Modelos eletrificados a um superesportivo elétrico de alto desempenho estão à venda no país.

GAC – Mais uma montadora chinesa desembarca no Brasil.

A GAC, uma das maiores fabricantes de automóveis da China, acelera sua implementação no Brasil com apresentação de seus modelos durante o Festival de Interlagos (12 a 15 de junho).

De acordo com a montadora, os modelos apresentados incorporam as soluções globais da GAC, terceira maior fabricante mundial de veículos elétricos a bateria (BEV), como: propulsão elétrica de última geração, sistemas de direção autônoma e baterias de alta eficiência e conectividade inteligente.

Hyptec HT: o SUV elétrico

O Hyptec HT é o SUV 100% elétrico de maior porte da linha GAC no Brasil. Com 4.935 mm de comprimento, 1.920 mm de largura e entre-eixos de 2.935 mm, oferece amplo espaço interno para cinco ocupantes e porta-malas de 725 litros.

A princípio, o modelo está disponível em duas versões: Hyptec HT Elite (R$ 299.990) e Hyptec HT Ultra (R$ 349.990), ambas com o mesmo conjunto mecânico.

Um dos grandes diferenciais da versão Ultra são as portas traseiras estilo asa-de-gaivota, operadas eletricamente. Além de visual marcante, oferecem maior amplitude de acesso e contam com sistema inteligente que evita a abertura em espaços limitados ou em caso de objetos próximos. Também possuem duplo sistema antiesmagamento, pensado especialmente para prevenir acidentes com crianças.

GAC Hyptec HT.

Equipado com motor traseiro de 245 cv e 309 Nm (31,5 kgfm) de torque, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e atinge 183 km/h. A bateria de 72,7 kWh (LFP – fosfato de ferro-lítio) proporciona autonomia de 362 km no padrão Inmetro e 445 km no ciclo WLTP. A recarga de 30% a 80% leva 28,2 minutos com carregador DC de 163 kW ou cerca de 8,3 horas em tomada residencial de 220V (20A). O sistema de regeneração de energia possui três níveis de intensidade ajustáveis.

O porta-malas principal de 536 litros pode ser ampliado com compartimentos adicionais sob o assoalho (80 litros) e sob o capô dianteiro (frunk de 55 litros).

Em tecnologia, o Hyptec HT se destaca por seu sistema multimídia com tela touchscreen de 14,6 polegadas, compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A central oferece app de música online, navegação 3D, conectividade 5G e atualizações OTA (over the air). O modelo conta ainda com sistema de som com 22 alto-falantes e amplificador de 16 canais, câmera 360º, chave keyless, carregador de celular por indução, Wi-Fi, Bluetooth e um painel digital adicional de 8,88”.

O pacote ADAS é um dos mais completos da categoria: inclui alertas de colisão frontal e traseira, tráfego cruzado, mudança e permanência em faixa, abertura de portas, monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e ajuste dinâmico da regeneração de energia com base na distância do veículo à frente.

Aion V: SUV elétrico com foco em tecnologia e conforto

O Aion V é um SUV 100% elétrico de porte médio com 204 cv de potência e 240 Nm (24,5 kgfm) de torque.

Atinge velocidade máxima de 160 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A autonomia é de 389 km segundo o padrão Inmetro, ou até 602 km com base no ciclo NEDC. A bateria de 75,3 kWh pode ser recarregada de 30% a 80% em apenas 16 minutos (em carregador DC de 180 kW) ou em cerca de 8,5 horas em tomada residencial de 220V.

Com dimensões um pouco menores que o Hyptec HT, o Aion V oferece carroceria robusta, ideal para famílias, com bom espaço interno e acabamento refinado. Mede 4.605 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e possui entre-eixos de 2.775 mm. O porta-malas tem capacidade de 427 litros e o banco traseiro reclina até 137 graus, garantindo maior conforto aos ocupantes.

GAC Hayon V.

Entre os itens de segurança, o modelo traz seis airbags tradicionais e um diferencial: uma bolsa de ar inflável entre os bancos dianteiros, que ajuda a evitar o contato entre motorista e passageiro em colisões laterais, especialmente em casos de efeito chicote.

Na parte mecânica, o Aion V se assemelha ao Hyptec HT, com exceção da tração dianteira e da suspensão dianteira tipo MacPherson. O modelo é oferecido por R$ 214.990 e traz interior com sistema de som composto por 9 alto-falantes e três entradas USB. O pacote de equipamentos é praticamente idêntico ao do HT, colocando o Aion V entre os SUVs mais completos da categoria.

O pacote ADAS inclui os mesmos recursos do HT: alertas de abertura de portas, colisão frontal e traseira, tráfego cruzado traseiro e mudança de faixa; assistentes de congestionamento e permanência em faixa; monitoramento de ponto cego, frenagem autônoma de emergência e controle de cruzeiro adaptativo.

GS4: SUV híbrido com temperamento esportivo

Com motorização híbrida, o GS4 é um SUV de porte médio, com 4.680 mm de comprimento e 1.901 mm de largura. Seu amplo espaço interno é garantido, principalmente, pelo entre-eixos de 2.750 mm. O porta-malas acomoda entre 638 e 1.586 litros, posicionando o modelo entre os SUVs com maior capacidade do mercado brasileiro.

A motorização combina um motor elétrico de 182 cv e um motor a combustão, movido a gasolina, com 2 litros de cilindrada e 140 cv de potência.

GAC GS4 é o único modelo híbrido da montadora até o momento.

O GS4 é um híbrido do tipo HEV, que não requer recarga externa. A bateria elétrica, com 2,1 kWh de capacidade, é alimentada de forma regenerativa (por meio de frenagens e desacelerações) e também pelo motor a combustão.

Juntos, os dois motores entregam 235 cv de potência combinada e uma autonomia de 705 km e consumo médio de 14,1 km/l.

Entre os itens de série, 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), rodas de alumínio de 19″, freios a disco ventilado na dianteira e sólidos na traseira. Bem como, conta com vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, faróis full LED dianteiros e traseiros, luzes diurnas (DRL), teto solar panorâmico, ar-condicionado, bancos dianteiros com ajuste elétrico, além de três entradas USB.

O sistema de entretenimento inclui central multimídia touchscreen de 10,1” compatível com Apple CarPlay, sistema de som com 10 alto-falantes, carregador de celular por indução, conectividade via Wi-Fi e Bluetooth, além de quadro de instrumentos totalmente digital com tela de 10,25”.

Destaque para o head-up display, que projeta no para-brisa informações essenciais de condução, permitindo ao motorista manter os olhos na pista.

O GS4 é ofertado em duas versões no Brasil: Premium (R$ 189.990) e Elite (R$ 199.990). A versão Elite agrega recursos como retrovisores externos rebatíveis eletricamente, tampa do porta-malas com abertura elétrica, teto solar panorâmico, banco do passageiro com ajuste elétrico, bancos em couro sintético (tecido na versão Premium), volante revestido em couro sintético, câmera 360º, head-up display e o pacote ADAS mais completo da linha.

Aion Y Plus: o SUV elétrico pensado para a família

O Aion Y Plus é um modelo 100% elétrico que combina design refinado e ângulo de abertura das portas – praticamente 90 graus – que facilita o acesso. O design aerodinâmico também merece atenção, com coeficiente de arrasto de apenas 0,278.

O modelo é oferecido em duas versões no Brasil: Premium (R$ 174.990) e Elite (R$ 184.990). A versão Elite inclui rodas de alumínio de 18 polegadas (17” na Premium), faróis altos inteligentes, tampa do porta-malas com abertura elétrica, banco do motorista com sistema de ventilação, banco do passageiro com ajustes elétricos, carregador de celular por indução e pacote ADAS.

CAC Hayon Y.

Com carroceria, o Aion Y Plus é o mais compacto entre os SUVs da linha GAC, oferece dimensões para 5 ocupantes: 4.535 mm de comprimento, 1.870 mm de largura e entre-eixos de 2.750 mm. O porta-malas tem capacidade variável entre 361 e 1.650 litros, graças à versatilidade no arranjo dos bancos.

O modelo entrega 204 cv de potência e 225 Nm (23 kgfm) de torque, atingindo 150 km/h e acelerando de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos. A autonomia é de 318 km, segundo o Inmetro. A bateria, de 63,2 kWh, pode ser recarregada de 30% a 80% em 55 minutos (em carregador rápido DC de 75 kW) em 7,2 horas em uma tomada de 220V.

Aion ES: o sedã elétrico acessível e funcional da GAC

Voltado ao uso executivo e corporativo, o Aion ES é o sedã 100% elétrico da GAC que combina eficiência, conforto e bom custo-benefício. Com 4.810 mm de comprimento, entre-eixos de 2.750 mm e porta-malas de 453 litros, oferece espaço adequado para cinco ocupantes, ideal para transporte urbano ou serviços de mobilidade.

O conjunto motriz entrega 136 cv de potência e 225 Nm (23 kgfm) de torque, com bateria de 55,2 kWh que garante autonomia de 314 km no padrão Inmetro. A recarga de 30% a 80% leva cerca de 37 minutos com carregador rápido DC de 75 kW.

Sedan elétrico lembra o Corolla.

Entre os equipamentos de série, o Aion ES traz painel digital de 3,5 polegadas, central multimídia de 8”, ar-condicionado dual zone, quatro airbags, sensores de estacionamento, controle eletrônico de estabilidade e assistente de partida em rampa.

Modelo de entrada da linha GAC no Brasil, o Aion ES chega ao mercado com preço a partir de R$ 169.990.

O interior também lembra o Toyota Corolla. Amauri Yamazaki

GAC – Mais uma montadora chinesa desembarca no Brasil.

 

COMPARTILHAR

17 Comentáros

Escreva um comentário