Maksoud banner

Para aumentar as vendas do modelo a Toyota lançou uma versão mais acessível

São Paulo – SP

Desde maio deste ano, a Toyota incluiu em sua linha de veículos no Brasil, uma nova configuração de entrada do RAV4, ao preço de R$ 129.990,00.

O RAV4 é um campeão de vendas da Toyota tendo sido o SUV mais vendido no mundo em 2017.

Nos EUA, o modelo está entre os 5 veículos mais vendidos seguido pelo Honda CR-V, seu grande rival.

O RAV é um SUV agradável de dirigir, com grande área envidraçada e boa mecânica para levar cinco adultos sem sufoco.

A suspensão é confortável e enfrenta bem os buracos e lombadas que caracterizam as vias do país. O vão livre do solo (191 mm), livra o RAV de raspar o bico e outras partes do veículo na maioria das valetas e lombadas.

A versão de entrada tem a mesma mecânica da versão topo de linha, com motor 4 cilindros, 2.0 VVT-i, 16V, com 145 cv de potência a 6.200 rpm, 19,1 kgfm de torque a 3.600 rpm, acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete velocidades. O motor não é flex.

Durante o período do nosso teste, o modelo fez com gasolina 9,0 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada.

5
O motor do RAV 4 tem 145 cv de potência e roda somente a gasolina. Não é flex. Foto: Amauri Yamazaki

Por fora, as mudanças foram discretas mantendo a identidade do modelo. Pelas novas lanternas traseiras (mais elegantes) fica mais fácil reconhecer a linha 2018.

2018_07_31_Banner_Revista_HG_850x200px

Mudanças discretas na linha 2018. Foto: Amauri Yamazaki
Mudanças discretas na linha 2018 mantiveram o design que caracteriza o modelo. Foto: Amauri Yamazaki

Com relação aos equipamentos, o modelo traz uma pacote com ar-condicionado analógico de uma zona, espelho retrovisor day night, comando de ajuste de altura dos faróis, bancos revestidos em tecido, porta-objetos, volante com regulagem de altura e profundidade, sistema de áudio com CD player, MP3, entrada USB e Bluetooth.

Na versão de entrada não há o sistema multimídia em tela de 7 polegadas, disponível somente na versão TOP.

Na versão de entrada não há a tela multimídia de 7 polegadas disponível somente na versão Top. Foto: Amauri Yamazaki
Na versão de entrada não há a tela multimídia de 7 polegadas disponível na versão Top. O ar-condicionado é analógico de uma zona e não há câmera de ré. Foto: Amauri Yamazaki

No quesito segurança, a versão de entrada traz de série: sistema de controle de estabilidade (VSC), assistente de partida em rompa (HAC), controle de tração (TRC), sensor de estacionamento traseiro, 3 airbags, sendo 2 dianteiros e 1 de joelho para o motorista, freios ABS e sistema de frenagem (BAS) e distribuição eletrônica (EBD).

Conforto para 5 adultos com regulagem do encosto do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki
Conforto para 5 adultos com regulagem de inclinação no encosto do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

FICHA TÉCNICA

Motor: 4 cilindros, DOHC, 2.0, 16V, Dual VVT-i, com 145 cv de potência a 6.200 rpm e 19,1 kgf.m de torque a 3.600 rpm

Câmbio: CVT simula 7 velocidades

Suspensão dianteira: Independente, tipo McPherson, com barras estabilizadoras

Suspensão traseira: Independente, tipo Double Wishbone, com barras estabilizadoras

Direção: Eletroassistida progressiva (EPS)

Freios dianteiros: Discos ventilados, ABS, EDB e BAS

Freios traseiros: Discos sólidos, ABS, EDB e BAS

Pneus: 225 / 65 R17

Rodas: 17 polegadas em liga leve

Comprimento: 4.605 mm

Altura: 1.715 mm

Entre-eixos: 2.660 mm

Peso em ordem de marcha: 1.540 kg

Porta Malas: 547 litros

Tanque de gasolina: 60 litros

RAV 4 X 4 Preço: R$ 129.900,00

RAV 4 X 4 TOP Preço: R$ 144.990,00

agosto 18

Pelas novas lanternas traseiras (mais elegantes) fica mais fácil reconhecer a versão 2018. Foto: Amauri Yamazaki
Pelas novas lanternas traseiras (mais elegantes) fica mais fácil reconhecer a versão 2018. Foto: Amauri Yamazaki

SDA ago18

6
Porta-malas com capacidade para 547 litros proporciona bom espaço para viagens. Foto: Amauri Yamazaki

CONCLUSÃO:

O RAV4 é um SUV vistoso, confortável, bastante seguro e com revenda fácil, característica da marca. Na versão de entrada fazem falta a câmera de ré e o sensor sonoro de estacionamento, muito úteis para as manobras e evitar acidentes.

A Toyota precisa providenciar rapidamente uma versão com motor turbo para enfrentar a concorrência do VW Tiguan, Peugeot 3008, Chevrolet Equinox e Honda CR-V, todos com motores turbo de última geração.

COMPARTILHAR

Comentários desabilitados.