Conta a história de uma família sobrevivente do Holocausto, até 30 de junho, no Teatro SESI-SP,

Teatro: O Vazio na Mala – no Teatro do Sesi – SP.

A partir de fatos verídicos mesclados a uma trama ficcionada, a história de uma família sobrevivente do Holocausto – que imigrou da Alemanha para a China e em seguida fugiu da ocupação japonesa em Shangai, em 1941, vindo para o Brasil – é recuperada em O VAZIO NA MALA.

Na peça, o silêncio é um dos personagens principais, guardado e vigiado dentro de uma mala. Esta mala antiga, um objeto aparentemente sem importância, foi testemunha dos horrores que tentam esconder dentro dela.

Dessa forma, nessa busca pelo vazio, que ali jaz, é que a história se revela. Concepção e idealização de Dinah Feldman, texto de Nanna de Castro e direção de Kiko Marques.

Idealização e texto

A atriz Dinah Feldman idealizou o espetáculo ao tomar conhecimento, por meio do depoimento em vídeo do primo William Jedwab, dos fatos ocorridos com pais e avós dele. De valor narrativo, os dados fornecidos na gravação e uma mala de couro surrada vinda da Segunda Guerra (contendo documentos em alemão e chinês), trazida pelos parentes, contam a trajetória e o drama dos Jedwab.

Atualmente, são documentos preservados e guardados no Museu Judaico de São Paulo. À saga da família, junta-se a ficção em torno da curiosidade sobre o conteúdo de uma velha mala de couro.

A avó, Esther (Noemi Marinho), guarda numa mala documentos da fuga da Alemanha nazista. Foto: João Caldas

Sinopse

Em O Vazio na Mala, Samuel (Emílio de Mello), renomado jornalista de guerra, retorna ao Brasil em 2005 para vender o apartamento dos pais, fechado desde a morte deles, há mais de 5 anos. Porém, ao mergulhar nas memórias familiares, ele se depara com conflitos e segredos.

A avó, Esther (Noemi Marinho), guarda numa mala fechada os relatos e documentos da fuga da Alemanha nazista. Dessa forma, em meio a revelações sobre o passado violento de seu pai, Franz (Fabio Herford), a cuidadora Ruth (Dinah Feldman) surge como elo de afeto e uma força propulsora do encontro entre Samuel e Esther e das transformações necessárias a cada um.

Baseada em eventos reais, “O Vazio na Mala” explora temas universais como família, ciclos e a busca por significado.

O VAZIO NA MALA

Culturas em Movimento – coletivo artístico e produção cultural
Drama, adulto, 90 min. Recomendado para maiores de 14 anos.

Foto: João Caldas

Centro Cultural Fiesp. Teatro do Sesi – SP.

Av Paulista, 1313. centroculturalfiesp.com.br

Dramaturgia: Nanna de Castro.

Direção: Kiko Marques.

Elenco: Dinah Feldman, Fábio Herford, Emílio de Mello e Noemi Marinho.

Temporada – De quinta a sábado, às 20h. Domingo às 19h.

De 21 de março a 30 de junho de 2024, quinta a sábado às 20h e domingo às 19h.
Libras e audiodescrição: sábados e domingos
Debates: 1 domingo por mês.

Oficina: “Ler Dramaturgia” – com Silvia Gomez.
Dias 06, 13, 20 e 27 de maio, das 19h30 às 21h30.

Teatro: O Vazio na Mala – no Teatro do Sesi – SP.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.