Proposta foi confirmada pelas autoridades federais dos Estados Unidos.

Amazon faz oferta para a compra do TikTok.

A Amazon fez uma oferta surpresa para adquirir o TikTok, informou uma autoridade do governo dos Estados Unidos, poucos dias antes do prazo final de 5 de abril para que o aplicativo encontre um comprador norte-americano.

Nesse sentido, o presidente dos EUA, Donald Trump, deve discutir o futuro do TikTok avaliando uma proposta final relacionada à venda da plataforma.

A Amazon não quis comentar o assunto, enquanto o TikTok não respondeu aos pedidos de declaração feitos pela imprensa.

A gigante do comércio eletrônico é o mais recente nome a surgir entre os potenciais compradores. No mês passado, Trump afirmou que seu governo estava negociando com quatro grupos diferentes sobre a venda do aplicativo.

Investidores

Entre os interessados, a empresa de private equity Blackstone está considerando unir-se aos atuais acionistas não chineses da ByteDance—liderados pelo Susquehanna International Group e pela General Atlantic—para investir capital e tentar adquirir as operações do TikTok nos EUA, conforme noticiado pela Reuters.

Além disso, a empresa de capital de risco Andreessen Horowitz negocia um novo investimento para comprar a participação de investidores chineses. Essa iniciativa faz parte de uma proposta liderada pela Oracle e outros investidores americanos, segundo o Financial Times.

Casa Branca

As negociações supervisionadas pela Casa Branca envolvem a criação de uma nova entidade norte-americana para o TikTok, reduzindo a participação chinesa na empresa para menos de 20%, limite exigido pela legislação dos EUA, de acordo com a Reuters.

O New York Times foi o primeiro a divulgar o envolvimento da Amazon no processo. Contudo, algumas partes envolvidas nas negociações não estariam levando a proposta da empresa a sério, segundo a publicação.

A oferta teria sido feita por meio de uma carta endereçada ao vice-presidente JD Vance e ao secretário de Comércio, Howard Lutnick.

O destino do TikTok permanece incerto desde a aprovação, em 2024, de uma lei que exigiu que a ByteDance se desfizesse do aplicativo até 19 de janeiro.

Esse prazo foi estendido para 5 de abril.

Atualmente, o TikTok conta com milhões de usuários nos EUA, tornando sua venda uma questão de interesse público e político.

Amazon faz oferta para a compra do TikTok.

COMPARTILHAR

Escreva um comentário