Ensaio e simulação de resgate ocorreram neste sábado em Interlagos.
![]()
O Cuidados Médicos no GP de São Paulo de F-1
A equipe médica do hospital Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, realizou neste sábado, 1º de novembro, no autódromo de Interlagos, o último ensaio de preparação para o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, que acontece no próximo fim de semana.
Pelo oitavo ano consecutivo, a médica Gabriela Santos Feliciano interpretou o papel de um piloto acidentado na pista. No exercício, ela foi colocada em um cockpit oficial fornecido pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e passou por todas as etapas do resgate: extração do carro, atendimento inicial, remoção por ambulância e transporte aéreo até a unidade Dubai do hospital, responsável pelo suporte médico do evento.
De acordocom Gabriela, o fato de uma médica participar do simulado ajuda a aprimorar os detalhes técnicos do procedimento.

“Todo ano há algum pequeno ajuste, mas tudo tem saído muito bem”, explica a especialista em atendimento pré-hospitalar, que já está habituada às operações de pista.
O diretor de prova Felippe Biazzi acompanhou todo o trabalho e destacou a segurança do circuito paulista.
“Interlagos é um autódromo muito seguro. O último acidente que exigiu transporte de piloto ao hospital ocorreu em 2003, com Fernando Alonso, na subida dos boxes.”
Diretor Médico
O diretor médico do GP São Paulo, Dr. Dino Altmann, o ‘rescue chief’ Marcos Cunha (do Sancta Maggiore) e o diretor médico adjunto, Pedro Rosolen, coordenaram o simulado. Durante o fim de semana do Grande Prêmio, nos dias 7, 8 e 9 de novembro, o atendimento médico em Interlagos contará com 33 médicos, 18 paramédicos e 25 enfermeiros, além de equipes de plantão nas unidades Sancta Maggiore Dubai e Itaim.

“A equipe está cada vez mais entrosada. Cada um sabe exatamente o que fazer. Estamos bem preparados”, afirma Marcos Cunha.
O plano médico também prevê protocolos especiais para chuva. Caso as condições climáticas impeçam a decolagem do helicóptero, o transporte do piloto será feito por ambulância escoltada por batedores.
Bem como, este foi também o último simulado com assento removível nos carros de F1. A partir de 2026, a FIA adotará uma proposta feita por Dino Altmann, eliminando os bancos removíveis devido à falta de padronização entre as equipes.

“Já estamos prontos para o novo formato de extração do piloto”, ressalta Altmann, que atua como diretor médico do GP São Paulo desde 2001.
O F 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2025 acontece entre 7 e 9 de novembro, no Autódromo de Interlagos. Todos os ingressos para a corrida estão esgotados, mas ainda há entradas disponíveis para a Fanzone, no kartódromo de Interlagos, com transmissão da prova em telão de alta definição.
Mais informações e ingressos estão disponíveis em grandepremiosp.f1saopaulo.com.br/fanzone
O Cuidados Médicos no GP de São Paulo de F-1





