A edição deste ano deverá ser a mais competitiva e difícil da história.
Dakar 2025 – números de um desafio gigante.
No ano passado, membros de equipes que disputaram o Dakar comentaram que nos dois últimos anos o nível de dificuldade havia chegado em níveis dramáticos.
Exaustivo, o roteiro mesclou trechos de grande velocidade com outros de perigo sempre presente.
Bem como, dezenas de competidores se perderam no deserto e vários passaram a noite sem resgate. Diante disso, a organização da prova tomou uma decisão: repetiu a dose.
Paralelamente, a competição viu a entrada de novas equipes oficiais de fábrica, a formação de alianças entre pilotos-navegadores e equipes, e a multiplicação de conjuntos com potencial de vitória na classificação geral.
Nesse cenário de ebulição, o evento que se inicia nesta sexta-feira (03) exibe números superlativos.
Na competição principal, que reúne as melhores tripulações e equipes do mundo, com equipamentos de tecnologia de última geração no esporte, 587 pilotos e navegadores conduzirão 339 veículos (carros, motos, caminhões, protótipos leves, UTVs e carros de produção).
Brasileiros
O Brasil contará com cinco representantes. O principal é a maior estrela recente do Dakar, Lucas Moraes, piloto da equipe Toyota, que em apenas duas edições da prova já conta um pódio (terceiro lugar), além de ter sido capaz de brigar pela ponta em ambas as ocasiões, incluindo sua prova de estreia.
Na equipe Overdrive, Marcos Moraes, pai de Lucas e seu maior incentivador, terá como navegador o também brasileiro Maykel Justo. O veloz Marcelo Gastaldi, uma das estrelas do esporte no Brasil, competirá pela Century Racing e, como os demais, disputará a categoria Ultimate, considerada a Fórmula 1 do rally.
A princípio, largarão 43 mulheres e 120 estreantes, com 70 nacionalidades representadas nas equipes. De acordo com números registrados em 2024, a prova será vista em 190 países, através dos serviços de 70 emissoras de TV – incluindo a ESPN, que mostrará no Brasil compactos da prova, sempre a partir das 22h (ESPN4).
47º Dakar Rally
País Arábia Saudita
6ª edição no Oriente Médio
Roteiro inédito
Principal desafio deserto Empty Quarter
70 nacionalidades na disputa
190 países assistem à prova
70 emissoras de TV em todo o mundo
COMPETIDORES
807 pilotos e navegadores
43 mulheres
120 estreantes
AS MÁQUINAS
439 veículos
8 categorias
139 carros
139 motos
65 caminhões
54 protótipos leves
40 UTVs (produzidos em série)
2 Stocks (carros de produção modificados)
OS BRASILEIROS
Lucas Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota GR DKR Hilux EVO, equipe TGR
Marcos Moraes – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Marcelo Gastaldi – piloto, categoria Ultimate (carros), modelo Century CR7, equipe Century Racing
Maykel Justo – navegador de Marcos Moraes (acima), categoria Ultimate (carros), modelo Toyota Hilux Overdrive, equipe Overdrive
Cadu Sachs – navegador do português Gonçalo Guerrero, categoria Challenger (protótipos leves), modelo Taurus T3 Max, equipe BBR
CORRIDA
7.753 quilômetros de percurso
5.145 quilômetros de “especiais” (trechos cronometrados)
13 dias de corrida
(10 de janeiro) 1 dia de descanso
(etapa 2, dias 5 e 6 de janeiro) 1 desafio de 48 horas
(8 de janeiro) 1 etapa maratona
Largada primeira etapa dia 4 de janeiro
Chegada 17 de janeiro
Dakar 2025 – números de um desafio gigante.