Na Bolsa as ações registraram queda de 6,5% após confirmação da demissão do presidente da Petrobras.

Ações da Petrobras registram forte queda após demissão de Prates.

As ações da Petrobras registraram uma forte queda após confirmação da mudança na presidência da estatal realizada pelo presidente Lula.

O movimento de queda ocorreu já na noite de de terça-feira, 14 de maio, após rumores de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria demitido o presidente da estatal, Jean Paul Prates, sendo divulgada pelo O Globo.

Os papéis PBR, equivalente aos ordinários, com maior liquidez em Nova York, chegaram a cair 8% no after market. A queda prosseguiu, sendo levemente mais moderada no pregão regular.

No documento enviado à Comissão de Valores Mobiliários a indicação da nova presidente da Petrobras  Magda Chambriard informa que o foi registrado o “pedido do Sr. Jean Paul Prates de encerramento antecipado de seu mandato como presidente da Petrobras”.

Magda Chambriand. Divulgação

Contudo, segundo estas mesmas fontes o presidente Lula teria dito a Prates “que precisava do seu cargo”.

Engenheira

Magda é engenheira e ex-diretora geral da Agência Nacional do Petróleo e foi indicada à presidência da estatal pelo Ministério de Minas e Energia. Ela trabalhou pouco mais 22 anos na Petrobras.

Além disso, foi diretora-geral da ANP entre 2012 e 2016, durante os governos Dilma e Temer, monitorando as indústrias de biocombustíveis, gás natural e petróleo no Brasil. Antes de chegar à direção, foi assessora e superintendente.

Apesar do perfil técnico da indicada, o mercado olha para a queda do CEO com temores sobre interferência política na estatal.

De acordo com o banco brasileiro BTG Pactual, a crise na distribuição dos dividendos extraordinários da Petrobras está entre as insatisfações que levaram à destituição de Prates.

Ações da Petrobras registram forte queda após demissão de Prates.

 

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.