar ao cargo. Contudo, o inglês recusou em admitir a culpa e obteve o apoio do acionista majoritário da empresa, o tailandês Chaleo Yoovidhya, em permanecer à frente da equipe.

A princípio, estaria tudo mais ou menos resolvido, mas logo em seguida vazaram para a imprensa, FIA e para as equipes de F-1, o conteúdo de WhatsApp entre Horner e a funcionária que o acusava de comportamento inadequado.

Este vazamento trouxe um grande constrangimento a todos que acompanham a categoria, colocando Horner em evidência novamente.

O vazamento foi realizado por alguém com o contato das principais pessoas ligadas a F-1.

Ford

Em seguida, o presidente da Ford, Jim Farley, vazou para a imprensa que havia enviado duas cartas para a Red Bull solicitando mais transparência nas investigações, sendo que não havia tido retorno.

Dias após a cobrança pública, Farley declarou que “os valores da companhia (Ford) são inegociáveis”.

Este episódio causou um grande mal estar na equipe de F-1, que celebrou em 2023, uma parceria de 4 anos com a Ford para que a mesma banque o custo do desenvolvimento dos novos motores a serem utilizados a partir de 2026.

De acordo com diversas fontes que acompanham a categoria, a Ford estaria estudando uma alternativa para tentar cancelar a parceria.

Parceria entre a Red Bull e a Ford começou complicada. Getty Images

Equipe Andretti & Cadillac

O que estaria por trás da atitude da Ford em cobrar publicamente um parceiro recém contratado que conquistou os últimos 3 campeonatos de pilotos e 2 de construtores?

A entrada da Ford na F-1, foi motivada pela entrada da equipe norte-americana Andretti & Cadillac anunciada em 2023. Contudo, a Andretti foi rejeitada pela categoria, pois as equipes não quiseram repartir a receita financeira com mais um time.

Nesse sentido, para a Ford a categoria poderia ter reduzida o seu atrativo já que a entrada da Ford na F-1, seria uma contra medida contra sua principal concorrente nos EUA, a Cadillac – GM, mercado onde a categoria tem programadas 3 provas por temporada.

Agora, com a rejeição oficial da F-1 a Andretti & Cadillac e o escândalo de comportamento inadequado do principal executivo da Red Bull com uma funcionária, a Ford não estaria vendo atratividade em continuar com a parceria.

Equipe norte-americana Andretti & Cadillac (GM) foi rejeitada pela categoria para ingressar a partir de 2026.

Pilotos

Comenta-se também, que o pai de Max Vestappen estaria tentando negociar com a Mercedes a transferência o tricampeão para a equipe alemã, a partir da próxima temporada.

Jos Verstappen estaria aborrecido com Christian Horner, pois na opinião do ex-piloto, o filho deveria ter ganho mais que os US$ 60 milhões na última temporada. Porém, Horner teria usado uma cláusula no contrato para definir o valor pago.

No contrato de Verstappen que vai até 2028, há uma cláusula de “escape” que permitiria ao piloto deixar a equipe unilateralmente.

No último final de semana, Jos Verstappen foi visto tendo uma conversa com Toto Wolff. Posteriormente, Jos foi visto em uma “acalorada conversa” com Christian Horner.

Caso Verstappen feche com a Mercedes (por mais de US$ 60 milhões), o espanhol Fernando Alonso da Aston Martin seria o principal candidato a ocupar a vaga de Verstappen na equipe austríaca.

Fernando Alonso pode ir para a Red Bull a partir de 2025.

Parceria entre a Red Bull e a Ford começa a complicar.

 

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