Piloto brasileiro faz prova impecável e conquista primeira vitória do ano na classe LMGT3.

Augusto Farfus vence o Mundial de Endurance.

Vitória brasileira nas 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance (WEC), realizada neste domingo (21) no Autódromo Enzo e Dino Ferrari.

O brasileiro Augusto Farfus, pilotando um BMW M4 foi o vencedor na categoria GT3 em parceria com o britânico Darren Leung e o indonésio Sean Gelael.

O McLaren 750S GT3 número 59, do brasileiro Nicolas Costa, ficou na 11ª posição na LMGT3. A vitória na classificação geral e na classe Hypercar ficou com o trio Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, que largou na sexta posição com o Toyota GR010 Hybrid.

Augusto Augusto comemora resultado – Photo Julien Delfosse

Acidente

O tom de imprevisibilidade da prova surgiria na primeira volta, na curva Tamburello, com um acidente envolvendo vários carros, entre eles os Alpine de Charles Milesi e Matthieu Vaxiviere, o BMW de Marco Witmann e o Peugeot de Paul Di Resta.

Na saída do safety car, o trio Nicklas Nielsen, Antonio Giovinazzi e Robert Kubica se consolidou na ponta, confirmando o domínio apresentado pela Ferrari nos treinos e na classificação – assim como o predomínio de Aliaksandr Malykhin e seu Porsche 911 na GT3.

A princípio, a corrida para a marca italiana começou a desandar faltando 4 horas e 34 minutos, quando o carro guiado por Kubica, que de acordo com a direção de prova não teria respeitado os procedimentos de bandeira amarela na pista.

Dessa forma, a prova passou a ser liderada por Antonio Giovinazzi (51), Laurens Vanthoor (6) e Mike Conway (7).

Enquanto isso, o Lamborghini Huracan Evo2 da Iron Dames, guiado por Sarah Bovy, Doriane Pin e Michelle Gatting, desistiu por problemas eletrônicos. Faltando 4 horas de prova, Valentino Rossi assumiu o posto do BMW M4 para manter a segunda posição na GT3.

Hypercar

Na Hypercar, Laurens Vanthoor (6) e Mike Conway (7) travavam uma bela disputa enquanto Giovinazzi abria quase 15 segundos de diferença. E por mais da metade da prova a marca italiana demonstrava controle da corrida. Até que a chuva se aproximou do circuito.

Apostando que seria uma garoa passageira, a Ferrari AF Corse decidiu manter os pneus para pista seca para o espanhol Miguel Molina (50) e o britânico James Calado (51), então os ponteiros das 6 Horas de Ímola.  Contudo, foi o erro fatal da equipe, que poucos minutos depois se desesperou com a chegada da chuva mais forte e viu seus pilotos escorregarem na pista.

Conway, Kobayashi e De Vries venceram com a Toyota – Foto Julien Delfosse

Depois ambos pararam para a troca de pneus de chuva, mas era tarde: o Toyota número 7 assumiria para não perder mais. O francês Kévin Estre e seu Porsche 963 até chegou a ameaçar a liderança da Toyota Gazoo Racing, mas o japonês Kamui Kobayashi mostrou experiência na defesa da posição e cruzou a linha de chegada em primeiro.
Na GT3, Farfus e Maxime Martin protagonizaram uma acirrada disputa, até que o belga cometeu um erro e facilitou a ultrapassagem do brasileiro, que assumiu a ponta.

A terceira etapa do FIA WEC será a 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, no dia 11 de maio.

Resultado Top -10 6 Horas de Ímola (LMGT3)

1º Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) – BMW M4 GT3 #31, WRT (6:01:53.337).
2º Ahmad Al Marthy (OMA) / Valentino Rossi (ITA) / Maxime Martin (BEL) – BMW M4 GT3 #46, WRT (6:02:16.175).
3º Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) – Porsche 911 GT3 R #92, Manthey (6:01:04.754).
4º Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / Alessio Rovera (ITA) – Ferrari 296 GT3 #55, Vista AF (6:02:12.279).
5º Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #27 (6:00:35.211).
6º Joshua Caygill (GBR) / Nicolas Pino (CHL) / Marino Sato (JAP) – McLaren 720S GT3 Evo #95, United (6:00:57.806).
7º Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (AGO) / Charlie Eastwood (IRL) – Corvette Z06 GT3.R #81, TF  (6:01:02.676).
8º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF (6:01:20.952).
9º Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) / Benjamin Barker (GBR) – Ford Mustang #77 (6:01:21.644).
10º Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) / Marco Sorsensen (DIN) – Aston Martin GT3 #777, (6:01:30.483).

Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (Hypercar)

1º Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 Hybrid #7, Toyota Gazoo (6:00.34.717).
2º Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske (6:00:41.798).
3º Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske (6:01:00.343).
4º Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse (6:01:06.186).
5º Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 Hybrid #8, Toyota Gazoo (6:01:08.494).
6º Sheldon Van Der Linde (ZAF) / Robin Frijns (NLD) / René Rast (DEU) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M (6:00:47.486).
7º Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) / Antonio Giovinazzi (ITA) – Ferrari 499P #51, Ferrari (6:01:01.608).
8º Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) – Ferrari 499P #83, AF Corse (6:01:03.390).
9º Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / – Peugeot 9X8 #93, Peugeot (6:00:41.035).
10 º Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing (6:00:55.491).

Augusto Farfus vence o Mundial de Endurance.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.