Importado do México, o Q5 oferece espaço, segurança e um sofisticado motor 4 cilindros, 2.0 turbo, com 252 cv de potência e duplo sistema de injeção eletrônica.
AMAURI TERUO YAMAZAKI – São Paulo – SP
Dirigimos a segunda geração do novo Audi Q5 com tração 4 x 4 permanente e uma série de equipamentos para tornar a condução ainda mais confortável e segura.
O modelo chegou ao país no segundo semestre de 2017 maior, mais leve e mais econômico.
De cara, o porte do modelo impressiona e chama a atenção das pessoas na rua. Por dentro, a sensação de espaço é grande e o painel digital com a central multimídia MMi, mais o ar-condicionado digital de 3 zonas, completam a sensação de requinte e sofisticação de um SUV Premium alemão.
O Q5 roda suave e silenciosamente, mas quando exigido mostra imediatamente os seus 252 cv de potência, transformando-se em um esportivo de primeira linha.
As 3 versões (Attraction, Ambiente e Ambition) vem equipadas com o motor 2.0 turbo a gasolina, com duplo sistema de injeção e tração integral. Existe também a versão SQ5 esportiva com motor V6 turbo.
A sofisticação mecânica é grande acompanhada de recursos de assistência de direção, entretenimento e segurança, como se espera de um SUV alemão de luxo.
Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu praticamente em todas as dimensões em relação à geração anterior.
Porém, o peso foi reduzido em 50 kg, resultado de uma mistura sofisticada de aços de alta resistência e alumínio na construção da carroceria.
De acordo com a Audi, o Q5 possui um coeficiente de arrasto (cd) de 0.30, graças ao teto aerodinamicamente otimizado, contribuindo também para a economia de combustível.
INTERIOR
Oferece espaço para cinco ocupantes embora o túnel central para quem vai no meio do banco traseiro seja alto. O novo ar-condicionado de três zonas está disponível nas versões Ambiente e Ambition. O volante multifuncional de três raios é de série para todas as versões.
O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, a capacidade do porta-malas varia a capacidade de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros. Abertura e fechamento elétrico do porta-malas com sistema hands-free (a partir da versão Ambiente).
O Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, tem tela digital de alta resolução com 12,3 polegadas. O motorista pode escolher duas opções: uma versão clássica com grandes indicadores circulares (conta-giros e velocímetro) ou a versão na qual o mapa de navegação seja predominante no centro.
O terminal MMI no console central tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado reconhece letras escritas a mão. Um excelente recurso para localizar os telefones na agenda telefônica do celular.
A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial.
AUDI CONNECT: Para se conectar à internet, o usuário deve inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo.
ASSISTÊNCIA AO MOTORISTA E SISTEMAS DE SEGURANÇA
Traffic Jam Assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h.
O Active Lane Assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança.
Assistente de Tráfego Reverso, side assist, exit warning assist e pre sense traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.
MOTOR: 4 cilindros, 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm3 de cilindrada com dupla injeção de combustível. O motor desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. No período de nossa avaliação o A5 fez uma média de 9,5 km/l de gasolina na cidade de São Paulo. Com um tanque de gasolina dá para rodar cerca de 550 km na cidade. O motor não é flex.
Vai de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e a velocidade máxima é de 237 km/h.
CÂMBIO: As três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, (coloca o carro no ponto morto, quando identifica que o carro não precisa de tração, economizando combustível) além de o modelo também contar com o sistema Start-Stop 2.0, mais moderno e eficiente que a primeira geração.
TRAÇÃO INTEGRAL: Tração integral permanente Quattro com tecnologia Ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata a tração traseira quando não é necessário e o reativa automaticamente quando necessário. Isso significa que o Q5 anda na maioria do tempo com tração dianteira visando a economia de combustível. De acordo com a montadora esse recurso não reduz a estabilidade e segurança.
VERSÕES:
A Attraction, já traz uma extensa lista de equipamentos de série como: sistema Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação.
A versão Ambiente acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking Assist e ignição por botão Keyless Entry.
Já a Ambition vem com pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.
MODOS DE CONDUÇÃO
Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select: Off-road, Comfort, Efficiency, Dynamics, Auto e Individual.
O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition.
Preços são R$ 249.990,00 na versão Attraction, R$ 279.990,00 na Ambiente e R$ 297.990,00 na Ambition.
AUDI Q5 – FICHA TÉCNICA:
MOTOR: Dianteiro, 4 cilindros em linha, 2.0, 16V, comando duplo e duplo sistema de injeção. Potência de 252 cv e torque de 37,7 kgfm a 4.500 rpm. Velocidade máxima de 237 km/h.
TRANSMISSÃO: Dupla embreagem de 7 marchas.
DIREÇÃO: Elétrica.
SUSPENSÃO: Integral Multilink.
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e traseira.
PNEUS: 255/45/20 – na versão topo de linha Ambition.
COMPRIMENTO: 4,66 m
LARGURA: 1,89 m
ALTURA: 1,65 m
ENTRE-EIXOS: 2,81 m
TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 70 litros
GARANTIA: 2 anos
Comentários desabilitados.