Nova versão ganhou reestilização e novos equipamentos.

Andamos no Toyota Corolla Cross 2025.

Tivemos a oportunidade de avaliar o Corolla Cross XRX versão topo de linha com motor 2.0 flex produzida na cidade de Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo.

A princípio, o modelo ganhou atualizações importantes para se manter atualizado frente à concorrência.

O Corolla Cross 2025 ganhou dianteira renovada, com nova grade em estilo colmeia. O conjunto óptico ganhou novo design nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando de forma  mais integrada farol alto e baixo intensidade em lente única, com assinatura em LED e indicadores de direção sequencial.

Modelo ganhou nova grande frontal e pista progressivo em LED. Amauri Yamazaki

As novas rodas de liga leve de 18’’, desde a versão XRE, chegam também com novo design para as configurações XRX e XRX Hybridd.

Rodas de liga-leve 18 polegadas desde a versão XRE. Amauri Yamazaki

A dirigibilidade é boa graças ao motor 2.0 com 175 cv de potência, a suspensão confortável do modelo e a grande área envidraçada facilitando as manobras.

Interior

Novo painel digital de 12,3″, presente em todas as versões a partir da XRE, com 3 menus configuráveis para acesso intuitivo as informações de condução.

Interior da versão XRX 2.0 flex. Amauri Yamazaki
Novo painel digital de 12,3 polegadas. Amauri Yamazaki

Toda a linha 2025 do SUV ganhou freio de estacionamento eletrônico, carregador de celular por indução nas versões XRE, XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, além do sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas para as configurações XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid.

Tela multimídia de 9″ com pareamento de smartphone sem fio e ar-condicionado de 2 zonas. Amauri Yamazaki

Nesse sentido, este mecanismo pode ser acionado com os pés por meio de sensores (kick sensor).

Bancos em couro legítimo e ajuste elétrico para o motorista. Amauri Yamazaki

Novos acabamentos internos proporcionam a percepção de uma categoria superior, incluindo novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel. Além disso, a iluminação ambiente agora está disponível desde a versão XRE.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado. Amauri Yamazaki

Equipado com direção eletroassistida progressiva, ar-condicionado digital de 2 zonas com saída traseira para as versões XRX, GR-Sport e XRX Hybrid -, banco do motorista com 6 regulagens para altura, distância e inclinação, ajustes para inclinação do encosto e do assento nas mesmas 3 versões acima.

Motor

A versão testada tem motor flex 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, com 175 cv de potência e torque de 20,8 kgfm, recebeu a implementação do sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery).

A transmissão Direct Shift dessas configurações simula 10 marchas, combinando a suavidade de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, graças a uma engrenagem mecânica que atua na arrancada do veículo, melhorando a aceleração em primeira marcha.

Consumo cidade: 6,3 km/l com etanol.
Consumo estrada: 10 km/l com etanol.

Design externo teve poucas alterações com novas lanternas traseiras redesenhadas. Amauri Yamazaki

As lanternas traseiras foram redesenhadas e conferem ao SUV uma presença ainda mais marcante.

Segurança

O modelo ganhou Controle de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para todas as velocidades, juntamente com o suporte à frenagem de estacionamento (PKSB) disponível nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX.

Além disso, dois novos sensores dianteiros de estacionamento foram incorporados para garantir mais segurança e precisão ao manobrar.

O SUV é ainda equipado de série com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense (TSS) que contempla recursos como:

Sistema de Pré-Colisão Frontal (PCS): utiliza câmera e o radar para detectar veículos e, diante da possibilidade de uma colisão, alerta o motorista com avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir o impacto. No Corolla Cross, o sistema também detecta pedestres e ciclistas.

Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de Faixa (LDA): o sistema é projetado para detectar desvios de pista quando as linhas divisórias são visíveis. Ao ouvir e ver os alertas o veículo deve ser redirecionado para o centro da pista. Esse sistema inclui a funcionalidade de condução assistida, que, junto com o LTA, observa as marcações da estrada e faz ajustes para ajudá-lo a manter sua posição.

Faróis altos automáticos (AHB): projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem prejudicar outros motoristas, trabalhando com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente, alternando automaticamente entre os faróis altos e baixos.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC): Permite a condução a uma velocidade constante predeterminada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.

Tampa do porta-malas agora com acionamento elétrico. Amauri Yamazaki

 

Andamos no Toyota Corolla Cross 2025.

COMPARTILHAR

18 Comentáros

  1. Lindo carro, nova versão maravilhosa…design incrível….eu compraria

  2. Antônio Barbosa

    Agora sim esse carro ficou bom com essa nova
    multimídia!!! Excelente!!!